CURIOSIDADES

Peixe-lobo

plob1O peixe-lobo do atlântico (Anarhichas lupus) é um peixe-marinho que habita, como o próprio nome indica, as águas do Oceano Atlântico. Estes peixes são a maior espécie existente na família de peixes-lobo Anarhichadidae. Apesar do aspeto ameaçador, o peixe-lobo só é uma ameaça para os humanos fora da água. A maior espécie de peixe-lobo alguma vez capturada pesava cerca de 18 kg e tinha 1,5 m de comprimento. Os peixes-lobo possuem uma coloração que varia entre o acinzentado, o azul e o castanho esverdeado. Possui também uma comprida barbatana dorsal. Eles vivem em águas naturalmente geladas (1-2 ºC) e de ...

forma a manter .o seu sangue a circular de forma fluída, os peixes-lobo produzem substâncias anti-congelantes naturais. Eles habitam cavernas e aberturas rochosas entre os 76 e os 120 m de profundidade. O peixe-lobo têm uma estrutura dentária única, própria para esmagar as carapaças de caranguejos ou de molucos.

plob2 plob3

 Leia também - O Que Significam os Números do CEP

Devido aos seus dentes, os peixes-lobo adultos não conseguem fechar completamente a boca. Alimentam-se principalmente de ouriços-do-mar e de Carcinus maenas (uma espécie de caranguejo), mas também comem outros moluscos e crustáceos. Ambas estas espécies se não forem devidamente controladas, por predadores como o peixe-lobo, então podem eventualmente levar ao desiquilíbrio do ecossitema marinho. Ultimamente, as populações de peixes-lobo do atlântico têm vindo a diminuir drasticamente devido à pesca excessiva e captura colateral, durante as atividades piscícolas.


Fonte: Wikipedia
           British Marine Life