CURIOSIDADES

Peixe com cabeça transparente !

transp3Sim existe, o nome dele é Macropinna Macrostoma. Este bichinho consegue facilmente olhar para cima, devido sua cabeça transparente, sem mexer o corpo. Esta façanha é importante, já que consegue ver predadores e presas que estão acima dele. Sem dúvidas, no fundo do mar temos muito mais a desvendar do que imaginamos. Você alguma vez imaginou que existisse uma espécie de peixe em que através de sua cabeça transparente, fosse possível ver todos os órgãos internos? Adaptado à vida nas profundezas do oceano, seu corpo é totalmente escuro e, somente a parte de cima da cabeça, é transparente. Por todo esse tempo, acreditava-se que o peixe era capaz de enxergar somente acima de sua cabeça, uma habilidade muito útil para poder ver a aproximação de potenciais predadores em seu habitat. A descoberta do mistério se deu durante as filmagens feitas por biólogos marinhos que descobriram que os olhos do peixe podem ...

 

transp1enxergar em diferentes direções através da superfície transparente da cabeça.

Os cientistas acreditam que a visão do animal desenvolveu um tipo de filtro que permite ignorar a luz solar e captar a bioluminescência de pequenos peixes e medusas, seu principal alimento.

Uma outra curiosidade, são as duas cavidades visíveis na frente da cabeça que, apesar da aparência de olhos, são na verdade o órgão olfatório do animal, similar as narinas dos seres humanos.

A espécie Macropinna microstoma vive nas profundezas da costa central, na Califórnia.

 

 

 

 

 

transp2O peixe possui cabeça transparente e olhos tubulares, que podem rodar para dentro, fazendo com que ele possa olhar dentro dele mesmo.

Apesar de o peixe ter uma boca muito pequena, os dois espécimes capturados pela rede de pesca continham restos de águas-vivas em seus estômagos.


O Instituto MBARI (Monterey Bay Aquarium Research Institute) utilizando veículos não tripulados, operados remotamente, estudando águas profundas da Califórnia, conseguiu em aproximadamente 800 metros abaixo da superfície filmar o Macropinna Macrostoma. O vídeo revelou que o animalzinho tem por característica os olhos brilhantes na cor verde e protegidos por este escudo transparente que cobre sua cabeça.


Fonte: Blog Discovery e MBARI News.
            http://bocaberta.org/2009/
            http://www.mundodasnoticias.com.br/2009/