CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Uma fonte enigmática tem transmitido sinais para o planeta Terra por um período de, no mínimo, três décadas e meia

fontemisterio107/2023 - A fonte recentemente encontrada segue um ciclo de pulsação com um intervalo de 21 minutos, um fenômeno previamente considerado inexplorável pela ciência convencional. Pesquisadores indicam que quando esse fenômeno cruza nosso planeta, as emissões podem ser breves e intensas, assemelhando-se ao efeito de um farol giratório intermitente. As regulares explosões de energia variam em brilho, de maneira similar a um globo espelhado em uma pista de dança girando. Essas emissões assemelham-se a eventos vindos de pulsares, que são estrelas de nêutrons que giram rapidamente e emitem feixes de energia de rádio, ou a rajadas rápidas de rádio que duram de milissegundos a vários segundos. Os detalhes dessa descoberta foram divulgados na revista Nature em um artigo intitulado "Um fenômeno de rádio de longo prazo ativo por três décadas". Identificado como GPMJ1839-10, o objeto está localizado além do "limite de detecção de pulsares" - o ponto em que o campo magnético do pulsar é forte e rápido o suficiente para ser observado, caso contrário, não haveria energia radiante suficiente visível da Terra. Uma alternativa teórica é que o objeto talvez seja uma anã de luminosidade ...

reduzida ou um magnetar com um campo magnético excepcionalmente intenso, uma variedade peculiar de estrela de nêutrons. No entanto, esses não parecem ser fontes de emissões detetáveis. Os especialistas acreditam que esses sinais de rádio estão sendo irradiados para a Terra desde 1988, conforme indicam registros históricos, mas foram inadvertidamente ignorados pelos observadores de dados da época. Após a detecção da fonte, os cientistas revisaram os arquivos de rádio e constataram que o fenômeno se repetia ao longo de, pelo menos, 35 anos. A origem e a natureza desse evento ainda permanecem enigmáticas.

De acordo com os estudiosos, permanece desconhecido o que exatamente está gerando essas ondas de rádio em direção ao nosso planeta. As pesquisas nesse campo possivelmente trarão esclarecimentos sobre a raridade desse misterioso emissor. Victoria M Kaspi, uma professora de física na Universidade McGill que não esteve envolvida na pesquisa, expressou em um artigo adicional: "Apenas o passar do tempo revelará o que mais está oculto nestes dados e o que as observações em várias escalas temporais astronômicas nos mostrarão".

REFERENCIAS: Ciencia Hoje

                        Olhando o CÉU

                        VIDA E CIENCIA