CURIOSIDADES

Sushi de inseto

suschi1O japonês Shoichi Uchiyama é autor de um livro de receitas. Mas não um livro de receitas qualquer. Seu livro apresenta 79 receitas onde o principal ingrediente são insetos, entre sushis e biscoitos.Uchiyama já experimentou uma enorme variedade de insetos mas, seu favorito, são as larvas de cigarra. Ele avisa ainda que a maneira mais saborosa de consumir insetos, é frito.Existem mais de 1000 insetos considerados comestíveis em todo o mundo e os cientistas esforçam-se para popularizar seu consumo argumentando sobre a dificuldade em manter o rebanho mundial atual e sobre o seu alto valor nutricional. Segundo eles, no futuro, os insetos serão uma importante fonte de alimentos para toda a humanidade.

 

 

suschi2

Agora, vamos aos fatos. Há algum tempo atrás, no Japão, todas as sexta-feiras eu e mais uns amigos íamos a um restaurante que servia um frango grelhado ótimo. Certo dia, o dono, para agradar nos serviu uma iguaria: Filhotes de grilo (ou gafanhotos, afinal, qual é a diferença?) em conserva.Cheguei até a espetar um com um palito de dentes, olhei bem, mas não consegui. Nenhum de nós conseguiu. Nos desculpamos e explicamos que não tínhamos o hábito e, então, pedimos nosso franguinho grelhado de sempre. Se ele ficou ofendido, não demonstrou.Se vai faltar alimento ou não no futuro, não sei. Mas, pra mim, não dá. Não é preconceito, simplesmente, não consigo. Se faltar comida enquanto ainda estiver por aqui, quem sabe? Por enquanto, vou pedindo uma pizza.

suschi3

Comer insetos fritos é uma diversão no Japão. Segundo Shoichi Uchiyama as larvas de cigarra fritas são umas delícias, mas não para por ai. Muitos insetos de alto valor nutritivo, avaliados cientificamente, foram catalogados. Já ultrapassam 1.000 espécies insetos comestíveis, dentre eles: baratas, grilos, gafanhotos, larvas de cigarras, lacraias e besouros. Os cientistas desejam popularizar essa prática de consumo alimentar pelo alto valor nutritivo que tem os insetos e também para combater a fome no planeta. No futuro, segundo os cientistas, os insetos servirão para alimentar toda a humanidade. Vale a pena começar a comer barata para ir se acostumando. Frite primeiro pra ficar mais apetitosa e vá treinando pra deixar a sua barata bem gostosa. Experimente as receitas de larvas de cigarra, barata, escorpião, aranha que não é inseto, mas é gostoso também, louva-a-deus, barata d’água e lacraia.

Fonte: http://www.telegraph.co.uk/news/

          http://blogdovaldikim.com.br/