CURIOSIDADES

A Banana Azul

baazu1Por Eliane A Oliveira - A Blue Java é uma variedade de banana que, além de ser azul, tem textura de sorvete e sabor de baunilha. Essa variedade de banana é encontrada apenas no Havaí e Américas do Sul e Central. Quem experimentou afirma que quanto menos madura, melhor ela é. E quando madura, serve inclusive para fazer massa de salgados! Curioso, não? Vamos conhecer mais sobre a Banana Azul.A Blue Java ou Musa acuminata x balbisiana, também é conhecida como "banana sorvete", "banana havaiana", Ney Mannan, Krie ou Cenizo. Ela é tolerante ao frio, resistente ao vento e pode crescer a uma altura de 4,5 a 6 metros.

Os cachos da Banana Azul são pequenos e as frutas têm de 18 a 23 centímetros de comprimento. As folhas são de cor verde prateada e os frutos não maduros apresentam cor azul prateada. Já quando está madura, a fruta fica com a cor amarela pálida e a polpa fica cremosa e branca. A Blue Java floresce em torno de 15 a 24 meses após o plantio, podendo ser colhida após 115 a 150 dias. Sua característica marcante é a textura de sorvete com sabor e aroma de baunilha, podendo ser consumida tanto crua ou cozida.

De acordo com alguns relatos, a Banana Azul é originária da Índia e foi levada para outros países posteriormente. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), não há registros de cultivo de banana azul no Brasil. Portanto, é mais difícil encontrá-la por aqui.

Massa de salgado feita com Banana Azul

Além da textura de sorvete, a Blue Java também tem consistência de massa de coxinha, servindo perfeitamente para fazer salgados sem a necessidade de utilização de farinha. Isso é ótimo para quem não pode comer glúten, por exemplo!

Leia também - O envenenamento dos doces em Bradford, Inglaterra (1858)

Segundo a chef Taissa Schuartz, de Curitiba, é possível fazer diversos tipos de salgados com a banana azul amassada. Em entrevista para a coluna Bom Gourmet do site Gazeta do Povo, Taissa ensinou a fazer uma receita muito popular no Equador, onde a banana azul é bastante comum. Trata-se do Rissole de Banana Azul, acompanhem a receita:

“Você pega a banana ainda azulada, mas não tanto, corta as duas pontinhas dela e coloca para cozinhar na água com sal durante uns 15 a 20 minutos. Com muito cuidado, você pega e vê se ela está macia, tira a casca e coloca para abrir na mesa. Com uma garrafa limpa (pode ser de vinho) você pressiona e vai abrindo a massa. Ela esfria aos poucos e fica na consistência do nosso rissole. Aí é só rechear, empanar e colocar para fritar”

Taissa acrescentou ainda que a massa fica com um leve aroma de baunilha, mas não fica com gosto de banana. Essa receita parece ser muito saborosa e é uma excelente opção para substituir os salgados feitos com farinha. No entanto, o difícil é conseguir essa variedade de banana no nosso país, uma vez que não há registros de cultivo dela no Brasil.

 

Fonte: https://www.greenme.com.br