CURIOSIDADES

30 formas estranhas e inusitadadas de morrer

morte rirMorrendo de rir - Kings Lynn, Inglaterra, 24/03/1975: um homem estava em sua casa sentado no sofá após o jantar. Era uma noite que havia começado como outra qualquer. "The Goodies" era o programa favorito dele, e ele o assitia religiosamente toda a semana. Ele sabia o que esperar do grupo de comédia física e humor pastelão. O que ele não esperava era ...

uma paródia onde um escocês lutava com um homem empunhando um tubo.  Ele achou o esquete particularmente engraçado e ... começou a rir, achando muito difícil parar. Será que isso pode ser perigoso? O riso reduz o estress, melhora o sistema imunológico, alivia a dor, diminui a ansiedade, estabiliza o humor, descança o cérebro, melhora a comunicação, inspira a criatividade, mantém a esperança, aumenta o moral, ajuda na capacidade de recuperação e oferece uma perspectiva saudável a longo prazo, tudo isso foi documentado na pesquisa.

Minutos após o início do esquete, o homem continuava rindo. Ele ha havia passado 6 minutos rindo sem parar. Nos primeiros 30 segundos do primeiro minuto, os batimentos cardíacos aumentam para aumenta o fluxo sanguíneo e a taxa de oxigênio nos músculos e em outras partes do corpo. Se a pessoa passa 5 minutos rindo os braços começam a entrar em movimento e você exercita o corpo inteiro. Após 3 minutos rindo sem parar os músculos do peito trabalham tanto quanto num acesso de asma. O abdomem é flexionado e extendido, no sexto minuto a taxa cardíaca é dobrada. Isso aumenta drasticamente a pressão sanguínea sistólica e a diastólica. Rir é um exercício aeróbico, ele causa uma pressão imensa no sistema respiratório e cardiovascular. Se vamos deixar que isso acontece, devemos ter um treinamento prévio.

Passaram-se 15 minutos e ele ainda estava rindo, parecendo que não ia mais parar. Neste ponto os seus músculos começaram a entrar numa situação de "débito de oxigênio" onde o coração não é mais capaz de fornecer oxigênio rápido o suficiente para suprir todas as necessidades. A risada estava fazendo com que o seu corpo queimasse oxigênio num rítmo extremamente elevado. Ele arfava enquanto seus pulmões tentavam colocar o máximo de oxigênio possível no corpo. Seu coração trabalhava de mais para enviar o sangue oxigenado para o corpo. Mas o suprimento não conseguia satisfazer a demanda.

Ele estava a ponto de perder o controle. Os músculos que sofrem a maior fadiga são os que chamamos de músculos lisos, eles são os esfíngteres do corpo. O cólon, os músculos dos pulmões e os músculos involuntários, aqueles que se mantém controlados sem que precisemos pensar neles. Eles começaram a perder o controle. Quando os esfingteres chegaram ao estado de fadiga, o homem começou a a lacrimejar involuntariamente e se houvesse alguma urina em sua bexiga ela também seria liberada. O homem estava rindo a mais de 20 minutos e mesmo assim não conseguia parar. Nesse ponto ele não estava rindo apenas, pelo estímulo, mas começou a rir por causa da própria risada. Há alguma coisa contagiosa no riso, ela meio que se autopromove.

Ele não conseguia falar, o urina havia vazado da bexiga, seu corpo estava sofrendo perigosamente com a falta de oxigênio. É muito difícil imaginar que uma pessoa que não esteja em plena forma seja capaz sobreviver após 20 minutos rindo de uma maneira tão intensa. Nesse ponto o coração esta trabalhando além da capacidade, a pressão sanguínea está nas alturas, a temperatura do corpo aumenta, o que intensifica a necessidade de oxigÊnio que ja esta em falta. Você começa a implorar por algum tipo de alívio. O evento final do episódio pode ser um ataque cardíaco, um derrame. O homem morreu de tanto rir ! Uma risada que provavelmente provocou um imenso derrame.


O Echarpe

morte echarpe


Nice, França, 14/09/1927. Isadora Duncan foi uma das maiores bailarinas do século XX. Ela dançou para reis e rainhas e definiu toda uma era através de seus movimentos. Alguns dizem que ela é a única responsável pela invensão da dança moderna. Naquele dia, ela estava deixando uma reunião de amigos para se encontrar com um suposto amante. Conhecida pelos aroubos dramáticos, Isadora era raramente vista sem sua echarpe de seda, o acessório que havia se tornado sua marca registrada. Um dos tecidos mais finos disponíveis no início do século XX. A seda tem uma organização molecular incrível, ela não permite a penetração da água. Não há nenhum tecido fabricado pelo ser humano que possa chegar aos pés da seda. A seda é fabricada com os fios do bicho da seda. Eles espelem pequenos fios de seda de buracos em seus maxilares e tecem padrões complexos.

Isso faz com que o tecido seja esvoaçante. Um dos motivos pelos quais Isadora amava suas echarpes de seda. É por isso também que ela é um dos materiais mais fortes do planeta. A seda é cerca de 3 ou 4 vezes mais forte que o kevlar, 10 vezes mais forte que o aço. Com uma corda de 2,5 cm de espessura poderia impedir o pouso de um 747 ! Por isso...ela não teve a menor chance !

Uma vez colocada em volta do pescoço, a probabiliade da echarpe rasgar era ínfima. A echarpe esvoaçante de Isadora prendeu-se a roda trazeira do veículo que a levava. A echarpe ficou tão apertada que acabou arrancando-a para fora do carro. A quantidade de movimento é essencial para a força. Se a echarpe estava bem presa no carro e a força era suficiente para movimentar uma pessoa é porque ali tinha muito peso e volocidade transferindo quantiade de movimento.

Isadora caiu na rua antes que o motorista tivessa a chance de frear. Após uma pancada na cabeça como aquela havia poucas chances de sobrevivência. Quando o cérebro é atingido dessa maneira ocorre um fenômeno onde o crânio para e o cérebro continua se movendo para frente, bate e volta. Com a hemorragia a pressão vai se acumulando na cabeça e corta o suprimento de sangue para o cérebro e isso leva ao coma e a morte.


Cuspindo na bola

morte cuspe bola


Polo Grounds, New York, 16/08/1920 - Ray Chapman do Cleveland Naps, durante oito anos ele foi o interbase do time, em campo ele era conhecido por seu braço rápido. No caixa do rebatedor ele se mantinha bem na média. Naquela noite ele enfrentava um arremeçador dos yankes Carl Beiz, que havia sido quatro vezes campão mundial e uma grande parte de seu sucesso se devia ao seu distinto arremesso "submarino". O adágio diz que os nós dos dedos tem quase que raspar no chão. O Movimento natural quando você joga de cima para baixo é fazer a bola girar para trás enquanto ela sai da mão. Mas se eu jogo de baixo para cima o movimento natural da bola é girar ao contrário.

O arremesso "submarino" libera a bola baixa próxima ao chão, e ela faz um arco para cima. Mas o giro força a bola para baixo. A bola mais baixa, a trajetória inicial para o alto e o movimento rápido são coisas que o rebatedor simplesmente não esta acostumado a ver. Mas o arremesso submarino de Beiz não era a sua única vantagem. Ele gostava de raspar a bola no chão de borracha sem que ninguem visse, criando uma marca de desgaste. Nas mãos de um arremessador habilidoso uma bola com um pequeno desgaste pode ser desviada para uma direção imprevisível para o rebatedor. Como a bola de baisebol tem a superfície lisa, ela viaja de forma uniforme pelo ar. Qualquer marca de desgaste faz com que ela deixe de ser uniforme, criando uma turbulência no ar a sua volta. A bola pode seguir uma tragetória imprevisível.

Em agosto de 1920 a bola marcada havia se tornado ilegal nas ligas principais junto com outro macete: cuspir na bola! Mas isso não significa que as pessoas deixaram de fazer esses truques. É bem possível que ele tenha cuspido na bola antes de jogar, isso faz com que ela tenha suas próprias peculiaridades, que tornam a bola tão imprevisível quanto o desgaste. Quando o arremessador coloca saliva na bola ele esta lubrificando a superfície entre os dedos e a bola diminuindo muito o atrito, que é o que faz com que a bola gire. Mas se ela é lubrificada, acaba girando muito menos e quando gira menos não cai tão rapidamente.

Teria sido com uma marca de desgaste ou um cuspe o arremesso de Beiz tornou impossível para Ray Chapman antecipar a trajetória da bola, mesmo se ele a rebatesse sem girar o corpo. Talvez ele tenha achado que a bola ia desviar no ultimo minuto e passar por cima da placa. Ray Chapman nem chegou a se mexer, possivelmente perdeu a concentração, ele sequer tentou sair do caminho. A bola atingiu Ray bem na tempora e ele morreu 12 horas depois num hospital de Nova Yorque.


Morte na Areia

morte areia


Crystal Beach, Texas, 23/05/2005 - Um texano que adorava pescar. O Golfo do Méxido esta cheio de tesouros para um pescador. Peixes como Cavala ou mesmo Barracudas, ja foram apanhados por pescadores em suas praias. Mas naquela noite os peixes não estavam mordendo a isca. Em vez de ir embora ele resolveu tirar um rápido cochilo e se deitou embaixo de sua caminhonete para se proteger do mau tempo. Mas o cochilo dele se tornou uma longa soneca e a maré começou a subir. A força natureza controlada pelo incrível poder da lua.

Tudo que tem massa, tudo que tem substância material produz gravidade e a lua é um objeto bem grande e que produz muita gravidade. Isso pode aumentar dramaticamente as marés. A força gravitacional da lua atrai o planeta e suas águas. O ocêano mais próximo da lua começa a inchar e quando isso acontece a maré sobe. A cada 12 horas os oceanos sobem e depois descem, sobem e descem duas vezes por dia.

O texano então acordou e se viu no meio de um pesadelo. A maré alta estava chegando a seus pés e desencadeou um problema mortal: a areia movediça. Quando areia e água se combinam você tem aquilo que os físicos chama de fluido não newtoniano, uma substância que se comporta tanto como um objeto sólido quanto como um líquido e permite que as coisas afundem nela.

Coisas como a caminhonete do texano. Ela ja havia afunado 13 cm na areia. Um pouco de água ajuda a firmar a areia e a torna mais forte que areia seca. Mas se você continuar adicionando água ela deixa de ser areia molhada para se tornar uma água com areia. Ele então, estava preso embaixo da caminhonete. Primeiro a meré fez com que as rodas de trás cedescem e depois foi a vez das rodas da frente, e o veículo afundou na areia em cima dele. Ele ficou bem no meio entre a areia e a caminhonete.  Para ele parecia que a situação não podia piorar, mas isso não era verdade. Porque aquela noite era uma das poucas do mês em que as marés ficavam ainda maiores!


Panela de pressão

morte panela pressao

Winslow, Indiana, USA, 29/07/2008 - Uma mulher que se orgulhava de suas habilidades culinárias. Nesse dia ela ia usa-las para fazer a sua conserva de beterrabas. Uma coisa que ela fazia todos os anos, ha 50 anos e que continuava dando a ela o mesmo prazer de meio sécuolo atrás. Ela podia estar sozinha em seu entusiasmo mas ela não queria perder tempo. Antes de fazer a conserva de beterrabas ela precisava cozinha-las. Mas como as beterrabas levam horas para cozinhar ela recorreu a sua confiável panela de pressão, que as cozinharia em apenas 15 minutos.

Quando vocÊ cozinha uma comida numa panela aberta a maior temperatura que é possivel atingir é praticamente a do ponto de fervura da água, ela não fica mais alta. Para vocÊ cozinhar mais rápido tem que controlar a ebulição. Um modo de controlar a fervura da água é fechar a panela com uma tampa hermética, igual a da panela de pressão.

Quando a água ferve se transforma em vapor. Numa panela lacrada o vapor não tem como escapar. As moléculas de gás se acumulam e aumentam tanto a pressão como a temperatura, o que significa que que a comida vai cozinhar mais rapidamente. Com o tempo você chega ao ponto onde a temperatura vai ser 10, 15, 20 graus mais alta que o ponto de ebulição normal da água, dentro desse ambiente fechado.

Mas a panela suborta uma quantidade limitada de vapor. Era por isso que a panela de pressao da nossa orgulhosa cozinheira era equipada com uma válvula de segurança. Ela é essencial. A válvula é um peso no topo da panela, enquanto a pressão do vapor se acumula la dentro ele levanta a válvula da panela. A gravidade empurra a válvula para baixo e o vapor a empurra para cima e assim o vapor pode escapar.

Quando a válvula da panela velha dela começou a chiar ela finalmente pode relaxar. Ela regulava a pressão da panela, é uma boa idéia? Você pode fazer melhor, mas para 70 anos atras estava ótimo. Mas logo o som começou a ficar cada vez mais intenso. A mudança no som da válvula sugere que ela esta total ou parcialmente entupida, passa de um chiado para um assobio.

Quando alguma comida entope alguma parte da válvula o espaço para o vapor escapar fica menor. Isso faz com que a pressão se acumule rápido demais. Então a panela emite esse sinal de alerta. E foi por isso que ela se levantou para verificar. De repente o som parou e a panela ficou em silêncio total. A falta de som indica que não ha vapor saindo da panela, não ha nada para regular a pressão. E sem nada para regular a pressão vocÊ está com uma arma nas mãos. A pressão vai se acumular cada vez mais até alguma coisa acontecer.

Os pedaços provavelmente voaram ha algumas centenas de km por hora, portanto aquela coisa explodiu como uma bomba. Provavelmente o conteúdo da panela foi arremessado por toda a cozinha em uma grande explosão. Todos os apetrechos que ela usava voaram para todo o lado. Devia parecer uma zona de guerra. Poucas horas depois a polícia chegou. Eles encontraram o corpo da mulher perfurado por um pedaço da panela de alumínio.


Suco de cenoura

morte cenoura

Croydon, Inglaterra, 02/02/1974 - Um homem de 48 anos de idade, um consultor científico que tinha o seu próprio vício. Não em álcool ou drogas, mas em saúde. Ele estava convencido de que o suco de cenoura era o elixir para uma vida longa e vigorosa. Sem dúvida, era uma escolha saudável. A cenoura te antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer. Ela tem vitamina A e nós precisamos dela par ver bem, manter o bom funcionamento da pele e ter uma boa imunidade. Mas este senhor estava no extremo do que a maioria da pessoas acharia normal.

Ele estava bebendo 4,5 litros de suco de cenoura por dia, para ele uma coisa tão boa nunca seria demais. Uma das doenças que se desenvolveu nos ultimos 30 anos nos EUA é o que algumas pessoas chamam de ortorexia nervosa. O indivíduo acredita que comer de determinada maneira vai deixa-lo saudável para sempre, ele vai viver para sempre, poderá derrotar um câncer, coisas mágicas e maravilhosas aconteceriam porque ele tomava suco de cenoura e é assim que hábito se torna um vício.

Ele bebia tanto suco de cenoura que sua pele ja estava ficando alaranjada. Pode parecer alarmante mas é uma condição inofenciva. Você pode ter um problema chamado carotenose que suas mãos mudam de cor que ficam com manchas da cor da cenoura. Se você parar de tomar suco de cenoura com o tempo a sua cor volta ao normal.

Ele então concordou em consultar um médico. Mas o que ele não sabia era que o seu problema era muito maior do que mãos alaranjadas. Porque ele não estava apenas abusando do suco de cenoura, ele também tomava suplementos de vitamina A. É muito facil ter uma overdose de vitamina A se você consome muito suplemento. Após um tempo o corpo não tem mais capacidade de se proteger e a vitamina A se torna tóxica, principalmente para o fígado. Quantidades excessivas de vitamina A acabam armazenadas no fígado. Se o acúmulo for muito grande ela pode ativar células que produzem tecido cicatrizado. E este tecido interfere no funcionamento do fígado. Com o tempo, se você continua tomando a vitamina A pode ter uma cirrose. A cirrose é um termo que designa um fígado cheio de cicatrizes.

Um meio de avaliar o estado do fígado dele era examinar seus olhos. O que o médico viu, a coloração amarela dos seus olhos, era um sinal de que seu fígado estava falhando. O fígado é muito importante para limpar o seu organismo das toxinas do corpo. Basicamente quando as células do fígado param de fazer isso a icterícia vai para o sangue, entra no branco dos olhos, por isso ficam amarelos.

Ele não somente ignorou o seu médico, mas também aumento a sua dose. Pode parecer assutador, mas não para ele. Se as pessoas estão preparadas para aceitar superstições e magia é possivel acreditar em coisas ridículas em relação a comida. Se você acredita que a vitamina A e a cenoura sejam como feijões mágicos e coisas incríveis acontecerão porque os consome você vai ignorar os dados empíricos. Esse tipo de individuo não enxerga os indícios e segue em frente. Ele acredita ma mágica e se apega a ela.

O homem simplesmente se recusava a acreditar que estava doente. Isso porque o fígado tem uma capacidade incrível de se curar, portanto você se sente ótimo...até que seja tarde demais. Provavelmente ele se sentia bem a maior parte do tempo, por isso não percebia os danos que causava a si mesmo e continuou. Mas a situação se deteriorou muito rapidamente. Ele, provavelmente, chegou a um ponto onde danificou tanto o fígado que ele parou de funcionar.


Hidromassagem

morte hidromassagem


Município de Wall, New Jersey, Usa, 25/05/1996 - Era a noite de formatura de uma moça e seus amigos. As tres horas da manhã eles ainda estavam animados. O baile acabou, mas a festa continuou. Uma academia local abriu suas portas para que os adolescentes pudessem se divertir num local seguro. O que eles não sabiam era que a diversão estava para chegar ao fim.

Eles entraram numa piscina com hidromassagem. Quando a moça mergulhou para molhar o cabelo um funcionário ligou a hidromassagem. O motor foi ligado e neste mesmo momento a moça foi na direção da válvula de admissão, uma válvula que fica sob pressão extrema. Quando a hidromassagem é ligada o motor começa a funcionar, esta conectado a uma bomba. E o que acontece é que ela provoca uma pressão alta no cano que puxa a água. É a alta pressão que faz com que a água circule e se mantenha limpa.

Mas o que ninguém podia ver é que a grade de segurança que cobria a válvula estava quebrada ! Quando a moça encostou ali ela formou um lacre perfeito. Existe um cano ali para puxar a água, mas mesmo que você cubra a válvula, o que ela faz é sugar com mais força. Com a região glútea da moça bloqueando a válvula de admissão, ela não podia puxar a pagua necessária para sua circulação. Isso fez com que a bomba funcionasse com mais força ainda, aumentado a sua sucção mortal.

Ela estava presa embaixo da água. Seus amigos tentaram tirá-la dali, mas não conseguiram superar a força da pressão no cano. Os adolescentes disputavam um cabo de guerra com uma bomba extremamente forte. Ela era 10 vezes mais forte do que uma bomba de hidromassagem doméstica. A moça passou mais de um minuto presa embaixo da água. Ela entrou em pânico. Esta é uma reação natural, mas perigosa.

Normalmene quando você entra em pânico começa a lutar para respirar e ao respirar a água entra dentro dos pulmões. Portanto a moça acabou enchendo os pulmões de água.No segundo minuto o segurança da academia entou em ação. Mas mesmo com a ajuda extra, ainda não era suficiente. Se umas cem pessoas tivessem tentado ajudar talvez fosse possível puxa-la dali. Mas a solução era desligar a bomba ou interromper a sucção de alguma forma. O unico modo de resgatar a moça era desligar a bomba. Mas ela não ficava perto da piscina de hidromassagem nem um pouco, ela ficava no porão !

Quatro minutos depois a moça foi finalmente libertada, mas agora ela estava nas garras da morte. Quando ficamos sem oxigênio ele não vai para o cérebro e causa lesão. É por isso que em situações como esta temos de 4 a 6 minutos para respirar e ressussitar a pessoa. O salva vidas começou a respiração cardiorespiratória e conseguiu fazer com que o coração dela voltasse a funcionar. Mas não seu cérebro.

Mesmo que seu coração voltasse a bater, infelizmente as células do cérebro ja haviam sido danificadas por passarem muito tempo sem oxigênio, foi por isso que eles a salvaram por alguns momentos, mas no dia seguinte ela acabou morrendo.


Descompressão explosiva

morte sino mergulho


Campo de gás natural de Frek, no mar do norte, 05/11/1983 - Dois mergulhadores faziam um dos trabalhos mais perigosos do mundo, embaixo da água, numa plataforma de petróleo. A 80 metros abaixo da superfície essas águas são geladas, escuras e os turnos são longos. Tudo isso aumenta ainda mais o perigo. Eles correm mais riscos que os astronautas. Quando você vê um astronauta consertando alguma coisa numa estação espacial, eles fazem o mesmo numa plataforma de petróleo. Não é um trabalho facil quando você usa ferramentas pesadas e não se consegue enxergar. É assi que os erros são cometidos e as pessoas se machucam.

Um dos maiores riscos é o simples ato de entrar e sair do local de trabalho nas profundezas do mar. É por isso que eles vão numa cápsula especial, um sino de mergulho. Ele é um elevador que leva a pessoa ao local de trabalho, é um método muito eficiente de mergulhar. E ele é seguro, porque o elevador é pressurizado. Se não fosse os homens explodiriam na viagem até o topo.

Imagine que você pegou uma lata de refrigerante e começa a sacudi-la. Você sacode, sacode e tudo dentro da lata fica sob uma pressão bem maior. Agora pense num corpo. Em profundezas como estas o corpo humano fica densamente saturado, tanto com o nitrogênio quanto como oxigênio. Se vocÊ for para a superfície rápido demais esses gases se expandem, se tranformam em bolhas e você explode !

É por isso que o sino é essencial. Sem o sino eles precisariam de horas para voltar a superfície. Com ele é uma viagem de apenas 15 minutos. Essa é a maravilha do elevador, o sino pode ser puxado acoplado a uma cÂmara pressurizada, você abre a porta, entra e fica tudo bem. É uma operação incrivelmente sofisticada e meticulosa. Os dois mergulhadores eram profissionais veteranos e até o momento tudo funcionava como um relógio. Só faltava o último passo, levar o sino de mergulho até a câmara. Mas também é neste estágio que as coisas costumam dar errado.

Era apenas mais um dia de trabalho para os dois. Eles cumpriam uma tarefa mortal consertanto uma plataforma de petróleo 100 metros abaixo da superfície. Su turno havia terminado e eles estavam sendo levados para a superfície num sino de mergulho. Uma cápsula de transporte que os leva até uma câmara pressurizada, um lugar onde eles podem comer e dormir. Ela é projetada para que as pessoas possam viver dentro por um longo período de tempo. Assim como o sino de mergulho a camara também era pressurizada. Sua regulagem esta exatamente do mesmo nível, portanto não há perigo.

Você pode passar uma semana, um mês la dentro ou seja é um jeito bem econômico de trabalhar. Ha apenas um problema. Eles precisam manter a pressão enquanto prendem o sino de mergulho. Portanto ha um protocolo específico que precisa ser seguido. Primeiro atracar o sino de mergulho no túnel de transferência. Depois prender o sino no túnel. E finalmente garantir que ele esteja hermético. O risco é grande, então vocÊ tem que esperar até que ele esteja preso e as portas se fechem.

No dia 05/11/1983 o túnel estava preso e as portas estavam fechadas. E assim que ela fecha você pode abrir a porta dentro do sino, passar pelo túnel e chegar na câmara. Um deles abriu a porta e foi na frente. Depois foi a vez do outro. Ambos havia conseguido passar sãos e salvos pelo túnel. Mas assim que eles foram fechar a porta alguma coisa deu terrivelmente errado ! A trava se soltou e em uma fração de segundo a pressão se esvaiu por tempo suficiente para que os dois mergulhadores, literalmente, explodissem !

A descompressão explosiva significa morte súbita. Nesses casos o corpo pode inchar e ficar como um boneco inflável por causa dos gases. Com a mudança súbita e explosiva da pressão os próprios vasos sanguíneos da pessoa explodem. Estamos falando de uma pressão muito alta, o corpo se desintegra.


Apartamento

morte explosao apartamento


Gramercy Park, Nova Yorque, USA, 19/08/1989 - Uma moça tinha 29 anos de idade e morava na ilha de Manhathan e como a maioria do novaiorquinos pagava aluguel. Seu apartamento no terceiro andar podia ser modesto, mesmo para os padrões de Nova York, mas o seu bairro era um dos mais bem cuidados da cidade. No dia havia equipes nos túneis subterâneos para consertar o sistema de calefação.

Todos os dias uma parte de Nova York é escavada e tem alguem no subsolo para trabalhar no encanamento, no sistema de calefação ou rede elétrica. É um projeto constante. E não é apenas um dos maiores sistemas do mundo é também um dos mais antigos. Nova york é aquecida ha vapor desde as últimas décadas do século 19. A calefação a vapor é muito importante para a cidade e atingiu seu auge nas décadas de 1930 e 1940. Portanto todas as construções icônicas de NY usam um sistema tanto para o aquecimento quanto para o resfriamento.

Um sistema tão antigo tem muitos problemas e nunca é facil trabalhar sob as ruas de NY. Trabalhar com a estrtura de NY apresenta um risco inerente porque seja no caso da calefação da água ou da eletricidade, muita coisa pode dar errado.

Enquanto a moça se preparava para uma soneca no meio da tarde ela não fazia a menor idéia de como um reparo de rotina podia destruir os seus sonhos. Normalmente os trabalhadores vão para o subterrâneo por problemas no encanamento. O principal motivo para manutenções são os vazamentos de água de tubos próximos a canos de vapor. A água que vaza respinga nos canos de vapor provocando o seu resfiramento, o vapor se condensa em água e se torna inútil como fonte de energia. Isso pode criar vários problemas para muita gente que usa o sistema de aquecimento central.

Gente como a moça da soneca, que dependia do vapor para aquecer a sua casa. Os trabalhadores precisavam consertar rapidamente o problema. Primeiro eles encontraram e repararam o vasamento, depois eles precisavam drenar a água que havia se acumulado e finalmente poderiam abrir as válvulas e colocar o sistema para funcionar novamente. O processo pode levar poucas horas ou muitos dias, depende da gravidade do vazamento e das peças que precisam ser substituídas.

Várias horas depois a equipe terminou o trabalho. Eles acreditaram ter cumprido a tarefa. Mas se esqueceram de um passo essencial: drenar os canos. Milhares de quilos de vapor superaquecido estavam a caminho de colidir com milhares de litros de água acumulada. Enquanto isso a moça dormia tranqulamente no seu pequeno apartamento. Inconsciente de que uma bomba estava prestes a explodir.

Quando o trabalho terminou a equipe havia se esquecido de drenar a água que tinha se condensado no cano. O procedimento correto é ter uma pessoa para drenar o cano antes de abrir a válvula de vapor. Este unico erro disparou uma reação em cadeia mortal ! Quantidades gigantescas de vapor seguiram rapidamente em direção da água que a equipe se esqueceu de drenar criando um fenomeno conhecido como golpe de ariete. Você ja deve ter esperimentado o golpe de ariete se morou numa casa antiga com canos de vapor. Parece que alguém esta batendo no encanamento com algum tipo de martelo ou ariete. Por isso ele tem esse nome é é um grande aborrecimento. Mas quando falamos de um sistema industrial o volume de vapor é imenso e sua velocidade é muito maior. O golpe de ariente pode resultar em forças extremamente destrutivas.

Os trabalhadores ouviram um barulho que indicava que alguma coisa estava terrivelmente errada. É basicamente como a colisão de um trem de carga com uma conecção, uma válvula ou um junta de expansão. Eles desconheciam a magnitude do seu erro. Apenas sabiam que precisavam correr o mais rápido possível na direção oposta. O vapor bate naquele monte de água e empurra tudo para frente e isso faz literalmente com que a água, a uma velociade muito alta passe pelo encanamento causando assim uma imensa explosão.

O impacto do golpe de ariente explodiu o encanamento permitindo que milhares de quilos de vapor altamente pressurizado escapassem. O vapor a 120km/h provocou uma cratera de 6 metros de largura. A explosão destruiu tudo em seu caminho, inclusive o asfalto. A pressão foi grande demais para uma área tão pequena, a rua simplesmente explodiu. A explosão matou dois trabalhadores e feriu 23 pessoas. Houve ainda mais uma fatalidade. Dentro de seu apartamento, a moça dormia tranquilamente, até ser acordada por um barulho violento, seguido por uma chuva de lama e pedras.


Brandon Lee

morte brandon

Wilmington, Carolina do Norte, USA, 31/03/1993 - O ator e especialista em artes marciais Brandon Lee esperimentava o gosto do sucesso aos 28 anos. Ele havia acabado de assinar um contrato com a 20th Century Fox. E agora Brandon estava filmando a superprodução "O Corvo". A pressão era grande, afinal ele era o filho de Bruce Lee, a lenda das artes marciais. Uma celebridade cujo filme "Operação Dragão", de 1973, é considerado por muitos o filme que inventou o gênero ação.

A cena que Brandon estava para filmar não era complicada. Ele simplesmente tinha que ir até a sua marcação e levar um tiro. A arma usada era de verdade, procedimento padrão no set de filmagem. Sempre é usado armas de verdade que fica melhor na câmera, além de ser mais segura porque, ironicamente coom a qualidade é melhor são mais seguras. E um dos modos de tornar uma arma real segura é usar festim. O festim é basicamente um cartucho sem balas.

O cartucho pode não ter balas, mas está cheio de pólvora. Para que o tiro fique verossímil a arma tem que produzir um clarão no cano, para isso o cartucho vazio precisa ter duas vezes mais pólvora que um cartucho real. Quando o gatilho é disparado o percussor da arma entra na escorva produzindo uma fagulha que ascende a pólvora, mas sem bala a arma está segura. Infelizmente umas duas semanas antes eles haviam esquecido uma bala que estava presa no cano. Para uma cena anterior alguém havia carregado a mesma arma com balas falsas. Elas são balas reais usadas em filmagens de tiros, mas não tem pólvora, o que torna a arma segura. Pelo menos era isso que eles pensavam.

Aquela bala havia sido empurrada para o cano onde ficava basicamente invisível a menos que você olhasse dentro do cano, portanto ninguem a viu. Normalmente uma bala alojada no cano teria sido encontrada por um perito em armas de fogo. Infelizmente o perito em armas de fogo que eles tinham contratado não estava lá, tinha ido embora. Uma decisão que teve um resultado trágico.

O cartucho vazio com um monte de pólvora junto com um bala falsa alojada no cano tornava aquela arma, mortal! Quando o ator disparou a arma o percussor ascendeu a pólvora, portanto havia todos aqueles gases quentes explodindo no cano, eles atingiram a bala que estava la havia duas semanas e forçaram a bala para fora do cano e aquela arma disparou uma bala que voou literalmente na velocidade do som.

Levou um bom tempo até que a equipe de filmagem percebesse o que havia acontecido. A bala perfurou o abdomem de Brandom e se alojou perto de sua coluna. Ele foi levado as pressas para o hospital onde os médicos fizeram uma cirurgia de emergência. Nunca mais ele recobrou a consciência, a cirurgia durou 10 horas, mas ele morreu na sala de operação.


Rasputim

morte rasputim

São Peterburgo, Rússia, 16/12/1916 - Grigoriy Yefimovich Rasputin, um dos místicos mais poderosos do século 19, nascido na Rússia. Sua influência na corte russa era tão grande que ele era considerado uma ameaça. Por isso o príncipe Yussopoff da família real tramou o seu assassinato. Yussopoff se uniu a alguns monarquistas e eles tramaram um plano para levar Rasputim até a manssão de Yussopoff, onde ele seria assassinado. Pelo menos era o que eles pretendiam. Grigoriy Rasputin estava para se tornar uma das figuras mais famosas do mundo, não só pelos seus poderes místicos, mas também pela sua capacidade de desafiar a morte.

Você pode tentar assasinar alguém e descobrir que não é tão simples assim, você pode descobrir que a pessoa não morre na hora e que uma coisa que você achava que era fácil é na verdade muito difícil. Segundo as memórias de Yussopoff ele começou servindo a Raspudim uma refeição com vinho e bolos temperados com cianureto de potássio, um veneno que mata instantaneamente.

O cianureto é fatal porque se trata de um veneno universal que atinge o corpo em um nível celular, portanto todas as células são afetadas por ele. Quando o cianureta entra no seu sistema ele corta rapidamente o oxigênio das células, que morrem e o seu corpo para. Isso interrompe sua consciência, suspende a atividade muscular, incluindo o coração. A substância é fatal em uma questão de segundos.

Mas o cianureto não estava fazendo efeito. Raputim estava comendo e nada acontecia. Ou ele não ingeriu a substância ou ela ja estava tão velha que não fazia mais nenhum efeito. Ninguém sabe porque o cianureto não matou Rasputim, mas qualquer que houvesse sido o motivo o fracasso enfureceu Yussopoff. Ele ficou histérico e decidiu matá-lo com um tiro. Ele então pegou a sua espingarda automática Brauning na escrivaninha. Ele atirou em Rasputim uma única vez e o atingiu na região dos rins e do fígado. Foi um tiro a queima roupa. Yussupoff achava que ja havia acabado.

Mas ao subir as escadas teve uma sensação estranha. Ele sentiu a necessidade de ver o corpo então voltou-se para o salão e se ajoelhou. Ele colocou sua cabeça próxima de Raputim e de repente viu sua pálpebra se mexer. Era estranho que Raputim ainda estivesse vivo, mas era totalmente possível. Os ferimentos desse tipo não precisam ser instantaneamente fatais como um tiro no tronco de uma pessoa que não atinja o coração. Se uma bala atinge o fígado ou os rins a pessoa sofre uma hemorragia mas pode levar até uma hora até que ela morra.

Isso depende da constituição do indivíduo, não surpreende que ele tenha conseguido se levantar e se arrastar um pouco. Pelo menos o suficiente para escapar de seus assassinos. Aquela altura havia outros conspiradores e eles vieram de vários lugares. Apesar de levar um tiro no tronco, Rasputim conseguiu fugir do palácio e chegar ao pátio. Enquanto seu coração conseguisse bombear o seu sangue para manter o cérebro ativo a atividade cerebral poderia guia-lo, o que é explicado pela liberação de adrenalina que aciona o mecanismo de luta ou fuga. A adrenalina fez com que o coração de rasputim bombeasse o sangue mais rapidamente elevando os níveis de oxigênio. Um combustíve extra para os músculos de Rasputim.

Ele seguiu em direção aos portões, dois tiros foram disparados mas erraram. Depois ele conta que concentro toda a força do seu corpo na mão esquerda e fechou o punho mirou novamente com a mão direita e disparou um terceiro tiro que atingiu as costas de Raputim fazendo com que ele virasse e assim o quarto tiro foi disparado em sua testa. Rasputim parecia estar sem vida. Mas o príncipe Yussupoff e os seus homens ainda não estavam convencidos de sua morte. Os conspradores chutaram o seu corpo. Após um tiro nas costas outro na testa e um espancamento violento Raputim não mais se mexia. Mas eles ainda não haviam terminado.

No pátio ele foi enrolado em um tapete. Eles o amarraram com cordas, eles haviam identificado um bom lugar no rio, jogando Rasputim no local que eles achavam seria o local de seu descanso final. Levou dois dias para que seu corpo fosse descoberto. As duas horas da tarde do dia 19 de dezembro de 1916. A policia retirou o corpo de Rasputim do rio e o levou para fazer uma autópsia. Demorou cerca de um dia para que seu corpo descongelasse. Segundo a autópsia não havia veneno no estômago de Rasputim, ele não morreu por causa disso.

 

Enchendo e explodindo

enchendo

West Deptford, New Jersey, EUA, 02/06/2006 - O cara é um mala sem alça e sem rodinhas, fala demais e da vontade a quem o encontra de enfiar o pé na sua boca. Obsecado pelo seu corpo e até depilou o corpo todo. Quando não estava se exercitando, estava enchendo o saco da namorada, que era a pova viva de que quanto maior o silicone, menor o cérebro, pois é a unica explicação para ela não pegar um taco e bater nele até saltar os olhos fora !  Ele paquereva as amigas dela e a tratava como lixo. Eles estão na piscina e ele pede a ela que encha o colchão de ar para ele ir pra piscina. Ela tenta mas não consegue, entao a criatura pega o colchão e resolve fazer ele mesmo. Só que o "animal" usou selante de pneu para encher o colchão !!!  Feliz ele entra na piscina, deinta no colchão........e COMEÇA A FUMAR !!!!! Ele esta sentado num objeto inflável  cheio com selante químico que por acaso é altamente combustível!!!  A força explosiva causou danos ao cérebro, como se batessem nele com um taco de basebol, causando sangramento e um enorme hematoma no cérebro, interrompendo a função cerebral, impedindo-o de respirar....levando a morte !!!

 

Larica Verde

gafa

Humboldt Country, Califórnia, EUA. No mundo atual ecoconsciente ser verde é correto. Mas para alguns plantar "verdinhas" era a resposta. Verde como as folhas do pé de maconha. Daryl e Eugine tinham feito uma parceria para tentar obter a colheita mais valiosa nos EUA. Normalmente os plantadores dessas verdinhas contratam seguranças dos campos, 24 horas por dia. Sendo os nossos dois heróis pequenos e sem grana tinham que vigiar eles mesmos a plantação. Inevitavelmente o tédio toma conta dos dois e eles resolvem fumar a erva antes de vender.  Quando alguém fuma ou come maconha, o pht entra nacorrente sanguínea e ativa uma parte do cérebro chamada hipotálamo, que é a porte do cérebro que diz quando devemos comer. Você sentirá fome mesmo que tenha comido muito e é isso que se chama larica. Eles estavao ali a mais de um mês protegendo o seu investimento e a comida tinha acabado. Eugine tinha visto vários programas de sobrevivencia e achou que gafanhotos era uma boa pedida. Gafanhotos verdes fizeram Eugine ficar.....VERDE, depois ROXO e depois da conhecida cor da MORTE.  Eugine não sabia mas ele era alérgico a proteína encontrada no exoesqueleto dos gafanhotos. Seu corpço produziu estamina para combater a proteína o que causou inflamação interna e ele entrou em choque anafilático, sufocou e MORREU! 

 

Pé no Saco

saco

Coal Ville, Virginia Ocidental, 03/10/2007 - O futebol de escola pode ser um ambiente de alta pressão. onde o treinador precisa dar resultados. O treinador chega, antes um dos melhores do Texas até que foi pego em trapaça. Agora ele foi reduzido a treinar uma escola qualquer na Virginia ocidental. E ele desconta a sua raiva nos jogadores. Tem havido uma grande incidencia de técnicos que são demitidos pelo tratadmento que dão aos jogadores em campo, eles jogam bolas, equipamentos neles, havia um técnico que jogava tacos neles. O nosso querido treinador resolveu punir os jogadores fazendo-os passar por um  exercício proibido, a "arena de touros". E ele era o touro. Ele levou uma cabeçada e então o chutador "errou" de BOLAS. Um chute desses deve doer, mas este.........FOI FATAL ! Porque?  Porque ele tinha mandado inserir CHUMBO nas chuteiras e mandou o jogador usá-la. O Chute mal colocado pegou direto no SACO do nosso treinador raivoso e esmagou suas bolas ! O homem levou um chute na virilha e esmigalhou a pelvis . o osso se deslocou  estilhaços laceraram o rim . Toxinas da urina armazenadas ali se espalharam pelo corpo causando choque séptico e reações químicas que levaram ao colapso hemodinâmico eminente e ele morreu. 

 

O Jogo Mortal

aboston

25/03/1991, South Boston, Ma. EUA - Bosto como qualquer outra cidade tem sua cota de idiotas. Quatro Jovens do sul de boston acabaaram de comprar bebidas e vão jogar um jogo chamado Eduard 40 nas mãos! O jogo consite em amarrar uma garrafa de cerveja de 40 oz em cada mão e não para até que ambas estejam vazias. Essa imbecilidade tem a ver com "diversão", embebedar os seus amigos, só que a sua bexiga não foi feita para aguentar 80 oz e ai alguém vai sempre urinar nas calças...ridículo!!! Os restardados estavam virando as cervejas quando um deles cuspiu um charuto aceso no chão e ele rolou para debaixo do sofá...e a bricadeira deu uma reviravolta! O charuto entrou em contato com o estofamento altamente inflamáve em menos de um minuto, transformando o local em uma câmra de gás. Sofás mais antigos dos anos 1960 e 1970 tinham muitos materiais sintéticos como o plastico, o poliuretano e quando eles queimavam produziam o cianeto de hidrogênio. Eles ja estavam muito bêbados e acabaram respirando muita fumaça tóxica. Uma pequena quantidade de cianeto de hidrogênio em algumas partes por milhão poderia matar alguém. Ele é absorvido pelo sistema respiratório com muita rapidez e se for uma dose grande pode matar em menos de um minuto. 

 

Espião de meia tigela

aanta

17/03/1943, Norfolk, Virgínia, EUA - Durante a segunda guerra mundial os alemães fizeram o impossível para conseguir informações contra os EUA. Isso incluia o uso de espiões amadores como Max. Ele era um cidadão americano mas simpatizava com os nazistas. Eles estava aqui para encontra um contato da primeira missão de espionagem dele. Uma ultima coisa sobre o Max, ELE ERA UMA ANTA !!!!!!  A espionagem alemã nos EUA foi maior na segunda guerra mundial. A informação que chegava na Alemanha costumava chega atrasada ou ser incorreta. Um dos maiores problemas em ser espião é saber com quem se pode e quem não se pode falar, porque a sentença típica depois de ser pego é a morte. O sotaque alemão meia boca e as indagações imbecis sobre o tempo estavam atrapalhando o andamento das coisas, mas finalmente Max faz contato. A chance dele ter algo valioso era pequena, mas até um idiota poderia tropeçar em algo útil. Depois do encontro de espionagem ter terminado ele deixou o local, mas então o pesadelo começou. Aparentemente ele tinha sido descoberto. Ao ser pego ele, como todo bom espião, engoliu um comprimido de cianeto que tinha nas mãos. Mas a anta se enganou!!! Max havia deixado no local do encontro um caderno e alguem que estava ali viu e saiu atras dele para simplesmente DEVOLVÊ-LO !!!! O cianeto pode confundir o corpo, na realidade ele pode ficar preso na mitocondria que gera energia para o corpo. Quando o cianeto de potássio é captadopela mitocondria ele desliga o caminho metabólico. Em segundos ou minutos ele começa a causar efeitos venenosos e você morre porque não ha mais energia disponível. 

 

Gordura Mata !!!!!

agordura

17/12/2004, Reno, Nevada, EUA - Após um dia inteiro de conferências o que dois corretores de saguros fazem? Bebem, e quando estão bêbados onde eles vão? Num concurso de beleza ! Mas esse concurso celebrava a belena INTERNA, e as concorrentes eram modelos tamanho extra GRANDE! Nos anos 1940 e 1950 as mulhere poderiam ser mais curvilíneas, mais femininas, tinham busto tinham bunda, etc. Eles queriam se divertir ou...queria fazer graça. E começaram a fazer graça com as meninas, um deles começou a fazer piadas. Finalmente as gordinhas se cançaram dos insultos do imbecil bêbado. Bem o idiota estava próximo ao palco e as meninas todas foram para o seu lado e começaram a xingá-lo. Só qie p ésp combinado das fofinhas quebrou o apoio lateral do palco e rolou uma avalanche humana. Uma delas desabou com seus 142 Kg, outra contribuiu com seus 150 kg e a terceira completou com seus 160 kg. Tudo somando 452 kg !!!!, de beleza interna, de tirar o fôlego por completo e que calaram a boca do engraçadinho......PARA SEMPRE! Este homem tinha de repente mais de 400 kg sobre o peito, não havia como ele ser capaz de suportar tanto peso, as costelas quebraram, os pulmões foram perfurados e ele não conseguia mais respirar. 

 

Bruxa Eletrificada

abruchaele

16/06/2001, Tampa, Flórida, EUA. Há um bom motivo para Rom estar sempre escondido embaixo do seu carro. Marsie, sua esposa ha 10 anos era, sendo delicado, a bruxa mais pentelha do século. A relação deles era menos de marido e mulher e mais de preso e carcereiro! Não é que ele não pensasse em baixar o volume dela....ele só não tinha coragem. Mas as vezes o deus dos maridos maltratados tem pena de casos como o de Rom. Ele estava cortando grama na frente de casa e a mulher nao parava de falar um minuto, dizendo que ele estava fazendo errado, que estava estragando tudo, bla, bla, blá ! Até que ela se irrita mesmo e pega o cortador para mostrar como se faz. Na pressa de mostrar como fazer ela passou sob o cabo do maçarico de 200 amperes do rom. Um circuito então foi criado, e Marsie levou um choque, que é o suficiente para desorganizar os aspecto elétricos do coração e ele não funciona mais como uma bomba e fica tremendo como uma gelatina e isso vai causar a desretimia. A vida de Rom era um inferno e sua esposa também, ela o mandou cortar a grama e lá foi ele. Mas agora sua esposa ja era !!!!!!! 

 

Fogo no Rabo

aafogo

16/07/202, Flórida, EUA - Kesper, ele é o lider da irmandade, uma gange neozista nacional que ele comanda da cela dele no estado da Flórida. A raça SUPERIOR....mas em estudidez, obviamente. O ódio dele pelos negros transformou a prisão em um barril de pólvora. O boato é que havia um plano para matá-lo. Kesper precisava sumir, antes que sumissem com ele. As gamgs de prisão costumam se dividir por raça, pricipalmente por proteção. Os que não se juntam as gangs ficam trancados 24 horas por dia por segurança. Um por cento da população carcerária parte da supremacia branca, mas 21% dos assassinatos dentro das prisões são desse grupo. Kesper tinha um plano de fuga, mas precisava de ajuda. Era ai que Deury entrava. Ele era burro de doer até para os padrões neonazistas. Mas como novo membro da irmandade precisava provar sua lealdade. Deury só precisava ser preso. Kesper subornou os guardas que o levariam a sua cela. O que eles não sabiam era que Deury tinha escondido uma granada de mão no fundo do reto. O plano de Kesper era pegar um refem e ameaça-lo usando a granada e escapar. Entrando na cela, era hora de "entregar a granada", mas.......seu esfincter TRANCOU!  Kesper então teria que por a mão....NA MASSA ! Então.........a supremacia de Kesper...........ACABOU !!! Quando a granada explodiu ela estilhaçou em milhares de fragmentos destruindo tudo pelo caminho e como o neoretardado estava próximo demais da explosão....foi falar com o "FUHRER".....pessoalmente !!!

 

Pegadinha Mortal

aairbeg

15/12/2007, Durham, Carolina do Norte, EUA - Ai vai algo pra refletir: no site de mídia mais popular do mundo 24 horas de vídeo são postadas por minuto. Duas amigas faziam a parte delas postando vídeos de pegadinhas idiotas. Elas passavam muitas horas por semana pregando peças uma na outra e ai postavam o resultado para as pessoas rirem. As pegadinhas na internet são como as pegadihas normais ms com a diferença que foi filmado e postado la e uma fez feito isso é impossivel se livrar..por isso é preciso ter muito cuidado com isso. Certa vez a brincadeira delas foi colocar algo estranho no lugar do desodorante de uma delas. So que o plano de "vingança" ultrapassaou qualquer limite. Ela fez o namorado arrumar um airbag não detonado montado com um gatilho improvisado. Então ela só precisva fazer a amiga sentar e ai entraria no hall da fama das pegadinhas. O problema é que o sofá estava no alto de uma escada e ao tentar fazer a amiga sentar ela se desquilibra e cai sentada no sofá.........OOOPSSS!!!  O airbag infal em 3 centéssimos de segundo, nesse breve instante ele exerce uma força de 1400 kg, o suficiente para lançar a moça de 52kg por cima da grade. Quando ela caiu com a parte de tras da cabeça causou danos extensos a coluna cervical e rompeu a medula. Quando isso ocorreu ela perdeu as funções motoras, sensoriais e entrou em choque neurogênico imediatamente, os órgãos vitais pararam de funcionar e ela morreu na hora. 

 

Sangue Frio

sanfri

Ramom conseguia pagar suas contas, mas era um operador de guindastes com um segredo. Um "tapa na pantera" ajudava a suprtar suas longas e duas jornadas de trabalho. Tudo estava bem até seu superior da a notícia: Teste de drogas na empresa !!!! Operadores de guindaste devem fazer teste completo de sangue. Mas ele tinha uma saida! Sua mulher trabalhava num hospital. Ela trouxe uma bolsa de sangue do mesmo tipo do marido. O plano era levar o sangue para o trabalho e injetarse com o sangue limpo antes do exame. Só que sua mulher o avisou para não injetar sangue frio, mas ele estava muito drogado para ouvi-la. Ele injetou sangue gelado na veia e assim que ele chegou ao coração...ele morreu !!!

 

 

Despedida de solteiro e da....VIDA

sanfri2

17/08/2009, Las Vegas, Nevada. Jason vai se casar !! E na sua última noite de liberdade, a sua vida toma outro rumo, na sua festa de solteiro. Primeira coisa no menu, jantar. E é claro que não poderia faltar uma dançarina exotica para apimentar a festa! O jantar passou, mas Jason ainda estava com fome. A moça vai ao banheiro e ele vai atrás! Fazer sexo no banheiro com um solteiro bêbado não fazia parte do contrato. ela fez o possível para seguar o machão, até que o detino interferiu. Uma combinação de água e pressão foi criada em função de um concerto no encanamento do hotel. Quando Jason em querer deu a descarga, 10 kg por centímetro quadrado estourou a tampa do vaso, deixando vários pedaços de louça pelo chão. Ele escorrega e cai sentado em cima de um grande pedaço de louça !!!!!! Dois minutos e três litros de sangue depois ele estava MORTO ! Quando ele caiu sobre a peça e ela entrou no seu reto, ela causou enormes lacerações e ao se debater a situção se agravou mais ainda, rasgando os tecidos e causando sua morte por hemorragia.

 

Um raio em céu azul

sanfri3

Sul da Flórida perto de Miami, 08/07/2007. Os fiéis da igreja Adventista do Sétimo Dia estavam trabalhando num bairro residencial. Matheo Ortiz Aiala é o mais novo membro da igreja, ele havia acabado de se mudar de Porto Rico e para arrecadar dinheiro para sua educação espiritual ele estava vendendo materiais religiosos de porta em porta. O dia não poderia estar mais perfeito,pelo menos era isso que ele pensava. Céu completamente limpo sem uma unica nuvem. Não parecia que havia nenhuma tempestade se formando. Mas a tempestade elétrica é um dos fenômenos mais misteriosos da natureza.

Há várias teorias, a mais aceita é de que o raio é uma imensa fagulha elétrica, a teoria dominante diz que é a colisão, a interação entre pedrinhas de granizo e flocos de neve que criam a carga elétrica dentro da tempestade. É mais ou menos parecido com o que acontece quando você esfrega os pés com meias no carpete, a interação e o atrito entre as meias e o carpete produzem uma carga elétrica e quando você enconsta em alguma coisa essa carga é liberada. E a mesma coisa acontece com os raios. O mais impressionante é que raios podem cair a 40 km da tempestade, é o que chamamos de raio em céu azul.

Primeiro o raio envia um espécie de sensor, que é chamado de condutor por passos, e esse sensor se projeta em descargas de 50 metros, sempre procurando o caminho de menor resistência, a direção mais fácil por onde ele pode ir porque ele quer encontrar uma carga positiva ou negativa que seja oposta a ele. Os condutores por passos viajam para baixo, mas as núvens podem agir como barreiras e os forçam a viajar horizontalmente antes de descer a uma velocidade de milhares de quilometros por hora. Isso cria a possiblidade de um raio em céu absolutamente claro.

Enquanto os vendedores de material religioso se preparavam para o dia, Aiala ouviu um alerta distante...um trovão ! Se ouvir um trovão, proteja-se, fique alerta, é um conceito bem simples, ele pode ser ouvido num raio de mais de 16 km. Aiala fazia a sua primeira vista e conversava com uma moradora, quando foi atingido e caiu na frente dela fulminado. É bem provável que ele tenha sido atingido por um raio em céu azul. O raio teria saido do meio da tempestade e viajado horizontalmente, de repente aquele pequeno condutor por passos se ramificou para baixo e nesse caso é bem possível que ele tenha sido atingido sem nenhum alerta prévio.

O raio é um evento físico de dimensões grandiosas, ele literalmente entra por um lado e sai pelo outro. Um evento elétrico gigantesco onde a maior parte da energia pasa em volta da pessoa. Um raio pode descarregar uma onda de 300 mil voltz e miléssimos de segundo, mas a corrente passa por fora do corpo num evento chamado descarga desruptiva. É jusamente por isso que o raío, mesmo sendo seis vezes mais quente que o sól, as vítimas são raramente incineradas. O raio causa um ferimento no sistema nervoso, não é uma queimadura, você pode até se queimar mas por outros motivos como aquecimento de metais ou suor que se transforma em vapor. O que ocorre são danos no sistema nervoso e é por isso que a longo prazo as pessoas tem problemas cognitivos, problemas de memória e também podem sofrer de dores crônicas. Pior ainda o raio podem interromper os sinais que mandam o seu coração bater causando um parada cardíaca e matando a pessoa no local.

A pessoa pode também ser levada ao hospital e passar alguns dias na UTI. Cinco dias depois do fato, Aiala estava respirando por aparelhos no Hospital, mas depois de ser atingido por uma voltagem 25 vezes maior do que a de uma cadeira elétrica, seus ferimentos eram graves demais.

 

Inquebrável ???

inquebra

Cidade de Toronto, no Canadá. 09/07/1993. No 28º andar de uma torre comercial ficava um grande escritório de advocacia. Era o final de uma longa semana e a visita dos estagiários era uma rara oportunidade de ter um contato direto com os advogados mais experientes da empresa. E poucos ali eram mais experientes do que Peter Lee. Aos 39 anos ele era um advogado especilista em segruança da empresa. Sua outra espcialidade era entreter e motivar as pessoas. Ele fazia uma brincadeira que se tornou a sua marca registrada. Ele ficava no fundo da sala, vinha correndo e se atirava contras as janelas de vidro.

Mas porque ele se sentia seguro fazendo isso? A resposta estava na contrução da janela. Em 1967 os vidros das janelas desta torre eram preocupantes em funçao da força da pressão do vendo. Na década de 1980 muitas das janelas do prédio foram substituidas por vidro temperado, um material considerado praticamente inquebrável. Na verdade o vidro temperado é considerado 6 vezes mais forte do que o vidro comum. Quando você aquece e resfria o vidro rapidamnte você cria compressão nos lados exteriores, ele é basicamente unido por compressão e o resultado é um vidro mais forte. Quando aquecido até o ponto de derretimento e rapidamente resfriado suas moléculas ficam permanentemnte travadas na compressão e isso cria um lacre muito duro.

Mas embora o processo torne o vidro mais forte ele não o torna indestrutível. Todo vidro quebra, as pessoas usam o termo inquebrável para descrever uma coisa que tem mais força, qaue resiste a golpes e quedas. o vidro temperado estilhaça por causa da pressão nas bordas, ele é vulnerável a rachaduras nas bordas. O mais prováel é que, com o impacto, o vidro tenha entrado em contato com a estrutura de metal, provocando uma falha. Por causa do processo de compressão, quando o vidro temperado sobre uma rachadura, por menor que seja, o vidro inteiro se quebra. O vidro é projetado para aguentar alguem apoiado nele não se atirando sobre ele porque ai se cria um impacto que o vidro não foi projetado para suportar..... como o advogado tristemente descobriu.

A empresa nunca mais se recuperou, fechando suas portas pouco tempo depois. Em seu auge a empresa empregou 90 advogados. Realemnte uma morte muito estranha.

 

O espirro mortal

espirro23

South Devon, Inglaterra, 16/07/2009. Paul Tyson estava a um ano de completar 80 anos. Ele havia sofrido um acidente e fraturou o quadril e estava numa casa de recuperação de idosos. Sua recuperação estava sendo extraordinária, ja estava andando e logo poderia voltar para casa, mas uma partícula de poeira mudou o seu destino para sempre.

Tudo começou com um grande espirro, um reflexo projetado para proteger e não para machucar. Existem nervos dentro do nariz que são nervos sensoriais e esses pequenos sensores enviam sinal para o cérebro que diz: "ei...tem algo fazendo cócegas." Seu diafragma baixa e o peito estufa. E então quando você tem dois pulmões grandes e saudáveis a pressão se acumula. Quando a pressão fica muito alta ela é subitamente liberada. O espirro de Paul foi tão violeto que chamou a atenção de todo mundo. Ele achava que estava bem, apenas um pouco atordoado. Quando espirramos ocorrem efeitos secundários. A pressão que vem do seu peito é subitamnte transmitida atravé do pescoço e vai para a cabeça. As vezes o aumento da pressão pode simular recetores na retina e você pode ver aluns pontinhos.

A pressão do espirro de Paul provocou mais do que pontinhos, ela rompeu um vaso sanguíneo em sua cabeça, é raro, mas é possível. Se você tem alguma anormalidade nos vasos sanguíneos, se eles forem um pouco mais finos o aumento repentino da pressão pode ser suficiente para provocar um vasamento. A ruptura no vaso sanguíneo de Paul era pequena e o vasamento era bem lento, ele poderia ter se curado sozinho. Mas ele estava tomando remédios que tornavam a situação bem pior.

Paul tomava remédios que afinavam o seu sangue, uma medicação usada para impedir a coagulação do sangue após a cirurgia. Mas enquanto Paul voltava para seu quarto, a pequena ruptura no seu vaso sanguíneo provocou uma hemorragia em seu cérebro. Lentamente o sangue que vazava começou a pressionar o cérebro e com o tempo a pressão no cérebro ficou muito grande e o cérebro acabou sendo esmagado dentro da cabeça.

 

A estranha morte do filho de Bruce Lee

brandon lee 261016

Wilmington, Carolina do Norte, EUA, 31/03/1993. O ator e especialista em artes marciais Brandon Lee esperimentava o gosto do sucesso aos 28 anos de idade. Ele havia acabado de assinar um contrato com uma gradne produtora de cinema. E agora, Brandon estava filmando a supreprodução "O Corvo" e faltavam apenas 8 dias para o término das filmagens.

A cena que Brandon estava para filmar não era complicada, ele simplesmente tinha que ir até sua marcação e levar um tiro. A arma usada era de verdade, procedimento padrão nun set de filmagem. As armas de verdade aparecem melhor na câmera e por serem reais são mais seguras. E um dos modos de tornar uma arma real segura é usar festim, que é basicamente um cartucho sem balas. O cartucho pode não ter balas, mas está cheio de pólvora. Para que o tiro seja verossímil a arma tem que produzir um clarão no cano, para isso o cartucho vazio precisa ter duas vezes mais pólvora que um cartucho real.

Quando o gatilho é disparado o percursor da arma entra na escorva produzindo uma fagulha que acende a pólvora, mas sem bala a arma esta segura. Infelizmente, duas semanas antes eles haviam esquecido uma bala que estava presa no cano. Para uma cena anterior alguém havia carregado a mesma arma com balas falsas, que são balas reais usadas em cenas de tiros, mas não tem pólvora, o que torna a arma segura, pelo menos era isso que eles pensaram.

A bala havia sido empurrada para o cano onde ficava praticamente invisível a menos que você olhasse dentro do cano, portanto ninguém a viu. Normalment uma bala alojada no cano teria sido encontrada por um perito em armas de fogo. Infelizmente o perito em armas de fogo que eles haviam contratado não estava la, tinha ido embora.

Um cartucho vazio com um monte de pólvora, junto com uma bala falsa alojada no cano tornava aquela arma....MORTAL! Quando o ator disparou a arma o percursor acendeu a pólvora,portanto havia todos aqueles gases quentes explodindo no cano, eles atingiram a bala que estava lá havia duas semanas e forçaram a bala para fora do cano. E a quela arma disparou uma bala que voou literalmente a velocidade do som.

Levou um bom tempo até que a equipe de filmagem percebesse o que havia acontecido. A bala perfurou o abdomem de Brandon e se alojou perto de sua coluna. Ele foi levado as pressas para o hospital, onde os médicos fizeram uma cirurgia de emergência. Nunca mais ele recobrou a consciência, a cirurgia durou 10 horas e ele morreu na sala de operação.

 

O ultimo passeio na montanha

c518r

Welch, Virgínia Ocidental, EUA, 31/07/1907. Red Thopen e seus amigos haviam acampar. O plano era simples, encontar uma fonte de água e tomar uma cerveja, que levavam num barril. Era uma fuga dos problemas passear pelos bosques, menos de um...a serpente cabeça de cobre. As montanhas estavam cheias delas e no início do século 20 o medo da cabeça de cobre havia alcançado proporçõe míticas. Muitas cobras venenosas não picam imediatamente, mas a cabeça de cobre sim. Nos Eua mais pessoas são picadas por elas do que por qualquer outra espécie. A camuflagem é uma de suas armas mais mortais, junto com as presas. Quando o perigo fica próximo demais ela usa as presas para injetar veneno na vítima. São predadores que param e esperam, se você pisar ou puser a mão acidentalmente em uma delas vai ser picado.

Com a chegada do sol do meio dia os homens se concentraram em questões mais urgentes, como encontrar uma fonte de água fria para gelar a cerveja, uma coisa facil de encontar nessas montanhas. Colocam então o barril na água. Mas nem tudo é tão facil de ver. Depois de um tempo retiram o barril da água e começam a beber. De repente a diversão acabou, os homens ficaram doentes, todos com exceção de Ralph, que se recusou a beber. Ele então precisava conseguir ajuda ...e logo.

Oito homens estavam acampando na Virginia ocidental, quando sete deles ficaram extremamente doentes após beber cerveja. Quando Ralph voltou com um médico apenas dois dos seus amigos ainda respiravam, os outros estavam mortos. Ralph tinha um ideia doque tinha matado os seus amigos. Havia uma cabeça de cobre morta dentro do barril da cerveja. O que ninguem compreendia em 1907 era que essa cobra era mortal, mas não por causa de seu veneno. Você podia beber o veneno de uma cabeça de cobre, ele passaria direto por seu corpo sem fazer mal, o veneno precisa ser injetado para matar, diferente de outros tipos. Portanto não foi o venono que matou aqueles homens.

Se não foi o veneno, como a cabeça de cobre os havia matado? Um teoria aceita é que a cerveja veio direto de um armazém, infestado de ratos e naquela época se usava estriquinina para matá-los, que é um veneno altamente tóxico e mortal sendo ingerida ou inalada, mata da mesma forma. A estriquinina matou os ratos, mas logo fez outras vítimas. Uma cabeça de cobre então decide comer vários desses ratos. Depois de comer ela precisava digerir a comida e procurou um lugar para se esconder, para não ficar exposta a nenhum predador. Um barril de cerveja escuro e vazio é uma ótima escolha.

Os homens nem olharam ao colocar a cerveja dentro e quando a cabeça de cobre morreu e se decompos liberou a estriquinina na cerveja que aqueles homnes beberam e seu efeito foi instantâneo. Ela desliga substancias químicas que controlam nossos músculos e podem ocorrer espasmos na laringe, que impedem a respiração, sofre espasmos nos músculos e no coração que não conseguem mais se contrarir da maneira correta e isso acaba levando a morte muito dolorosa.

 

Golfe....mata !!

areia1

Município de Fulton, Nova Yorque, 09/07/1994. Jeff adorava jogar golfe com os amigos, ele queria dar intensidade a todas as jogadas e isso normalmnte valia a pena. Nesse dia o balançõ dele estava perto da perfeição. O golfe é um esporte que usa muito os princípios da física. Quando vocÊ joga golfe na grama e atnge a bola duas coisas são transferidas do taco para a bola. Uma delas é a quantidade de movimento e a outra é a energia. Ou seja ao atingir a bola ela recebe uma boa parte da quantidade de movimento e energia do taco.

Jeff estava a toda....até sua bola cair num buraco de areia, uma superfície bem mais difícil do que a grama bem cuidada. Quando a bola acaba enterrada na areia e você a atinge com o taco, a areia vai receber uma parte substancial da energia e quantidade de movimento do taco. O que significa que a bola nao pode ir muito longe, mas no caso de Jeff ela não foi a lugar algum. De repente a vida náo era tã boa quanto a 15 minutos atrás. Quando Jeff começou a perder o jogo, perdeu também a cabeça. Uma reação não muito diferente da fúria no trânsito. Não importa se a atividade é dirigir ou jogar golfe, qualquer coisa ou pessoa que o impeça de atingir seu objetivo vai torna-lo agressivo, o problema é o quão agressivo.

A frustração de Jeff passou, ele recuperou o foco e foi recompensado com uma bela jogada, mas o próximo buraco era um par 5, sua distância era de 405 metros e era um dos buracos mais difíceis do percurso. Um bom desempenho ali poderia equilibrar o jogo. Agora Jeff teria que dar uma tacada tão boa quanto foi a do amigo, ele deu o máximo de si, mas não foi nada bem, na verdade não poderia ter sido pior.

A furia de Jeff atingiu um nível ainda maior e ele precisava descontá-la em alguma coisa. Ele procurou alguma coisa que pudesse atingir de modo dramático, algo que quebrasse ou fizesse barulho, o importante era descontar a raiva e para isso ele escolheu um banco nas proximidades. Com o taco ele começa a bater violentamente várias vezes até partir o taco em dois. A velocidade média do taco antes de atingir o banco era de cerca de 80km/h, mas se você concentra tanta energia numa pequena parte do taco, vai ter energia suficiente para fazer esse pedaço viajar não a 80km/h mas a 150 ou até mesmo 300km/h, suficiente para casar muito estrago.

E é isso mesmo que acontece........o pedaço do taco voltou girando e a ponta atinge em cheio o coração de Jeff....que caiu morto na hora.

 

Cremação EXPLOSIVA

aogivex

Data 10/05/2003, Tianjin na China. A China tem uma população de 1,4 bilhão.Ja imaginou o que eles fazem com tantos cadáveres? Eles queimam! Na China a cremação é obrigatória. Chung-lee era chefe de um crematório público e também um ladrão. Ele tirava TUDO de valor que encontrasse no cadáver, depois tacava fogo. 

O processo de cremação começa com uma fornalha que consegue atingir temperaturas de cerca de 1315 graus celsius. O processo foi projetado para reduzir restos mortais, humanos ou animais, a cinzas e fragmentos de osso. Em média crema-se, aproximadamente, 45 kg por hora.

O Sr Wang estava prestes a virar pó. Ele morreu ha dois dias no que se acreditava ser um acidente com raio por causa de uma aparente queimadura no tórax. O buraco no tórax de Wang era bem menos interessante que o tesouro encontrado em sua boca. Assim que o Sr Chung ateou fogo no cadáver do Sr Wang ele descobriu que em boca fechada não entra ....chamas. Uma simples autópsia teria descoberto que a causa real da morte do Sr Wang não foi um raio. Ele foi atingido por um foguete de semeadura, lançado para acabar com a seca que ja durava um mês. A ogiva explosiva que dispara o iodeto de prata para induzir a chuva não explodiu.

1ogiv

Em vez disso, ela caiu a toda velocidade na terra e ficou presa no tórax de Wang. Mal sabia Chung que a carga explosiva estava enterrada no peito de Wang. Assim que a câmara do crematório foi acesa, o detonador foi aquecido e explodiu, arrancando a cabeça do Sr Chung.

 

Bebendo.........COCAÍNA !!!

cocliqui1

02/04/2006, Fênix, Arizona. Charlie e Jevetta são ladrões de quinta categoria, que roubam malas no aeroporto. Essas quadrilhas atacam todos os dias no pais todo. Milhares de malas são roubadas nos aeroportos dos Eua. É muito fácil entrar no aeroporto, ningém é revistado após pegar as malas. Se alguem quiser roubar vai procuar uma mala chique e bonita, pegar e sair tranquilamente. 

O feliz casal de ladrões volta para o seu covil, após mais um trabalho bem feito para fazer o inventário do roubo. Algumas peças vão para o contrabando outras ficam com eles mesmos. Charlie encontra o que? Uma bela garrafa de rum importado....não pensa duas vezes, abre e toma um generoso gole. 

Sem saber, Cherlie tinha roubado a mala de um traficante, não era rum que ele havia bebido, era COCAÍNA LIQUIDA. A cocaína líquida é uma mistura muito concentrada de cocaína e querosene. É a etapa final do processo antes da extração da cocaína na forma de cristais. Ele ingeriu o equivalente a 85 gramas de cocaína pura. O querosene deu um toque especial. A cocaina líquida ingerida vai para as terminações nervosas e libera adrenalina. Essa grande quantiade de adrenalina provoca aumento da pressão sanguínea, aumento da frequencia cardíaca e espasmos nas artérias. e você morre de ataque cardíaco.