CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Vivendo no Metaverso: Os Audaciosos Planos de Mark Zuckerberg para uma Nova Realidade Virtual

zuckermeta12022 - Você pode considerar que dedica um período significativo ao Facebook, mas o CEO da Meta Platforms, Mark Zuckerberg, visualiza um futuro em que todos nós estaremos imersos no metaverso. Ele tem grandes aspirações para este universo digital e almeja que seja tão envolvente a ponto de tornar-se a principal esfera de atividades diárias, impedindo-nos de querer sair. Em uma conversa recente com o podcaster de tecnologia Lex Fridman, Zuckerberg compartilhou sua visão:

"Muitas pessoas interpretam o metaverso como um local específico, mas uma definição mais precisa seria considerá-lo como uma era na qual ambientes digitais imersivos se tornam a forma principal de viver e ocupar nosso tempo."

Ele adicionou: "Eu vejo isso como uma construção plausível."

No metaverso concebido por Zuckerberg, os indivíduos são representados por avatares desprovidos de membros inferiores. O magnata recentemente demonstrou como as pessoas podem criar seus próprios universos a partir de uma tela em branco, utilizando um vídeo ao vivo no Facebook.

Durante a transmissão, Zuckerberg apresentou como seu avatar sem pernas ingressou no metaverso, começando a criar um novo cenário do zero. Para tal, interagiu com uma versão inicial de um assistente de IA denominado Builder Bot.

Ele explicou: "Vamos para a praia. Ótimo. Vamos adicionar algumas nuvens."

Conforme ele verbalizava, todos os elementos mencionados começavam a surgir no metaverso.

Embora os gráficos não atingissem uma sofisticação tecnológica elevada, assemelhando-se a uma cena reminiscente dos Sims, Zuckerberg destacou que a Meta está comprometida em aprimorar essa experiência.

Além disso, Zuckerberg solicitou a inclusão de uma mesa, ondas, gaivotas e música para criar seu próprio piquenique em uma ilha tropical.

Ele mencionou: "Você terá a capacidade de gerar realidades distintas exclusivamente por meio de sua fala".

O magnata também destacou o quanto está empenhado em garantir que as pessoas sintam segurança no metaverso, assegurando que sua empresa esteja sempre considerando os "direitos fundamentais" no processo. Se a perspectiva lhe parecer promissora, é possível que você se encontre imerso no metaverso mais cedo do que imagina.

A líder da empresa de consultoria Future Today Institute, Melanie Subin, havia anteriormente compartilhado com o The New York Post a previsão de que "uma significativa parcela da população" estará dedicando a maior parte de suas horas de vigília ao metaverso até 2030.

Recentemente, durante uma apresentação online, o Builder Bot da Meta foi exibido. Em outras notícias, Zuckerberg compartilhou seus pontos de vista sobre a vida e a morte em um podcast recente.

O diretor executivo da Meta tem planos ambiciosos para desenvolver seus próprios ambientes virtuais e revelou recentemente grandes estratégias para seu metaverso. Além disso, há indícios de que as pessoas estão enfrentando cada vez mais dificuldades para distinguir entre rostos criados por inteligência artificial e rostos reais, como sugere uma nova pesquisa.

REFERENCIAS:     YOUTUBE

                            ROCKCONTENT

                            BBC