CURIOSIDADES

Maçãs Diamante Negro

macaror1A maçã é geralmente vermelha, verde, amarela ou uma combinação das três cores, mas se as condições geográficas certas se acumularem, elas podem aparentemente tomar uma cor roxa bem escura, quase preta. Estas maçãs raras são chamadas de Black Diamond -uma variante da espécie Hua Niu (também conhecidas como Argentinas)- e atualmente são cultivadas apenas nas montanhas de Nyingchi, na Região Autônoma do Tibete.O pomar de 50 hectares criado pela empresa chinesa Dandong Tianluo Sheng Nong tem uma altitude de 3.100 metros acima do nível do mar, tornando o local ideal para cultivar essas frutas intrigantes. As diferenças de temperatura entre o dia e a noite são significativas, e os frutos recebem muita luz solar e ultravioleta, o que faz com que a pele passe do característico vermelho escuro das maçãs Hua Niu para o roxo escuro.

As maçãs Black Diamond são roxas, brilham e têm uma textura agradável. Do lado de fora quase se parecem com cera de vela e são tão bonitas quanto um diamante. É dai que veio o seu nome", disse Yu Wenxin, diretora de mercado da Dandong Tianluo Sheng Nong à Fresh Plaza.A produção no pomar de Nyingchi começou em 2015, três anos depois que as árvores foram plantadas, mas, devido a vários fatores, elas só podem ser encontradas em um seleto número de supermercados de alta qualidade em Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen, e geralmente são vendidas em pacotes de presentes de 6 a 8 frutas. De acordo com o Tencent News, o preço das maçãs Diamante Negro é de cerca de 50 yuans (uns 30 reais) por fruta.

 

 

Leia também - Brinquedos Perigosos

- "Como a produção chinesa é limitada, e os custos de distribuição são bastante altos, as maçãs negras, de alto preço, pertencem ao segmento mais sofisticado do mercado", disse Yu Wenxin. "Nós vendemos principalmente em pacotes de presente. No ano passado, pequenas quantidades de nossas maçãs foram vendidas para supermercados de primeira linha nas cidades de primeira linha da China, onde foram recebidas muito bem."

Devido as baixas temperaturas que as macieiras Black Diamond precisam para produzir frutos escuros, sua taxa de crescimento é muito menor do que a média. Enquanto a maioria das espécies de macieiras atinge a maturidade em 2 a 5 anos, estas árvores requerem não menos do que 8 anos. Além disso, apenas cerca de 30% do rendimento do pomar atende aos padrões de conformidade de cores a serem vendidos como maçãs premium Black Diamond. São questões como as mencionadas acima, juntamente com condições de pH de solo específicos exigidos para cultivar maçãs Black Diamond que fazem com que os fruticultores sejam relutantes em adotar essa espécie.

macaror2

As maçãs negras são um mistério, mesmo entre os produtores experientes de maçã, já que, além das poucas fontes listadas neste artigo, não há muita informação sobre elas on-line. Alguns usuários do Reddit, por exemplo, estão convencidos de que essas maçãs roxas escuras realmente não existem, enquanto outros afirmam que as fotos que circulam on-line foram aprimoradas para tornar os frutos mais escuros do que realmente são. Mas até que alguém ponha as mãos em uma maçã Black Diamond, não há como saber quem está certo.

macaror3

É bom lembrar que a primeira vez que falamos sobre as rosas negras de Halfeti, na Turquia, muita gente duvidou alegando que era puro fotochop. Depois de confirmada a sua origem, um dia sim e outro também o site recebe um e-mail questionando onde comprar sementes da mesma. A resposta? Em qualquer loja agropecuária. Não existe uma espécie de rosa negra, quem lhe dá a coloração é um cúmulo de fatores concorrentes, como acidez do solo, água e temperatura ambiente, entre outras.

 

Fonte: https://www.mdig.com.br