CURIOSIDADES

Ilha de Komodo é fechada porque as pessoas continuam roubando seus terríveis dragões

ilhacom103/04/2019, por Jesús de León, Epoch Times - O governo indonésio anunciou que fechará a Ilha de Komodo aos turistas no ano que vem, na tentativa de impedir que as pessoas continuem roubando seus dragões. Em uma reunião com o Ministério do Meio Ambiente e Florestas, na semana passada, o porta-voz da administração provincial de Nusa Tenggara Leste, Marius Jelamud, declarou que “a Ilha de Komodo será temporariamente fechada em janeiro de 2020”, relatou Tempo. O fechamento deve ser de pelo menos 12 meses.

A decisão foi tomada depois que a polícia de Java Oriental prendeu uma rede de contrabando que roubou 41 dragões de Komodo (Varanus komodoensis) e tentou vendê-los no mercado negro internacional por 500 milhões de rúpias (cerca de US$ 35.598) cada um. Akhmad Yusep Gunawan, chefe da unidade de crimes especiais da polícia de Java Oriental, disse que 5 filhotes de Komodo foram resgatados do grupo de traficantes de animais.

“Os criminosos pretendiam mandar os animais para três países do Sudeste Asiático através de Singapura”, disse Yusep a repórteres na semana passada, segundo o The Jakarta Post. As autoridades indonésias também prenderam 5 contrabandistas em Java por supostamente traficar dragões de Komodo junto com gatos, gansos, cacatuas e pássaros. “O suspeito vendeu os komodos (dragões) online através do Facebook”, disse o porta-voz da polícia de Java Oriental, Frans Barung Mangera, em um comunicado.

Leia também - 33 curiosidades sobre vinho que você (provavelmente) não sabia

O comissário de polícia Rofiq Ripto Himawan disse ao Channel News Asia que os animais são normalmente contrabandeados para compradores asiáticos. “Esses animais são vendidos para a medicina tradicional”, disse Rofiq. “Os dragões de Komodo podem ser usados para fazer antibiótico.”

ilhacom2

Esses animais são considerados os maiores lagartos do mundo e são uma das espécies mais ameaçadas do planeta. O Parque Nacional de Komodo, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, está localizado em Nusa Tenggara Oriental e é o único lugar onde os répteis podem ser vistos em seu habitat natural. Após o anúncio, o porta-voz da administração provincial de Nusa Tenggara Oriental, Marius Jelamud, salientou que o fechamento será válido apenas na ilha de Komodo, não em todas as áreas de conservação.

De acordo com o que disse Marius, o fechamento dará ao governo tempo para realizar a manutenção, e para garantir a reserva de alimentos dos dragões, bem como preservar a natureza e o meio ambiente na ilha, por exemplo, plantando vegetação endêmica do leste de Nusa Tenggara.“Estes são os nossos planos para administrar o Parque Nacional de Komodo, especialmente a Ilha de Komodo em 2020”, disse Marius, acrescentando que o fechamento deve aumentar a população e preservar o habitat dos dragões de Komodo.

O maior lagarto do mundo

ilhacom3

ilhacom4

Leia também - Necropants, a calça macabra da fortuna

Os dragões de Komodo são considerados os maiores e mais pesados lagartos do mundo. A espécie é amplamente conhecida por seu tamanho impressionante e aparência assustadora, bem como por sua capacidade de se alimentar efetivamente de animais de grande porte e por sua tolerância a condições de vida extremamente duras. Os dragões de komodo são lagartos carnívoros que se alimentam de búfalos, veados e javalis. Eles podem crescer até três metros de comprimento e pesar mais de 150 quilos. Sabe-se que existiu nas duas pequenas ilhas orientais da Indonésia durante milhões de anos.

Fonte: https://www.epochtimes.com.br