CURIOSIDADES

Verdade ou mentira? Gatos com asas !

gatasas3Existem diversos registros de gatos com asas. Sim, isto mesmo. Gatos com asas. Mas não são asas verdadeiras. Os bichanos não saem voando por aí, apesar de uns gatos loucos adorarem se jogar de janelas em prédios... Por muito tempo, gatos com esta anomalia foram considerados outras espécies e muitas lendas surgiram por causa desta condição estranha. Mas a explicação para isto é totalmente científica e não existe nada de mágico nestes casos. A anomalia pode ser resultado de três coisas diferentes. A primeira é uma tosa mal feita. Os gatos de pelo longo que passaram por um pet shop em que o trabalho foi mal feito, ficam com os pelos embaraçados e ao correr parece que eles têm asas e que elas estão batendo. A segunda explicação para os gatos com asas é um mutação gênica, similar a síndrome de Ehlers-Danos que acontece ...

nos humanos. Esta mutação provoca a deficiência em colágeno no tecido conjuntivo. O indivíduo que sofre esta mutação apresenta a pele frouxa e elástica. Alguns gatos possuem terminações nervosas destas áreas que formam as "asas" e o seu funcionamento faz com que esta parte se mexa parecendo que a estrutura modificada tenha alguma função.

gatasas1

A terceira explicação para os gatos com asas é um defeito no desenvolvimento embrionário. Alguma sinalização durante a formação do feto diz que no local deveria existir um outro membro (uma nova pata). Registro ósseo de gatos com estas condições já foram encontrados mostrando partes exatamente iguais das patas de animais normais.

gatasas2

Existem por volta de 140 casos conhecidos de gatos com asas pertencentes a estas três possibilidades. Vinte e oito foram estudados em casos clínicos e comprovados fisicamente, outros estão documentados por fotos e, mais recentemente, alguns animais foram registrados em vídeo.

Fonte: http://www.biologiatotal.com.br/