CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Missão DART: Nasa confirma que conseguiu deslocar asteroide

dartmissao113/10/2022 - Imagens mostram colisão de sonda enviada pelos EUA em direção a asteroide que está a milhões de quilômetros do nosso planeta. A NASA publicou os resultados preliminares da missão DART, que tinha como fim desviar a órbita de um asteroide que tinha relativa proximidade com o planeta Terra. De acordo com a Agência Espacial dos EUA, a sonda enviada em direção a Dimorphos, satélite que orbitava um asteroide distante, foi capaz de alterar o trajeto do corpo celeste.

De acordo com os dados publicados pela NASA, foi registrada uma alteração de 32 minutos no período da órbita do asteroide, o que representa uma mudança de 4% no caminho do asteroide. Pensando em uma colisão com a Terra, isso poderia ser suficiente para impedir que um asteroide impactasse o nosso planeta.

“Esta missão mostra que a NASA está se preparando para o que quer que o universo nos envie”, afirmou o Bill Nelson, administrador da NASA.

Leia também - Phishing - CUIDADO !!!

“A missão DART mostrou que somos capazes de mudar trajetórias usando a técnica de impacto. A chave para isso é a detecção precoce [dos asteroides que podem estar em direção à Terra]”, complementou Nancy Chabot, cientista planetária do Johns Hopkins Applied Physics Laboratory (APL) e vice-presidente da Meteoritical Society.

Contudo, não existem indícios de que asteroides mapeados pelas entidades de pesquisa astronômica possam atingir a Terra em um futuro próximo. Experimentos similares devem ser conduzidos pelo programa espacial da China, que deslocou uma parte de sua frota de mísseis para a defesa planetária, que deve incluir um sistema de mapeamento em inteligência artificial dos asteroides próximos.

fONTE: https://www.hypeness.com.br