CURIOSIDADES

Curiosidades sobre o filme "O Corvo" (1994)

corvo3Eric Draven fora assassinado brutalmente, junto com sua bela esposa, há um ano. Entretanto, o desejo de vingança que habitava sua alma o trouxe de volta. Guiado por um corvo, Eric vai atrás dos assassinos que invadiram e queimaram sua casa, abusaram sexualmente e assassinaram sua esposa e o assassinaram. "O Corvo" conta essa história, é um filme emocionante, com uma trilha sonora estupenda e uma atuação brilhante de Brandon Lee no papel principal. O filme, porém, leva um trágico acidente consigo. Confira agora. - O personagem Eric Draven foi oferecido aos atores River Phoenix e Christian Slater antes da contratação de Brandon Lee para o papel.

- A personagem Shelly chegou a ser oferecida à atriz Cameron Diaz, que a recusou por não ter gostado do roteiro. - O filme dirigido pelo australiano-egípicio Alex Proyas, cineasta do ótimo filme “Cidade das Sombras” e dos regulares “Eu, Robô” e “Presságio”.

- O diretor Alex Proyas queria que o cantor Iggy Pop fizesse parte do elenco de O Corvo e tinha até criado um personagem apenas para ele. Entretanto, problemas de agenda o impediram, mas ele apareceu na sequência de 1996.

corvo2

- Os personagens Top Dollar, Myca e Grange não são chamados por seus nomes durante o filme inteiro.

- O poema que Eric Draven recita quando entra na loja de Gideon é "The Raven", de Edgar Allan Poe.

- Na versão australiana de O Corvo todas as referência à palavra "fuck" foram retiradas do filme.

- O orçamento foi de US$ 6 milhões e o filme arrecadou US$ 94 milhões nas bilheterias de todo o planeta.

- A pintura no rosto de Eric inspirou a máscara utilizada pelo guitarrista da banda Slipknot, James Root

- A pintura no rosto de Eric inspirou a maquiagem do Wrestler Sting, da WCW e atualmente na TNA.

corvo - pintura

- O sucesso do filme foi tanto que inspirou até uma série de tv. “The Crow: Stairway to Heaven”, foi um seriado canadense, criado por Bryce Zabel, e estrelado por Mark Dacascos em 1998.

- Durante as filmagens, um carpinteiro foi eletrocutado, um operário enfiou um parafuso na palma da própria mão, um caminhão da produção de incendiou e uma tempestade violenta acabou com um cenário, certa noite.

- Como os demais filmes com abordagem sombria que não são compreendidos na época de seu lançamento, O Corvo tornou-se um Cult após alguns anos, principalmente entre os apreciadores do visual gótico e pela competente montagem de história.

corvo - diretor e os atores

- Além de focar o enredo em um personagem profundamente sombrio e perturbado, o cineasta Alex Proyas atribui um visual obscuro e gótico também ao visual da cidade onde ocorrem os eventos, dando a impressão que o ambiente também compartilha do luto de Eric.

- O filme recebeu o prêmio MTV Movie Awards 1995 (EUA), venceu na categoria de Melhor Canção (Stone Temple Pilots), foi indicado na categoria de Melhor Figurino, Melhor Diretor, Melhor Filme de Terror e Melhores Efeitos Especiais no Prêmio Saturno 1995 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA), também foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Brandon Lee) e Melhor Filme no MTV Movie Awards.

- A produção foi seguida por: O Corvo: A Cidade dos Anjos (The Crow: City of Angels), de 1996; O Corvo: A Salvação (The Crow: Salvation), de 2000; e O Corvo: Vingança Maldita (The Crow: Wicked Prayer), de 2005.

 

{youtube}_aH3D_fhafI{/youtube}

Cenas raras dos bastidores do filme

 

- “O Corvo” seria apenas mais um filme de suspense, não fosse pelo fato de que Brandon Lee,que é o ator principal, ter morrido durante as filmagens. O filme já estava praticamente pronto quando o acidente aconteceu, mas mesmo com morte de Brandon diante das câmeras, o diretor Alex Proyas decidiu continuar com as gravações e terminou o filme. Para as cenas que faltavam foi usado um dublê.

- A morte de Brandon Lee ocorreu quando a cena do estupro da personagem Shelly foi gravada. Uma cena antes dessa requeria que uma arma fosse carregada, engatilhada e apontada para a câmera, mas por causa da curta distância do take, a munição carregada era verdadeira, mas sem pólvora. Após essa cena, o assistente de armeiro limpou a arma para retirar as cápsulas, e derrubou um dos projéteis no cano. A cena seguinte a ser filmada foi a do estupro de Shelly, o problema é que a arma já estava com um projétil dentro e ainda por cima foi carregada com festim, que contém duas ou três vezes mais pólvora que um projétil normal. Brandon entra em cena com uma sacola de supermercado que continha sangue explosivo, o roteiro dizia que Funboy deveria atirar nele assim que entrasse na sala, estourando o saco de sangue, porém, o projétil foi disparado em Lee através da sacola, matando-o.

- Os negativos com a filmagem de sua morte foram destruídos sem nunca terem sido revelados.

- Recentemente durante uma entrevista ao site Latino Review, sobre um possível remake do filme, Alex Proyas falou: "Esse filme é do Brandon Lee e foi por isso que eu terminei de gravar o filme, em memória a Brandon. Na verdade esse foi o único motivo." contou o diretor que afirma ser contra a refilmagem.

Fonte: Medo B