CURIOSIDADES

Sangue Verde !!!

sangue_verde2007 - Caso raro de homem de 42 anos foi ocasionado por consumo de medicamentos. Descoberta foi feita no Canadá e reportada no periódico médico "The Lancet". Médicos canadenses da província da Columbia Britânica, no oeste do país, encontraram uma pessoa que tinha sangue da cor verde escura -- igual ao do Sr. Spock, famoso personagem da série "Jornada nas Estrelas". O caso real não foi ...

obra da natureza, mas algo que foi provavelmente ocasionado pelo consumo excessivo de um remédio conhecido como Sumatriptan. O homem, de 42 anos, foi ao hospital em outubro de 2005 por causa de problemas de circulação nas pernas, disseram os médicos Stephan Schwarz e Alana Flexman do Hospital St. Paul da Universidade de Columbia Britânica. O caso inusitado foi publicado na revista médica "The Lancet".

A inusitada descoberta aconteceu quando os médicos decidiram realizar uma cirurgia e remover os tecidos que estavam bloqueando o fluxo sangüíneo. Durante os testes prévios de emergência, os médicos descobriram que o paciente tinha uma leve taquicardia, mas que sua pressão arterial era estável e que sua única anormalidade eram níveis extremamente altos de creatina no sangue.

No entanto, a verdadeira surpresa ainda estava por vir. Após inserirem um cateter na artéria do paciente, os cirurgiões observaram que o sangue do homem era de cor verde escura. Apesar da estranheza inicial, os médicos continuaram a operação, que terminou com sucesso.

Ao analisar o sangue do paciente, os doutores diagnosticaram que ele sofria de sulfaemoglobinemia. "É possível que a excessiva ingestão de Sumatriptan, que contém um grupo sulfonamida, tenha causado a sulfaemoglobinemia", afirmaram os médicos no artigo publicado no "Lancet". O paciente estava tomando Sumatriptan para aliviar suas freqüentes dores de cabeça.

A sulfaemoglobinemia acontece quando um átomo de enxofre se incorpora na molécula da hemoglobina. Ele pode ser causado por medicamentos como as sulfonamidas.

Durante uma entrevista à imprensa local, o doutor Flexman disse que, quando os cirurgiões inseriram o cateter no braço do paciente, o sangue que jorrava era "verde escuro em vez de vermelho. Era um tipo de verde-negro. Talvez como a casca de um abacate". Flexman acrescentou que a equipe médica reagiu com "grande preocupação, obviamente".

Os médicos não revelaram se o paciente recuperou a cor normal do sangue.


Personagem famoso da ficção cientifica tinha sangue verde

 

spock


Senhor Spock (em inglês, Mister Spock) é um personagem da série original de televisão Star Trek (Jornada nas Estrelas) interpretado por Leonard Nimoy. Spock tem um sobrenome, nome de família, que nunca é indicado na série, porque é impronunciável por seres humanos.

Spock é o filho do embaixador vulcano Sarek e da sua esposa humana, a professora Amanda Grayson. Embora Spock se identifique como Vulcano — o primeiro Vulcano a se juntar à Frota Estelar, ao contrário dos desejos do seu pai, que gostaria que ele ingressasse na Academia de Ciências de Vulcano —, apresenta um conflito interno permanente entre a razão e a lógica da sua metade vulcaniana e da emoção e da intuição de sua metade humana. Para os padrões humanos, no entanto, é guiado quase que esclusivamente pela lógica. Apesar de sua metade humana mostrar-se as vezes "muito" incoveniente.

Seu sangue é verde porque é baseado em cobre e nao em ferro, como nos humanos.

 

Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/6733203.stm
       http://pt.wikipedia.org/wiki/Spock