CURIOSIDADES

Como o gás do riso age no corpo?

hila1O gás do riso, ou hilariante, produz uma suave depressão numa região do cérebro relacionada aos sentimentos e à autocensura. Ao inalá-lo, a pessoa entra num estado de relaxamento e felicidade, podendo mesmo rir à toa. A sensação é parecida à de quando se exagera um pouco na bebida. Ainda não se sabe precisamente qual é o mecanismo de ação do gás, cujo nome correto é óxido nitroso (N2O). Ele foi descoberto em 1772 pelo químico inglês Joseph Priestley. Alguns anos depois, verificou-se que o gás provocava uma sensação agradável ao ser inalado.

Assim, não demorou muito para que a substância passasse a ser “cheirada” durante festas. Em 1844, o dentista americano Horace Wells percebeu que o gás tinha efeito anestésico por acaso: numa festa, Wells reparou que um dos convidados que havia inalado o óxido nitroso se machucou, mas não demonstrava sentir dor. Curioso, o dentista resolveu testar a substância e foi o primeiro paciente a ter um dente extraído após inalar o gás.

Em consultórios dos Estados Unidos, da Europa e de outros países espalhados pelo mundo, o óxido nitroso é usado há tempos. Já no Brasil só agora vem conquistando mais adeptos. “O paciente se mantém calmo e consciente, o que aumenta a segurança do procedimento odontológico”, diz o cirurgião dentista Luiz Alberto Ferraz de Caldas, diretor da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, seção do Rio de Janeiro.

Viagem anestésica

Em cinco minutos o óxido nitroso já aumenta a tolerância à dor.

hila topo

1. Por meio de uma máscara, o paciente inala uma mistura de óxido nitroso e oxigênio ? no máximo com 70% de óxido. Esses dois gases saem de cilindros e a proporção da mistura é controlada pelo dentista

2. Após ser inalado, o gás alcança os pulmões. Como a substância tem grande capacidade de expansão, ela passa pelos alvéolos pulmonares e cai na corrente sanguínea

3. Rapidamente o gás começa a circular pela corrente sanguínea e ruma em direção ao sistema nervoso central, onde o óxido nitroso passa a agir cerca de 5 minutos após ser inalado pela pessoa

4. A ação do gás é no córtex cerebral, região relacionada aos sentimentos de medo, ansiedade e autocensura. Acredita-se que ele reduza as transmissões nervosas no córtex. Uma eventual vontade de rir é efeito secundário. O mais importante no consultório é que o gás relaxa o paciente e aumenta sua tolerância à dor, agindo como um anestésico.


Efeitos colaterais do Gás Hilariante

 

Gás do riso, também conhecido como gás feliz, é um composto químico chamado óxido nitroso (N2O). Foi produzido pela primeira vez pelo Inglês químico Joseph Priestley em 1775, mas mais tarde foi popularizado por Humphrey Davy, em 1790. À temperatura ambiente, gás hilariante não tem qualquer cor e não é inflamável. No entanto, tem um odor agradável e um sabor doce. Rindo de óxido nitroso ou gás tem vários usos, mas, é muito popular como um. Clínica sedativo, especialmente em procedimentos odontológicos Enquanto, o óxido nitroso também é usado como oxidante em motores de foguetes, que aumenta a potência dos motores em corridas de automóveis. O óxido nitroso é também um aditivo alimentar aprovado e é usado sob a forma de um pulverizador de aerossol propulsor. É utilizado pela indústria alimentar para encher pacotes de batatas fritas e outros snacks, de modo a deslocar bactérias indutora de oxigénio. Hoje em dia, gás do riso é utilizada para fins recreativos, bem como, como uma droga dissociativa, mas essas atividades estão sob um scanner.

Uso Clínico de Laughing Gas

O uso clínico de óxido nitroso é muito diferente das utilizações industriais. A utilização médica baseia-se nas propriedades anestésicas e analgésica de gás hilariante. É muitas vezes administrados por médicos durante o parto, cirurgia, etc, a fim de aliviar a dor e também como um sedação. Gás do riso, é comumente usado pelos dentistas, como parte da odontologia sedação. Forma pura de gás hilariante ou N2O não pode ser usado por um longo tempo, como lhe falta de oxigénio e isso pode levar à perda ou à morte. Assim, para uso clínico, o óxido nitroso é combinado com o oxigénio (N2O-O2), a fim de prolongar o período da sua utilização de uma maneira segura. Deve haver um mínimo de oxigénio de 30% na mistura, mas hoje em dia, a razão preferível é oxigénio de 70% a 30% de óxido nitroso.

A mistura é administrada ao paciente por meio de uma capa nasal e hoje em dia, uma máquina de vácuo adicional é também equipado com a máscara do paciente, a fim de aspirar os his / exalar ela. Isto é feito para evitar que o médico e outro pessoal ficar afectado pela exalação (com gás hilariante) do paciente. O paciente pode sentir um atordoamento durante as fases iniciais, mas o grau de sedação depende da concentração de óxido nitroso eo período de administração. A primeira fase da sedação como será uma sensação de formigueiro nos braços e nas pernas, a segunda fase dá uma sensação de calor para o paciente. Durante o terceiro estágio, o paciente experimenta um flutuante, sensação de euforia semelhante. A quarta etapa leva o paciente a se sentir sonolento e ele não será capaz de falar ou se mover. Se você está se sentindo enjoada, pode-se inferir como um dos primeiros sinais de sobre-sedação. Vamos dar uma olhada nas várias rindo efeitos colaterais de gás.

Efeitos colaterais da Laughing Gas

Gás hilariante é considerado ser um sedativo comparativamente mais seguro, mas pode causar alguns efeitos colaterais, se administrados em doses muito elevadas ou por um período muito longo. Isto pode acontecer, no caso de qualquer erro na mistura de gás hilariante e oxigénio. Segundo alguns estudos, o uso de rir sedação gás durante a cirurgia pode causar ataques cardíacos em pacientes. Também pode causar infecções de feridas pneumonia ou cirúrgico, se apenas o óxido nitroso é utilizado para a sedação, em vez de uma mistura de óxido nitroso em oxigénio. A seguir, alguns dos efeitos secundários gás hilariante.

* Como mencionado anteriormente, a náusea é um dos efeitos secundários de óxido nitroso. A razão mais comum é um erro na mistura de gás hilariante e oxigênio. Se a quantidade de gás hilariante é mais do que 70%, náusea pode ocorrer.

* Se for mais de 90%, em seguida, o paciente pode perder a consciência e há uma possibilidade muito boa de danos cerebrais ou órgão, devido à falta de oxigénio (asfixia).

* Algumas pessoas podem sentir dormência nos braços e pernas, tontura e dor de cabeça.

* Para além do acima referido curtos efeitos colaterais a longo prazo, o uso regular de gás do riso (doses moderadas ou altas) podem levar a efeitos colaterais a longo prazo gás hilariante. Eles incluem danos nos nervos, distúrbios motores, dormência dos membros, atenção prejudicada, etc

* Administração de gás nitroso deve ser feito por um médico ou um profissional qualificado. Não deve ser inalado diretamente da garrafa cápsula distribuidor, ou o gás, pois pode causar queimaduras internas e colapso pulmonar. Também é prejudicial para pessoas com problemas cardíacos.

* Mulheres grávidas, pessoas com asma ou outras doenças respiratórias, as pessoas afectadas por otites, doença descompressiva ou costelas fraturadas, etc, devem evitar o uso de gás hilariante.

* A combinação de álcool e gás do riso também pode revelar-se prejudicial para o usuário e é importante ter certeza de que você não dirige depois de usar gás do riso.

Agora, você tem uma idéia básica sobre gás do riso e rindo efeitos colaterais de gás, assim como abster-se de usá-lo para fins recreativos ou como uma droga dissociativa. Se você está enfrentando qualquer dificuldade (devido a rir sedação gás) durante um procedimento odontológico, informar o médico sobre isso. Você também pode respirar ar fresco no meio, com a permissão do dentista. Não ria-la, como gás do riso pode ser prejudicial e às vezes até fatal para você, se não forem devidamente administradas.

Fonte: Mundo Estranho
Reduzir Todo