CURIOSIDADES

Rússia abre investigação sobre viagem dos EUA à Lua em 1969

jerftopo2015 - Parece que estamos falando dos tempos da Guerra Fria, mas é uma notícia contemporânea: a Rússia abriu uma investigação sobre a veracidade da viagem dos Estados Unidos à Lua em 1969. Segundo um artigo no jornal Izvestia, o governo argumenta que tal investigação poderia revelar novos “insights” sobre as viagens espaciais históricas. As informações são do The Independent.O representante do governo no Comitê de Investigações Vladimir Markin ...

afirma que foi também requerido um inquérito sobre o desaparecimento das imagens originais da primeira viagem do homem ao satélite natural, além do pedido sobre o paradeiro e as condições em que se encontram pedras lunares, trazidas durante as missões. “Não estamos afirmando que os Estados Unidos não foram à Lua, e apenas feito um filme sobre isso. Mas todos esses artefatos científicos – ou talvez culturais – são legados da humanidade, e seu desaparecimento sem vestígios é uma perda para todos nós”, disse.

Leia também - Dim mak, o toque da morte

O “desaparecimento” das imagens originais foi admitido pela Nasa em 2009, quando a agência espacial americana afirmou ter apagado as gravações originais e outras 200 mil fitas de vídeo para “economizar dinheiro”. Entretanto, a Nasa teria restaurado as cópias da viagem espacial, usando gravações de outras fontes, tais como as realizadas pela CBS News. A agência ainda defendeu que a qualidade dessas imagens seria superior à original que havia sido perdida. Sobre o solo lunar e as pedras recolhidas, a agência espacial dos EUA afirmou que “se diferem aos encontrados na Terra em muitos diferentes aspectos”, e que a maior parte do material está guardada.


Fonte: https://noticias.terra.com.br