CURIOSIDADES

Um gato com o rosto de duas cores

gatav1Na terceira semana de agosto de 2012, uma fotografia de um simpático gatinho (imagem ao lado) com o rosto de duas cores apareceu nas redes sociais. Só no Facebook foram milhares de compartilhamentos e ...

“curtidas”, provando o sucesso do bichano. A foto é real! O gatin A cara da Vénus está dividida de forma perfeita, como se alguém tivesse fundido um gato preto com um gato tricolor. Também se dá o caso de ter uma heterocromia completa, ou seja, cada olho tem a sua cor. A explicação para as “duas caras” – diferente do gato que tem literalmente duas caras – reside na genética. Chama-se quimerismo e o animal é considerado uma quimera.

Em termos simples, a quimera é resultado de dois conjuntos de células diferentes que se juntaram durante o desenvolvimento embrionário. Normalmente, a quimera é formada a partir de quatro células parentais, que podem ser dois óvulos fertilizados ou dois embriões, que num dado momento se fundem. Apesar do resultado ser um só organismo, vai conter as características distintas que já se estavam a formar nos embriões outrora independentes, resultando numa mistura bizarra como esta que podemos ver na Vénus, que aparenta ser metade gato preto e metade gato laranja/tricolor.

 

gatav3

 

A qualificação “Quimera” ao ponto de vista mitológico é um animal híbrido composto por peças de diferentes animais. Em zoologia, os pesquisadores e especialistas dão este nome àqueles animais que contêm dois tipos de DNA, causada por dois embriões fundidos. É como se Vênus fosse seu próprio gêmeo (não idêntico). Animais quimeras acontecem quando o embrião é formado a partir de dois grupos de células com material genético diferente. Assim, cada população de células mantém o seu próprio caráter e o animal é uma mistura das células que já tinham começado a desenvolver nos embriões separados e mantiveram seus fenótipos originais. Isso significa que o animal resultante é uma bizarra, porém incrível, mistura de tecidos!

 

gatav2

 

Gatos quimeras não são raros, inclusive o quimerismo se apresenta em diversos animais como cães, lagostas e etc… E acredite: até mesmo seres humanos podem ser quimeras. O quimerismo em humanos acontece quando dois óvulos fecundados se fundem antes do quarto dia de gestação, misturando as informações genéticas sem que o indivíduo sofra grandes mutações. Se a fusão entre os óvulos ocorrer após o quarto dia, eles produzirão gêmeos xifópagos (siameses).

 

gatav4

gatav5 quimera

 

A origem desta menina única remonta a 2009. Através de umas fotografias postadas de um grupo de gatos abandonados, a dona rapidamente parou na imagem de um gato que parecia ter a cara dividida a meio e parecia até ser a fusão dos dois gatos que já tinha (e continua a ter) em sua casa. Rapidamente decidiu adotar a menina, na altura com cerca de dois meses. Segundo a dona descreve na página de fãs da Vénus no Facebook, a gata é do mais doce que pode haver, embora tenha também uma forte personalidade, demonstrando autoridade sobre os outros animais em casa – por outras palavras, ela manda!

Fonte: http://www.e-farsas.com/
          http://www.mundodosanimais.pt/
          http://diariodebiologia.com/