CURIOSIDADES

Será que o tubarão de um olho só é verdadeiro ou farsa?

tubolho1Foto de um tubarão albino de apenas um olho circula pela web e deixa muita gente intrigada! Afinal, isso é verdade ou mentira? Em junho de 2011, algumas imagens muito esquisitas de um filhote de tubarão apareceram na web. O que chamava a atenção nas fotos eram alguns detalhes estranhos: o tubarãozinho tinha apenas um olho e era albino! O primeiro a mostrar as fotos do ciclope foi o Pisces Fleet Sportfishing – blog voltado a assuntos sobre pesca. No dia 25 de junho, o Pisces contou a história do pescador Enrique Lucero León – que havia pescado um tubarão fêmea e dentro do bicho teria encontrado o feto do tubarão caolho. História de pescador? Será que essa história é verdadeira ou farsa? Apesar de parecer falsa, a história é verdadeira! O tubarão caolho foi capturado no mar em algum local ...

no Golfo da Califórnia, no México. O pescador trouxe para o barco um tubarão fêmea e quando abriram a barriga do animal (estou falando do tubarão) havia 10 embriões lá dentro. Um dos filhotes chamou a atenção por ser albino e por possuir apenas 1 olho. O pescador explicou que já tirou a mamãe tubarão morta da água e só perceberam que ela tinha filhotinhos quando já estavam cortando a pesca em pedaços.

tubolho3

Enrique, o pescador, disse que o tubarão ciclope seria o primeiro a nascer, pois era o “primeiro da fila de saída”, mas não sobreviveria muito tempo na natureza com essa condição rara. O fato da fêmea estar prenha quando foi apanhada foi uma fatalidade, mas é bom lembrar que a pesca de tubarão na área é legalizada e é uma das poucas opções que os moradores locais têm para ganhar a vida.Na época, muita gente (inclusive o E-farsas) achou que a história era falsa, pois o Pieces Fleet havia disponibilizado apenas 2 fotos e a baixa resolução dessas imagens dificultava qualquer tipo de análise mais profunda!

tubolho2

Preferimos esperar. A espera foi recompensadora! O site da National Geographic publicou no dia 13 de outubro um resumão da aventura do tubarão mono-olho: Depois de 2 meses estudando o espécime, o Dr. Felipe Galvan – que é um dos maiores pesquisadores de tubarões do México e trabalha no Centro Interdisciplinar de Ciências Marinhas em La Paz – confirmou: A história é real.

O doutor Galvan afirmou: “Isto [um tubarão ciclope e albino] é extremamente raro, tanto que há menos de 50 exemplos de uma anomalia como essa foram registradas até hoje“. Galvan também descarta a poluição como uma das causas da ciclopia. “A água no Mar do Golfo da Califórnia é uma das mais limpas do mundo, então não é provável que este seja um fator” – afirma ele. O resultado dos estudos do doutor será publicado em um artigo científico em breve.

Fonte: http://www.e-farsas.com/