CURIOSIDADES

Placa Dog Tag

tag4O primeiro registro é de 1863, durante a guerra civil nos Estados Unidos, onde os soldados americanos se envolveram em vários esforços para garantir que soubessem da sua identidade caso fossem abatidos no campo de batalha.  Assim, alguns escreviam seus nomes em pedaços de lenços de papel ...

e afixavam em suas roupas, enquanto outros começaram a gravar seu nome em um pedaço de madeira e pendurar no pescoço.  Em 1899, o capelão Charles C. Pierce destacou a necessidade de padronizar a placa de identidade de campo de batalha, mas foi em 1913 que tornou-se obrigatório. Em 1917 todos os soldados da U. S. Marinha eram identificados com discos de alumínio, usados em torno do pescoço. Para a segunda Guerra Mundial, o disco circular foi substituído pelos oblongos (retângulo com pontas arredondadas), até hoje ainda usados, o alumínio foi substituído pelo aço inoxidável. Embora haja variações no formato, as informações básicas são: nome completo do militar, CPF, número e tipo de serviço, de sangue e religião.

 

tag2

 

Apesar de sua origem estar no exército durante muitos anos, começou a popularizar o uso entre civis, o mundo reconhece a sua utilidade e funcionalidade, e hoje, muitas pessoas de todas as idades carregam diariamente consigo, por ser uma identificação útil para:

identificação de criança que ainda não sabe o seu nome completo e telefone;

atletas, caminhantes, motociclistas, ciclistas, grupos de escoteiros e muitos outros;

pacientes que necessitam de atendimento especializado em situações de emergência, tais como diabetes, hipertensão, asma, doenças cardíacas ou com doenças como Alzheimer ou demência;

é útil para indicar algum tipo de alergia à penicilina, sulfa, isodine, mertiolate, iodo, etc.;

para identificação de eventos especiais;

Em geral, para qualquer pessoa, porque ninguém está livre de sofrer um acidente, e a identificação ajudará na localização rápida de um parente. Além disso, pode ser usado como peça de estética para pessoa de qualquer idade e sexo. A placa dog tag também é usada para identificar objetos de fácil perda. A placa dog tag é feita de aço inoxidável da mais alta qualidade disponível no mercado, com a vantagem de não ficar escurecida como a prata. Resiste à alta temperatura, tornando-se indestrutível em caso de acidente quando se trata de um incêndio.

Formatos

Cada país tem um padrão  e formato. E mesmo dentro de um país , ele muda de acordo com as forças armadas. O Dog Tag é usado pelos militares para identificação dos soldados mortos e feridos, possue também informações médicas básicas essenciais para atendimento: tipo de sangue e história de vacinações e alergias. O uso do Dog Tag é obrigatório sempre que o soldado estiver em ação. Ele poderá conter duas cópias da informação e ser concebido de modo a quebrar facilmente em duas partes. Isso permite que metade da tag seja recolhida para notificação, enquanto a outra metade continua com o corpo.  Alternativamente, dois idênticos tags são emitidos. Um deles é usado em uma longa corrente tipo "bolinha" ao redor do pescoço, o segundo em muito menor anexa à primeira cadeia. Caso o soldado seja morto, a segunda tag é recolhida e o primeiro permanece com o corpo.

Diversos usos

Fora do âmbito militar, o Dog Tag é utilizado em diversas formas: Identificação de Crianças, Idosos, Grupos com finalidades distintas, Profissionais como Bombeiros, Salva vidas, Guarda costeira, Defesa Civil, e etc. Usado também para alerta médico, com informações importantes sobre alergias e doenças e problemas que o portador possue.

 

Fonte: http://www.placasdidentificacao.com.br/