CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Não carregue seu celular durante a noite, alerta especialista

celularnoite109/08/2023 - Em uma era de tecnologia em expansão, onde smartphones e gadgets são inseparáveis de nossas vidas diárias, a questão que frequentemente se destaca é: devemos carregar nossos smartphones durante a noite? O Potencial Explosivo das Baterias -Quando Peter Simpson, diretor da Simpower Battery Specialists, fala sobre baterias, ele enfatiza o respeito. Por quê? “As baterias armazenam grandes quantidades de energia em um espaço muito pequeno. Se você está armazenando esse tipo de potencial, ele tem que ir para algum lugar”, afirma ele. As baterias de íons de lítio, encontradas em muitos dispositivos como celulares, laptops e veículos elétricos, tornaram-se especialmente prevalentes. Essas pequenas potências podem ser ...

imprevisíveis se não forem manuseadas com cuidado, e segundo Simpson, deixá-las carregar durante a noite pode ser um empreendimento arriscado.

Fuga Térmica: Um Fenômeno Perigoso

O termo “fuga térmica” pode soar como algo de um filme de ficção científica, mas é um fenômeno real e perigoso no mundo das baterias. Ele ocorre quando uma célula atinge uma temperatura específica, desencadeando uma reação em cadeia que pode levar a ruptura ou incêndio. Em outras palavras, uma vez iniciado, não pode ser interrompido até que a bateria esteja esgotada. Isso torna a decisão de carregar um smartphone durante a noite potencialmente perigosa.

Diretrizes Confusas e Baterias Falsificadas

As regras sobre carregar e viajar com dispositivos totalmente carregados são complexas, mesmo para especialistas como Simpson. As diretrizes de aviação diferem para voos de carga e passageiros, aumentando ainda mais a confusão. Essa situação, combinada com a disponibilidade de baterias falsificadas sem certificação adequada, aumenta ainda mais os riscos. Gigantes do comércio eletrônico começaram a impor restrições, mas é necessário fazer mais para garantir que os consumidores estejam comprando produtos seguros.

Mantendo as Baterias Seguras: O Essencial

Então, como podemos manter nossos dispositivos e evitar os cenários perigosos mencionados acima? Vamos detalhar:

1 - Evite o Aquecimento: Como nós, as baterias preferem temperatura ambiente. Calor excessivo pode causar ruptura ou incêndio.
2 - Não Maltrate a Bateria: Deformação ou tratamento brusco podem levar a problemas internos.
3 - Não Misture os Tipos: Diferentes baterias juntas podem significar desastre.
4 - Sempre Opte pelo Original: Usar o carregador original projetado para a bateria geralmente é a aposta mais segura. Nunca compre carregadores falsificados, embora sejam mais baratos.

E finalmente, ecoando as palavras de um especialista: Não carregue seu celular durante a noite. Além disso, essa prática limita a vida útil da bateria. E mais: se você tem o hábito de colocar seu celular embaixo do travesseiro enquanto carrega, pare imediatamente. Isso aumenta ainda mais o calor e pode levar a um desastre.

Conclusão: Respeite o Poder Interno

À medida que avançamos neste mundo movido pela tecnologia, a responsabilidade está conosco para entender e respeitar as ferramentas que alimentam nossas vidas. Carregar seu smartphone durante a noite pode parecer um ato pequeno e insignificante, mas é uma decisão que tem peso, principalmente se você não usa carregadores originais. Lembre-se, como todas as coisas poderosas e potentes, as baterias exigem respeito e cautela. Portanto, da próxima vez que você conectar seu telefone para carregar durante a noite, pense duas vezes. Segurança em primeiro lugar, sempre.

Fonte: https://misteriosdomundo.org