CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Mineral mais raro da Terra, Kyawthuita possui uma única amostra no mundo

mineraro102/02/2023, por Rodilei Morais - Kyawthuite é um mineral raro com uma fórmula simples: Bi³⁺Sb⁵⁺O4. É um antimonato de bismuto natural. Kyawthuite é monoclínica, com grupo espacial I2/c, e é isoestrutural com clinocervantite, o seu trivalente-antimónio-análogo. Kyawthuite também é um análogo de antimônio da clinobisvanita. De acordo com a Associação Internacional de Mineralogia, cerca de 6.000 minerais diferentes já foram identificados na Terra. Dentre essa imensa variedade de sólidos cristalinos, apenas um possui um único exemplar conhecido em todo o mundo: a kyawthuita. Encontrada no leste asiático, mais especificamente em Mogok, no interior de Mianmar, a kyawthuita é considerada o mineral mais raro do planeta. Seu único cristal foi descoberto e identificado ...

em 2015, tendo uma composição muito próxima, mas distinta, a um composto sintético já conhecido. O mineral alaranjado é formado pelos elementos bismuto, antimônio e oxigênio, com leves traços de tântalo — sua fórmula química é Bi3+Si5+O4. E, embora os elementos metálicos que o compõem sejam relativamente raros, isso não justifica a escassez do mineral. A raridade da kyawthuita não se deve à falta de seus ingredientes e sim ao seu método de formação. Mianmar é também a origem do segundo mineral mais raro do mundo, a painita, mas seu número de exemplares já está na casa das centenas. De acordo com George Rossman, professor da universidade CalTech, nos Estados Unidos, a abundância de minerais raros no país se deve a alta pressão e calor produzidos pela colisão da Índia com a Ásia.

A massa atômica do bismuto faz com que a kyawtuita seja muito densa, o dobro de um rubi, pedra preciosa semelhante a ela. Seu nome foi dado em homenagem ao ex-professor da Universidade de Yangon, em Mianmar, Kyaw Thu. O cristal está hoje no Museu de História Natural de Los Angeles.

Kyawthuita. Só há uma amostra do mineral mais raro da Terra

03/02/2023, por Miguel Dia - Entre os cerca de seis mil minerais já identificados pela Associação Internacional de Mineralogia, há um que tem apenas uma amostra conhecida em todo o mundo. Chama-se kyawthuita e a única amostra pode ser vista no Museu de História Natural de Los Angeles, nos EUA. A kyawthuita foi encontrada e identicada na região de Mogok, em Myanmar, em 2015 por Kyaw Thu, ex-professor da Universidade de Yangon. A composição é bastante aproximada de um composto sintético conhecido e tem uma massa atómica densa que é o dobro da presente no rubi.

Como conta a IFL Science, a raridade da kyawthuita não está relacionada com a raridade dos elementos que a compõem, mas sim ao método como é formada. Acredita-se que este mineral se deve à alta pressão e calor presente na região entre a Índia e a Ásia.

Conheça Kyawthuite, o mineral mais raro da Terra

mineraro2

Leia também - Físico confirma correlação entre gravitação e eletromagnetismo

05/02/2023, por Nelsir Luterek - Há apenas um espécime do mineral mais raro da Terra, e é de Mianmar. A maioria dos olhos humanos já viu a beleza mística do quartzo, possivelmente sem saber que é o mineral mais comum na Terra, mas qual é o mais raro? Os minerais estão espalhados por todo o nosso planeta, desde manchas brilhantes em cascalho ou areia até verdadeiras gemas escondidas. De acordo com a Sociedade Geológica dos EUA, os minerais são elementos ou compostos naturais que são inorgânicos, o que significa que não contêm Carbono.

Cada tipo de mineral exibe ordem em sua estrutura interna e tem uma composição química única. A forma que os cristais de um mineral assumem, bem como suas outras propriedades físicas, pode variar. O mineral mais raro na Terra é o kyawthuite. Apenas um cristal, encontrado na região de Mogov, em Mianmar, é conhecido até hoje. Banco de dados minerais do Caltech descreve-o como uma pequena (1,61 quilates) de pedra preciosa laranja profunda que a Associação Mineralógica Internacional oficialmente reconhecido em 2015.

Conhecendo o Kyawthuite

Kyawthuite é um laranja-avermelhado transparente e o único espécime pesa 1,61 quilates (0,3 gramas). A fórmula química é Bi3+Sb5+O4, com vestígios de tântalo. Tanto o bismuto quanto o antimônio (sim, Sb é o símbolo químico do antimônio, porque por que facilitar as coisas) são metais raros, mas não extraordinariamente. Há mais bismuto na crosta terrestre do que ouro, enquanto o antimônio é mais abundante do que a prata. O oxigênio é o elemento mais abundante da crosta, de modo que a raridade da Kyawthuita deve estar relacionada ao método pelo qual se formou, em vez de uma escassez de seus ingredientes.

O bismuto é um elemento tão pesado que a densidade do kyawthuite é mais de oito vezes a da água (e o dobro da dos rubis que se assemelha ligeiramente), de modo que a pedra é ainda menor do que seu peso sugeriria. O banco de dados mineral do Caltech descreve a estrutura como tendo folhas quadriculadas de octaedros Sb5 + O6 paralelos aos átomos Bi3+. É o único óxido de bismuto-antimônio reconhecido e é nomeado após o Dr. Kyaw Thu, anteriormente um geólogo da Universidade de Yangon.

O espécime kyawthuite foi encontrado no leito de um riacho por caçadores de safira e aprovado pelo IMA em 2015 como um mineral distinto. Sua descrição científica foi publicada em 2017.

Fonte: IFLScience / livescience
           https://www.noticiasaominuto.com