CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Bebê paquistanês vem ao mundo com a ocorrência notável de dois órgãos genitais plenamente funcionais, além da ausência de uma abertura anal; um fenômeno de extrema raridade

bebepaquis127/04/2023 - A presença de dois órgãos genitais em um bebê, chamada de difalia, é uma condição extremamente rara na história da medicina. Compreenda por que esse caso é tão excepcional. Em um acontecimento médico de extrema raridade, um recém-nascido veio ao mundo com dois pênis plenamente funcionais, porém sem a formação do ânus. Imediatamente após o nascimento, o bebê foi encaminhado para tratamento no Hospital Infantil do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão. Especialistas que documentaram este surpreendente caso de difalia em um artigo médico notaram que os órgãos genitais do bebê paquistanês têm uma anatomia normal e funcionam sem qualquer anormalidade, com a exceção de um deles, que é cerca de 1 centímetro maior que o outro. Os cirurgiões em Islamabad, a capital do Paquistão, ...

relataram que o bebê pode urinar normalmente através de ambos os pênis, que possuem duas uretras perfeitamente formadas. A singularidade desse caso deixa os médicos sem uma explicação definitiva para a normalidade dos órgãos.

Em termos de registros clínicos em todo o mundo, esta situação é notável e extraordinária. Uma intervenção cirúrgica foi realizada para criar uma abertura na parte inferior esquerda do abdômen do bebê, permitindo a eliminação das fezes. O grupo de cirurgiões publicou um artigo no International Journal of Surgery Case Reports, mencionando que a probabilidade de um indivíduo ter difalia, o termo médico para essa condição, é de apenas 1 em 6 milhões. Até o momento, apenas 100 casos de difalia foram registrados em todo o mundo. O primeiro caso documentado em um cadáver ocorreu em 1609, durante uma autópsia realizada pelo médico suíço Dr. Johannes Jacob Wecker.

De acordo com os médicos que trataram deste caso, em 1% dos casos de difalia, os pacientes podem apresentar deformidades que afetam o sistema gastrointestinal, incluindo o ânus e o reto. Entretanto, não está claro se este bebê paquistanês é o primeiro caso documentado na história com difalia, dois pênis funcionais e a ausência de ânus. Além disso, foi observado que a bexiga do bebê é plenamente funcional e conectada perfeitamente às duas uretras. Os pais do bebê não têm histórico familiar de malformações congênitas. Após a cirurgia, o recém-nascido permaneceu em observação por apenas dois dias e recebeu alta do hospital, passando a realizar consultas regulares de acompanhamento.

O que é difalia?

Embora a etiologia da difalia seja obscura e não haja um único fator identificado, há a crença de que essa condição ocorre de maneira acidental durante o desenvolvimento dos órgãos genitais no útero. Os pacientes podem apresentar difalia parcial, na qual um dos pênis é menor ou malformado, ou difalia completa, na qual ambos os órgãos genitais estão completamente desenvolvidos. O primeiro caso documentado dessa anormalidade congênita de nascimento com dois pênis remonta ao ano de 1600.

Frequentemente, essa condição está associada a outras anomalias, como a presença de dois escrotos ou problemas no ânus e no reto. Na maioria dos casos relatados, os dois pênis estão posicionados lado a lado e têm tamanhos semelhantes. Contudo, em alguns indivíduos, o pênis menor está localizado acima do pênis maior. Relatórios médicos também mencionam que homens com difalia, que possuem duas uretras normais, podem urinar e ejacular simultaneamente pelos dois órgãos genitais.

REFERENCIAS: Jornal da Ciencia
                       Fatos Científicos
                       Hoje no mundo