CURIOSIDADES

Frutas exóticas que você provavemente nunca ouviu falar - Parte 2

pitayaPitaya - Fruta dragão. É assim que é chamada a pitaya, uma fruta de características exóticas e benefícios excelentes para a saúde. Ela veio da América Central e conseguiu se espalhar pelo mundo todo, principalmente no Oriente, embora no Brasil seja apenas cultivada em São Paulo. Sua casca é irregular, formando gomos escamosos que lembram um dragão, mas sua polpa é doce e macia, com um sabor comparado ao do kiwi e melão. A pitaya é matéria prima de doces, geleias, iogurtes, sorvetes, tortas e também cai bem como acompanhamento na salada.

Tipos da pitaya

É possível encontrar na natureza três tipos da pitaya: a com casca rosa e polpa branca (Hylocereus undatus); a com casca amarela e polpa branca (Selenicereus megalanthus); e, por fim, a de casca rosa e polpa vermelha (Hylocereus polyrhizus). As três são ricas em nutrientes, contudo alguns dos continentes diferem ente as variedades.

Os vários benefícios da pitaya

Muito rica em vitaminas, minerais e oligossacarídeos, a pitaya ajuda excelentemente na manutenção da boa saúde. Essa fruta consegue diminuir o colesterol, retardar o envelhecimento celular e ainda regular os níveis de açúcar no sangue. É encontrado em sua fórmula o Omega 3, que é rico em magnésio e cálcio, minerais que turbinam a imunidade do organismo.

Pitaya na dieta

A pitaya ainda pode ser uma aliada de quem está fazendo dieta para emagrecer, já que em 100 gramas são encontradas apenas 50 calorias e tem propriedades termogênicas – funcionam queimando gorduras. Ainda para emagrecer, são encontradas duas substâncias importantes: glucagon, que dá sensação de saciedade e tiramina, que inibe o apetite, principalmente por doces.

Oligossacarídeos do bem

Os oligossacarídeos encontrados na pitaya são muito eficazes na prevenção de doenças como o diabetes e o câncer de cólon. Eles também reduzem a ingestão de calorias, diminui as chances de contrair infecções bacterianas, além de ajudar a neutralizar as substâncias tóxicas que entram no organismo.

As outras partes da planta

Não é só por ai que para os benefícios da pitaya. É possível também tirar proveito do talo e das flores, pois são ótimos para tratar problemas renais. Suas sementinhas são frequentemente comparadas ao gergelim e têm um ótimo poder laxante que ajuda quem sofre com a prisão de ventre.

 

Noni

 

04 noni

 

O noni é de origem asiática e possui muitas propriedades medicinais importantes para prevenção de doenças. Além disso, como complementar nas dietas de emagrecimento tem feito muito sucesso em diversos países do mundo. Porém, vale lembrar que esses produtos naturais quando usados para fins de perder peso são mais eficientes junto com exercícios físicos e dieta.

Onde encontrar o Noni?

No Brasil, pode ser encontrado em feiras livres e em supermercados; já que atualmente está sendo bastante cultivado na Amazônia e em outros estados brasileiros. Nos Estados Unidos, ele é vendido apenas sob forma de cápsulas, chás (feitos das folhas) ou sucos industrializados, para dezenas de milhões de consumidores que querem aproveitar seus benefícios e emagrecer. Em sucos industrializados, pode-se encontrar a mistura da frutinha milagrosa com suco de uva, este com propriedades reconhecidas cientificamente pode ajudar a baixar o nível de colesterol no sangue, ajudando a perder peso e melhorando a circulação do sangue.


Kinkan

kinkan


Sua provavel origem é a China, de onde se espalhou para países da Ásia, principalmente o Japão. “Kumquat” ou “chin kan” em chinês, e kinkan, em japonês, significam “laranja de ouro”. Mas ela não é exatamente uma laranja. Eduardo Stuchi, engenheiro e pesquisador da Embrapa, explica que ela pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus (que inclui laranjas e tangerinas, entre outras). Pode ser consumida ao natural, a sua casca tem bons teores de açúcar. “É também possível usá-la em molhos ácidos, que equilibram o sabor de pratos com carnes gordurosas ou aves de caça. Como é colocada inteira, com casca e tudo, o efeito visual é bonito”, afirma o pesquisador.

Acredita-se que a “laranja de ouro” chegou ao Brasil com a primeira leva de imigrantes japoneses. No Brasil, as principais regiões produtoras ficam no estado de São Paulo. Degustar a kinkan em forma de caldas, molhos ou compotas é o mais comum no Brasil, acredita Marcio Seije, professor de gastronomia do Centro Universitário do Senac. “Os japoneses a consomem mais ao natural, com casca e tudo. No Japão, onde a maioria das frutas custa muito caro, a kinkan é barata e muito popular. Diz a lenda que é uma fruta que traz muita felicidade para quem a planta e cuida dela”, conta Seije.

Além de felicidade, pode trazer muita saúde com o consumo apenas de 1 ou 2 frutas/dia. É riquíssima em vitamina C (151 mg/100 g), cálcio (266 mg/100 g), potássio (995 mg/100 g) e boa fonte de vitamina A, fósforo, ferro e outros minerais. Pode ser utilizada como planta ornamental, produz flores brancas e perfumadas, folhas verde-escuras e brilhantes, tem frutos pequenos e não apresentam espinhos, essa espécie pode ser cultivada em vasos ou em locais onde existem crianças. É uma planta que se adapta facilmente a diferentes ambientes e desejos de paisagismo. É muito resistente à pragas.


Chirimoia

Chirimoia


É o fruto de uma árvore do mesmo nome, nativa da região da cordilheira dos Andes, na America do Sul, mas é cultivada em vários países. É semelhante a fruta do conde. É uma fruta popular, por exemplo, no Chile.

 

Kiwano ou Kino

 

05 kino

 

Existem alguns alimentos que são poderosos aliados na hora de perder aqueles indesejados “quilinhos a mais”, por darem a sensação de saciedade, diminuindo o apetite e, consequentemente, fazendo com que a pessoa coma menos. Uma pequena fruta exótica, ainda pouco conhecida no Brasil, vem conquistando o seu espaço por fazer parte deste grupo de alimentos que ajudam a emagrecer: é o kino. O kino, também conhecido como kiwano, pepino “chifrudo” africano, melão “chifrudo” africano ou melão gelatina (jelly melon), é originário do continente africano, sendo cultivado também nos Estados Unidos, Israel e, mais recentemente, na Europa. Em nosso país, o cultivo da fruta ainda é pequeno, motivo pelo qual a fruta ainda é pouco conhecida.

O kino pode ser usado como um aliado em dietas de emagrecimento, mas lembre-se que, para eliminar os quilinhos extras de forma saudável, é necessário aliar uma alimentação saudável e balanceada à prática de exercícios físicos. Confira a seguir as propriedades e os benefícios desta fruta de sabor agridoce e que se assemelha ao maracujá na sua textura.


Rambutan

Rambutan


O rambutan (Rambutão ou rambutã) é uma fruta exótica originaria do sudeste asiático também conhecida como Delícia do Pacífico. É semelhante à Lichia tanto na aparência como no paladar, pois pertencem a mesma família Sapindaceae. Os frutos são maiores que os da Lichia, suas sementes são menores, possuem casca firme cobertas com pelúcia macia e coloração vermelho carmim. Sua polpa é doce, pouco ácida semelhante à uva podendo ser utilizada em conservas e sucos, aceita também congelamento mantendo as características originais.

O Rambutan é rico em vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro e niacina. Sua polpa é doce e pouco ácida, semelhante a polpa da uva. O extrato da raiz é utilizado para tratar febre e das folhas para aliviar as dores de cabeça. A fruta pode ser armazenada na geladeira por até duas semanas e pode ser encontrada no Sacolão Real.


Toranja ou Grapefruit

Toranja


A toranja ou toronja (Citrus × paradisi) é um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja (Citrus × sinensis). Este fruto também é conhecido pelos nomes de jamboa, grapefruit, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã, entre outras denominações.

Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência similar à da laranja e possui muitos dos mesmos benefícios para a saúde além de ser bem saborosa e doce. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflete a cor da sua casca (amarela ou amarela rosada), mas a cor da sua polpa.

As toranjas costumam variar em diâmetro, entre 10 a 15 centímetros, com algumas variedades contendo sementes, e outras não. De sabor agradável, como seu nome em latim, Citrus paradisi, já o diz.

A árvore da toranja é subtropical, cultivada pelo seu amargo fruto que, originalmente, foi nomeada de "fruta proibida" em Barbados.

Estas árvores têm geralmente cerca de 5–6 m (16-19 pés) de altura, embora possam atingir 13–15 m (43-49 pés). As folhas são verde escuras, longas (até 150 mm, ou 6 polegadas) e magras. Produzem flores brancas de quatro pétalas, com 5 cm (2 polegadas).

A fruta tem casca amarelo-alaranjada de formato esférico-achatado. A polpa é segmentada e ácida, variando em cores, dependendo do cultivo, que inclui brancos, rosados, tintos e polpas de diferentes doçuras.

 

Ackee

 

06 akee

 

Originário da Costa da Guiné, o Akee é uma planta típica de clima tropical. Tem sua origem na África Ocidental, mas tem atravessado o Oceano Atlântico fazendo no Caribe seu lar. A sua data exata de chegada é desconhecida, mas acredita-se que os frutos foram transportados para o Caribe por navios negreiros por volta do século 18. O Ackee, seu nome comum, é derivado do termo "anke" e "akye-fufuo", que são usados para descrever a fruta na África Ocidental. O fruto foi nomeado Blighia sapida em homenagem ao famoso capitão William Bligh de Mutiny on the Bounty, que transportou os frutos da Jamaica para a Inglaterra em 1793.

Essa árvore perene pertencente a familia das sapindaceas, crescendo a uma altura de 10 a 12 metros. Suas folhas são compostas, sendo muito utilizada como árvore de sombra. O fruto é dividido em três seções principais, a vagem, as sementes e a parte comestível, o arillo. O consumo do Ackee se dá principalmente na Jamaica, Haiti e algumas partes da África Ocidental. Na Jamaica, a fruta serve como um importante componente de um prato nacional. O arilo maduro é cozido, geralmente em água salgada ou leite, e em seguida, frito. É muito usada na culinária exótica em doces e bolos, pois serve como substituto das nozes em certas ocasiões.

Seu sabor é adocicado e levemente ácido. O interessante desta fruta é que é tóxica, principalmente quando imatura ou verde; só o arilo, porção esbranquiçada na base da semente, pode ser consumido ao natural e também cozido quando o fruto está maduro, isto é, quando se abre. A parte comestível é oleosa e tem sabor de noz. Suas sementes não são comestíveis. Por esse motivo tem de se tomar muito cuidado no seu consumo.

O ackee leva de sete a oito semanas para atingir a maturidade, quando então dobra de tamanho. Em plena maturidade, os frutos são em forma de pêra e adquiriem uma cor vermelha ou um tom amarelo com coloração vermelha. As frutas são seguras para consumo apenas nesta fase. A ingestão de Ackee verdes com o objetivo de fins medicinais ou nutricionais podem dar origem a intoxicações agudas chamada "doença do vômito da Jamaica" ou síndrome hipoglicêmica tóxicos (THS). Várias partes da árvore ackee tem sido utilizada medicinalmente para expulsar parasitas e de tratar (diarréia grave), disenteria, conjuntivite oftálmica (inflamação dos olhos) e cefaléia. Mais pesquisas são necessárias para fazer uma recomendação sobre os benefícios terapêuticos da Ackee. Devido à sua toxicidade, a importação desta fruta para os EUA é proibido pelo FDA.

 


Carambola

Carambola


Carambola é um fruto exótico e atrativo de uma espécie de árvore nativa da Indonésia e Índia, chamada de Averrhoa carambola. Tanto a árvore como seus frutos são populares em todo o Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e partes da Ásia Oriental. A árvore também é cultivada na Colômbia, Guiana, República Dominicana, Brasil e nos Estados Unidos, no sul da Flórida e do Havaí.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Oxalidales
Família: Oxalidaceae
Gênero: Averrhoa
Espécie: Averrhoa carambola

A árvore da carambola é de crescimento lento (perene) e caracteriza-se por ter tronco curto e bastante ramificado, possui uma forma espessa e suas folhas decíduas estão dispostas em espiral. Conseguem alcançar até 15 metros de altura aos 25 anos de idade. Os frutos são vistosos, com uma forma oblonga, possuem uma pele fina que varia de verde a amarelo, dependendo do grau de maturação. Quando imaturos são verdes, e atingem a cor amarela quando estão maduros e prontos para serem consumidos. É um fruto adstringente e suculento com sabor doce e azedo. Cortado em fatias em secção transversal o fruto tem a forma de uma estrela.

A fruta é muito apreciada por ser saborosa, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), fonte de vitaminas A, C e do complexo B, e por conter baixas calorias (aproximadamente 35 calorias em 100g). A carambola ainda é rica em antioxidantes, por ser uma potente fonte primária e secundária de polifenóis antioxidantes. Oferece diversos benefícios para a saúde tais como: auxilia no combate a febre, é eficaz contra escorbuto e também é utilizada como estimulador de apetite. As sementes trituradas servem como um sedativo em casos de asma e cólicas. Porém, por ser uma fruta que contém ácido oxálico, pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de insuficiência renal, podendo produzir vômitos, causar náuseas e até mesmo confusão mental quando consumidas.

A fruta é cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto, mas algumas vezes durante o ano todo. As formas de consumo de carambola são variadas e típicas de cada região. Geralmente as frutas maduras são utilizadas em saladas, sucos, no preparo de geléias, gelatinas e caldas, e o suco da fruta é utilizado como tempero. A carambola ocasionalmente é usada para limpeza (o suco de fruta é usado para remover manchas) e polimento de metais.

 

Magosteen ou Mangostão 

 

07 mangostao

 

Mangostão é uma fruta exótica, conhecida como a Rainha das Frutas. Cientificamente conhecida como Garcinia mangostana L., é uma fruta redonda, com casca grossa e roxa que tem poder anti-inflamatório, sendo rica em um nutriente conhecido como xantona, que atua no organismo humano como um poderoso antioxidante. É também muito utilizada como complemento em dietas de emagrecimento.

Indicações do Mangostão

Problemas digestivos e gastrointestinais, dores nas articulações, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, hipertensão, envelhecimento precoce, problemas no sistema imunológico, respiratório, cardiovascular, ação inibidora sobre enzimas nocivas, diminuição da fadiga, diabetes, colesterol alto, triglicerídeos alto, depressão, emagrecimento.


Tâmara

Tâmara


As tâmaras são produzidas pelas tamareiras – termo originário da língua hebraica - ou datileiras, palmeiras largamente desenvolvidas por oferecerem frutas que podem ser consumidas como alimentos. Elas têm tonalidade vermelha, são entretecidas por fibras e apresentam paladar agridoce.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Gênero: Phoenix
Espécie: Phoenix dactylifera

Portadores de elevado teor de hidratos de carbono simples e complexos, que constituem 72% deles, sendo assim um nutriente altamente energético, estes frutos são cultivados há tanto tempo, que hoje não é possível afirmar com precisão em que região eles germinaram naturalmente. Estudos apontam que as tâmaras provêm de oásis que pontuam os desertos do norte da África, mas há quem afirme haver uma possível procedência do sudoeste da Ásia.

Esta fruta também revela a presença de tiramina, portanto os usuários de substâncias conhecidas como inibidores da monoamina oxidase (IMAO), devem consumi-la cautelosamente, pois neste caso a tâmara pode provocar uma crise de hipertensão. Ela é igualmente abundante em potássio, cobre, magnésio e cálcio, sendo, portanto, prescrita para a faixa etária infantil e para praticantes de esportes.

A tamareira tem porte médio e alcança de 15 a 25 metros de altura. Eventualmente ela aparece em arranjos vegetais denominados touceiras, nos quais diversos caules compartilham o mesmo sistema de raízes, mas normalmente ela se desenvolve separadamente.

O arbusto é composto por folhagens que nada mais são que ramos divididos em pinas – cada uma das partes em que se dividem folhas que têm o aspecto semelhante ao das barbas de uma pena -, os quais podem ser encontrados medindo até 3 metros de comprimento. Esta fronde apresenta pés – pecíolos – repletos de espinhos, e aproximadamente 150 folíolos – folhinhas que nascem ao lado destes pés.

As tâmaras são digeridas completamente depois de um longo período, pois são ricas em açúcares complexos; esta característica é bem apreciada por aqueles que necessitam preservar um ritmo enérgico durante atividades físicas ou mentais, normalmente em desportos que testam a resistência ou em esportes de duração prolongada.

Os frutos da tamareira têm igualmente propriedades calmantes, as quais se originam do ácido pantotênico ou vitamina B5; eles são ideais também para quem sofre de insônia, pois contêm triptófano, substância que incentiva a constituição de melatonina, a qual proporciona um bom sono.

Várias das qualidades medicinais desta fruta são aproveitadas ancestralmente; atualmente a Ciência tem reiterado estas características da tâmara, principalmente por ela ser rica em celulose, frutose e ferro. Este ingrediente, em particular, contribui para o combate à anemia e aos problemas hepáticos. As fibras que a compõem auxiliam no bom funcionamento do intestino. Além disso, este fruto desperta o apetite, resiste ao câncer, fortalece o organismo, evitando gripes, viroses e outras afecções dos sistemas respiratório e urinário.

A tâmara é, hoje, produzida em países como Egito, Irã, Arábia Saudita, Paquistão, Iraque e nas nações fronteiriças, responsáveis conjuntamente por 98% da sua criação. Os Estados Unidos, a Espanha e o México cultivam os 2% restantes.


Fruta do Conde

Fruta do Conde


A fruta-de-conde pertence a das Anonáceas. A graviola também pertence a esta família não é de admirar a suas semelhança desta duas frutas. A fruta-de-conte é produzida da arvore chamada ateira, e sua origem é das Antilhas, foi aclimatada muito bem no Brasil. Essa fruta em algumas regiões é conhecida como pinha, condessa e no Nordeste leva o nome de ata. A polpa é formada por gomos com sementes compridas, pretas e lustrosas recobertas por uma massa branca ou creme, doce e sem acidez. É macia, granulada, perfumada e muito saborosa.

A fruta-de-conde ou pinha é rica em vitaminas do complexo B como a B1, B2, B3 e vitamina C (Ácido ascórbico) e alguns dos mais importantes minerais como o cálcio, ferro e fosforo. E ainda ajuda no combate a desnutrição, anemia, espasmos, colite cronica, caspa um poderoso fortificante do estômago e intestino. Da pinha ou fruta-do-conde podemos tirar proveito de quase tudo, sendo importante o uso das folhas, fruta bem como a casca e as sementes.

Uma Fruta do Conde (180g) contém 128 calorias. É ruim para pessoas que fazem regime por ser rica em açúcar e consequentemente, muito mais calórica do que a maioria das frutas.


Kiwi

Kiwi


Essa fruta exótica foi incorporada nos costumes alimentares da população brasileira há muito pouco tempo. Com uma estranha aparência que não agrada muitas pessoas, depois de ser saboreado, com seu gosto levemente azedo, o kiwi vai ganhando seu espaço na preferência de muitos. Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela FDA (Food andy Druy Administration - US) comprovaram que o kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.

A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.

Alguns dos elementos minerais que o compõe, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados, além das quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Por causa da clorofila, é uma das poucas frutas de coloração verde quando madura. Confira algumas delícias que você pode fazer com o kiwi: Suco de Abacaxi, Kiwi com Hortelã Sashimi de Kiwi.

Fonte: http://www.arara.fr/
http://www.bolsademulher.com/
http://www.jardimdeflores.com.br/
http://revistavivasaude.uol.com.br/
http://www.sacolaoreal.com.br/
http://www.outramedicina.com/
http://pt.wikipedia.org/
http://g1.globo.com/
http://mudasdefrutiferas.com.br/
http://beneficiosnaturais.com.br/
http://www.infoescola.com/
http://boassaudaveisenergias.blogspot.com.br/
http://maisequilibrio.com.br/

http://elwiraz75.empowernetwork.com/
http://revistagloborural.globo.com/
http://mastersuno.blogspot.com/
http://www.dietaesaude.net/
http://www.remedio-caseiro.com/
http://saudepelasplantas.blogspot.com.br/
http://www.tuasaude.com/