CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pentágono está usando inteligência artificial para prever o futuro e fornecer 'dias de alerta avançado' de um ataque

pentagonoIA114/08/2021 - • O Pentágono está experimentando um programa de inteligência artificial que pode olhar com 'dias de antecedência' e prever possíveis ataques a locais vulneráveis. O Global Information Dominance Experiments, ou GIDE, usa aprendizado de máquina para filtrar grandes quantidades de dados para perceber pequenas mudanças que os humanos podem perder – como o número de carros aumentando ou diminuindo em um estacionamento – o que pode indicar uma ameaça em evolução. O programa pode então alertar agentes humanos que podem dar uma olhada mais de perto.

• O GIDE estimula decisões mais rápidas e oferece opções proativas ao tornar as novas tecnologias mais acessíveis e eficazes, afirma o general Glen VanHerck, comandante do Comando Norte dos EUA. O GIDE combina inteligência artificial e recursos de computação em nuvem com dados de fontes de todo o mundo para “obter domínio da informação” e “superioridade na tomada de decisões”.

• O último experimento – ‘GIDE 3’ – focou na ‘logística contestada’ em um cenário onde as linhas de comunicação no Canal do Panamá foram comprometidas, disseram oficiais militares. Foi conduzido em conjunto com todos os 11 comandos combatentes dos EUA “colaborando no mesmo espaço de informação usando as mesmas capacidades exatas”, disse VanHerck. O novo sistema representa um “salto em nossa capacidade de manter a consciência do domínio, alcançar o domínio da informação e fornecer superioridade de decisão na competição e na crise”.

• Atualmente, disse VanHerck, a agência geralmente está em um 'ambiente reativo', respondendo às ações da nação rival. 'Podemos definir parâmetros onde disparará um alerta para dar a você a consciência de ir buscar outro sensor, como a capacidade GEOINT no satélite, para examinar mais de perto o que pode estar acontecendo em um local específico. O que vimos é a capacidade de ir muito além do que eu chamo de ser reativo para realmente ser proativo”, disse VanHerck. “E não estou falando de minutos e horas, estou falando de dias.”

• Estabelecido em 1958 no auge da Guerra Fria, o Comando do Norte dos EUA é responsável por defender a América do Norte principalmente de ataques aéreos (via NORAD) e fornecer alerta marítimo. O tempo extra oferecido pelo GIDE cria 'espaço de decisão' para os militares desenvolverem várias estratégias de dissuasão para apresentar ao secretário de Defesa Lloyd Austin e ao atual presidente Biden. A Força Aérea e o Exército dos EUA também estão aproveitando a IA para prever cenários de conflito.

• O GIDE 3 também inclui suporte do Joint Artificial Intelligence Center e do Project Maven, um subgrupo do DoD que usa IA para filtrar grandes quantidades "de imagens de vigilância persistentes" para identificar rapidamente informações úteis. “O que estamos fazendo é disponibilizar esses dados e compartilhá-los em uma nuvem onde o aprendizado de máquina e a inteligência artificial os examinam”, disse VanHerck. “Eles processam isso muito rapidamente e os fornecem aos tomadores de decisão… Isso nos dá dias de aviso prévio e capacidade de reação.”

O Pentágono está roubando uma página do Minority Report com um programa experimental de inteligência artificial que pode olhar com "dias de antecedência" e prever possíveis ataques a locais vulneráveis.

O Global Information Dominance Experiments, ou GIDE, usa aprendizado de máquina para filtrar grandes quantidades de dados para perceber pequenas mudanças que os humanos podem perder – como o número de carros aumentando ou diminuindo em um estacionamento – o que pode indicar uma ameaça em evolução.

O programa pode então alertar agentes humanos que podem dar uma olhada no local. O último experimento – GIDE 3 – focou na “logística contestada”, em um cenário em que as linhas de comunicação no Canal do Panamá estavam comprometidas, disseram militares.

O general Glen VanHerck, comandante do US Northern Command (NORTHCOM), disse que o GIDE combina inteligência artificial e recursos de computação em nuvem com dados de fontes de todo o mundo para "obter domínio da informação" e "superioridade na tomada de decisões".

Concluído no início deste mês, o terceiro teste do GIDE foi realizado em conjunto com todos os 11 comandos combatentes dos EUA “colaborando no mesmo espaço de informação usando as mesmas capacidades exatas”, disse ele em entrevista coletiva.

O novo sistema representa um “salto em nossa capacidade de manter a consciência do domínio, alcançar o domínio da informação e fornecer superioridade de decisão na competição e na crise”, disse ele.

'GIDE estimula decisões mais rápidas e oferece opções proativas, tornando as novas tecnologias mais acessíveis e mais eficazes.

Fonte: https://exonews.org