CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Robôs podem se tornar 'Terminator' completos depois que cientistas criam pele realista e autorrecuperável

roboterminator topo02/06/2023 - A pele elástica pode ser perfurada ou cortada e cicatrizar sozinha, dizem os pesquisadores. Os robôs poderão em breve ser cobertos por pele sintética semelhante à humana, semelhante ao assassino ciborgue da franquia de filmes "Exterminador do Futuro", depois que pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram um material ultrarrealista e autocurável. Os pesquisadores estudam e desenvolvem materiais de pele convincentes para robôs há anos, com o professor de Stanford, Zhenan Bao, ...

divulgando a primeira pele eletrônica sintética auto-recuperável de várias camadas em 2012. Mais de uma década depois, Bao e seus colegas pesquisadores levaram seus estudos ainda mais longe no futuro: camadas de pele sintética que agora podem se auto-reconhecer e se alinhar quando feridas, permitindo simultaneamente que a pele continue funcionando durante a cicatrização.

"Conseguimos o que acreditamos ser a primeira demonstração de um sensor de filme fino multicamada que se realinha automaticamente durante a cicatrização", Christopher B. Cooper, Ph.D. de Stanford. aluno e co-autor do estudo, disse SWNS.

“Este é um passo crítico para imitar a pele humana, que tem várias camadas que se remontam corretamente durante o processo de cicatrização”.

Blindar um robô movido a inteligência artificial com pele realista pode ser o caminho do futuro, fazendo com que os humanos se sintam mais confortáveis com essa tecnologia, de acordo com a SWNS. O material é semelhante ao personagem ciborgue do ator Arnold Schwarzenegger em "Exterminador do Futuro", que ostentava um endosqueleto robótico coberto por "tecido vivo".

Semelhante à pele humana, os materiais produzidos pelos pesquisadores de Stanford podem sentir mudanças térmicas, mecânicas ou elétricas ao seu redor. O protótipo atual apresentado no estudo foi projetado para sentir a pressão.

"É macio e elástico. Mas se você perfurá-lo, cortá-lo ou cortá-lo, cada camada se curará seletivamente para restaurar a função geral. Assim como a pele real", disse o co-autor Sam Root.

“Uma camada pode sentir pressão, outra temperatura e ainda outra tensão”, acrescentou Root.

roboterminator1

Os pesquisadores desenvolveram materiais de silicone e polipropileno glicol que podem esticar como a pele humana sem rasgar, enquanto as propriedades magnéticas permitem que a pele se alinhe.

Quando o material é aquecido, ele amolece antes de retornar ao seu estado normal. Se o material estiver danificado, ele pode se autocurar em apenas 24 horas quando aquecido a 158°F, enquanto o mesmo processo de cura leva cerca de uma semana em temperatura ambiente.

“Combinando com navegação guiada por campo magnético e aquecimento por indução, podemos construir robôs macios reconfiguráveis que podem mudar de forma e sentir sua deformação sob demanda”, disse o co-autor Renee Zhao.

Os pesquisadores disseram que estão trabalhando para tornar as camadas da pele o mais finas possível, com diferentes funções, como uma camada que pode sentir uma mudança na temperatura e outra camada que detecta a pressão.

A pesquisa surge no momento em que a popularidade da inteligência artificial está crescendo, incluindo milhões de pessoas se reunindo para usar o chatbot ChatGPT e criar imagens realistas geradas pela IA. Em meio à corrida tecnológica para construir sistemas de IA ainda mais poderosos, os robôs humanóides também estão se tornando o centro das atenções. Uma empresa com sede no Texas está trabalhando em “robôs de uso geral” que serão usados para ajudar nas tarefas domésticas, enquanto uma startup de robótica apoiada pela OpenAI está trabalhando para comercializar robôs humanóides para o local de trabalho.

Fonte: https://www.foxnews.com