Efeitos imprevistos podem ocorrer com a mudança no eixo da Terra

eixoterra106/2023 - Um estudo científico recente revelou uma modificação no eixo terrestre que surpreendeu muitos. Agora, pesquisadores alertam sobre potenciais desdobramentos desencadeados por esse fenômeno. O nosso planeta é, sem dúvida, um tesouro de enigmas: constantemente, novas descobertas emergem, dando início a estudos e pesquisas. Atualmente, outra notícia sobre o planeta Terra tem intrigado a população global: nosso planeta azul está alterando sua rotação em cerca de 80 centímetros. No entanto, não há razão para pânico, pois, por enquanto, tudo se mantém estável, e não existem impactos imediatamente perceptíveis.

Contudo, isso destaca um aspecto fundamental de como exercemos uma influência significativa sobre o planeta Terra. Ki-Weon Seo e sua equipe, da Universidade Nacional de Seul, observaram uma variação na extração de águas subterrâneas, que são utilizadas diariamente em residências, plantações, indústrias e inúmeros outros contextos. Tudo indica que a maneira como fazemos uso da água subterrânea em nosso planeta pode afetar consideravelmente a rotação da Terra.

O impacto da água subterrânea na rotação terrestre

A situação é relativamente simples de compreender: à medida que retiramos água do subsolo, ocorre uma modificação na distribuição de massa na Terra. Isso é semelhante a acrescentar ou retirar pesos de um objeto em rotação, como um pião em movimento. Ao examinar essa questão, foi constatado que a água subterrânea desempenha um papel substancial nas alterações terrestres. Alguns anos atrás, em 2016, alguns cientistas identificaram a capacidade da água de influenciar a rotação da Terra. No entanto, somente em 2023, a equipe liderada por Seo foi a primeira a esclarecer o papel específico da água subterrânea nesse processo.

Para uma melhor compreensão, imagine-se girando uma bola de basquete em seu dedo. À medida que desloca a mão em torno da bola, percebe que ela se move e tenta manter o equilíbrio, mesmo com a variação de forças. De maneira análoga, isso ocorre em uma escala muito mais ampla com o nosso planeta. Durante o estudo, a equipe analisou dados de 1993 a 2010. A análise revelou que, no período em questão, foram extraídas impressionantes 2.150 gigatoneladas de água subterrânea. A sutil mudança no eixo de rotação da Terra resultou do conjunto dessas extrações. Os resultados do estudo foram publicados na revista Geophysical Research Letters.

Mas, qual é a implicação disso para nós?

Pode ser que você esteja se questionando quais são as implicações desse fenômeno para a humanidade. Diante dessa constatação, será necessário ajustar nossos calendários ou talvez surja uma estação adicional no ano? Não é exatamente assim. Para o alívio de todos, as estações do ano e as condições climáticas do nosso dia a dia na Terra não passarão por mudanças abruptas e drásticas de imediato. No entanto, gradualmente, podemos começar a perceber algumas variações. O cientista da NASA, Surendra Adhikari, alerta para as mudanças climáticas e destaca que as implicações podem ser mais significativas do que desejamos. Ele também enfatiza que o impacto é considerável, especialmente quando a extração de água subterrânea ocorre em latitudes médias, como observado nos estudos.

Conforme o pesquisador relata, as regiões com os maiores volumes de remoção de água durante o período analisado foram a América do Norte ocidental e o Noroeste da Índia, ambas situadas em latitudes médias. O estudo evidencia que nossas ações têm um peso considerável e não afetam apenas o meio ambiente em âmbito local; mesmo ao retirarmos água do subsolo, podemos estar exercendo influência em escala global.

REFERENCIAS: BBC