CURIOSIDADES

Menino de 2 anos entra para sociedade britânica de gênios

gen101/07/2013, por Vanessa Daraya - Adam nasceu em Mitcham, no sul de Londres. O garoto britânico de dois anos Adam Kirby foi aceito na Mensa, sociedade britânica de gênios. Com isso, o menino com alto índice de coeficiente de inteligência (QI) se torna o mais jovem membro do grupo. A sociedade composta apenas por pessoas com QI elevado foi fundada na Inglaterra em 1946, segundo a agência de notícias Caters. John Stevenage, CEO da Mensa, afirmou ao Daily Mail que novos membros são sempre bem-vindos na sociedade, que busca estimular crianças superdotadas a se desenvolverem em um ambiente intelectual e social.

No teste, Adam conseguiu 141 como índice de QI. Esse valor é mais alto do que o QI médio dos britânicos, que é de 100. O número também é superior ao estimado para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e para o primeiro-ministro britânico, David Cameron. Os pais da criança, Dean, de 33 anos, e Kerry-Ann, 31, afirmam ter percebido que o garoto era especial quando leu um livro e se esforçou para ir ao banheiro sozinho com apenas um ano. Em entrevista ao Daily Mail, Dean afirmou que as habilidades de Adam são surpreendentes.

Adam ainda não consegue falar frases completas, mas já lê Shakespeare e está aprendendo japonês, espanhol e francês. Apesar da idade, o garoto já consegue soletrar mais de cem palavras. Também já começou a aprender a tabela periódica, consegue montar um quebra-cabeça projetado para adultos e identifica continentes e países.

gen2

“As habilidades de Adam são excelentes. Tentamos desenvolver a inteligência dele desde que tinha 10 semanas. Enquanto a maioria das crianças na idade dele estão aprendendo a andar, Adam já foi para a leitura de livros. O desenvolvimento dele é surpreendente”, afirmou o pai ao jornal britânico Mail Online. John Stevenage, CEO do Mensa Britânico, também se surpreendeu com a inteligência o garotinho: “Nós sempre damos boas-vindas aos novos membros. Estamos ansiosos para Adam se juntar a nós e ter um futuro muito brilhante. Nosso objeitvo é ajudar crianças superdotadas e incentivá-las a se tornarem extraordinárias".

Irmão mais novo de Adam, Ethan, tem pouco mais de um mês, mas os pais já têm expectativas: “Eu espero que ele se desenvolva em um ritmo mais rápido que o de Adam. Além disso, eu li que os filhos mais novos tendem a acompanhar o ritmo de seus irmãos mais velhos, então eu acho que isso vai estimulá-lo”.


Fonte: http://exame.abril.com.br/
           http://extra.globo.com/