CURIOSIDADES

Um banheiro inteligente pode identificá-lo por sua "impressão anal" e detectar doenças

impre109/04/2020 - Um segundo protótipo pode estar funcional até "o final do ano". Um protótipo de banheiro inteligente que pode identificá-lo por sua “impressão anal” e monitorar sua ida ao banheiro foi criado por pesquisadores da Universidade de Stanford. É equipado com câmeras e sensores que coletam informações sobre seus resíduos corporais e usa esses dados para procurar quaisquer problemas de saúde que você possa ter.

A "impressão anal" é a principal forma do banheiro de identificar cada usuário. Para consternação dos autores, é também o aspecto do vaso sanitário que tem recebido mais atenção desde que o artigo que descreve o proto-vaso sanitário foi publicado em um comunicado à imprensa e na revista Nature Biomedical Engineering na segunda-feira.

“É uma parte menor do nosso sistema”, Seung-min Park, um cientista pesquisador sênior da Universidade de Stanford e principal autor do artigo, disse ao The Verge.

A ideia de uma impressão anal foi deflagrada por Salvador Dalí, que descobriu que “o ânus tem 35 ou 37 vincos, que são tão únicos quanto impressões digitais”, Park escreveu em um blog. O protótipo do dispositivo - que é modular e pode ser conectado à maioria dos banheiros padrão - usa um Raspberry Pi emparelhado com uma câmera para capturar a impressão anal única de cada pessoa quando se senta para usar o banheiro, garantindo que os dados capturados sejam associados à pessoa correta .

Leia também - Entenda de uma vez por todas a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha

A verdadeira ação acontece depois que a pessoa se senta, segundo Park. Dentro do banheiro, existem câmeras para capturar imagens da pessoa e seus resíduos, sensores de movimento para detectar fluxos de urina e sensores médicos para analisar o que está dentro dos excrementos. Para distinguir ainda mais um indivíduo, o banheiro inteligente também inclui um leitor de impressão digital na alavanca.

Durante o primeiro estudo, o banheiro inteligente coletou amostras de urina e fezes. Os pesquisadores criaram um algoritmo para determinar a "urodinâmica", que detalha a taxa de fluxo, magnitude e tempo de fluxo da urina de cada participante e, em seguida, compara os dados para ver se há algum padrão entre os resíduos corporais de corpos saudáveis ​​e não saudáveis. O banheiro inteligente possui vários módulos para medir características moleculares na urina, como contagem de glóbulos brancos e níveis de proteína, que podem indicar se alguém tem uma infecção na bexiga.

As fezes dos participantes também foram classificadas usando a "Escala de forma de fezes de Bristol", que classifica os excrementos das pessoas em sete classes distintas de "caroços duros" a "aguados". Isso é registrado junto com o tempo total que o indivíduo desertou. O primeiro protótipo de banheiro inteligente pode detectar coisas como constipação e infecções, mas o objetivo final é detectar quaisquer problemas de saúde graves, como câncer de cólon. Depois que a ida de um indivíduo ao banheiro é concluída, os dados e imagens coletados são armazenados em um servidor de nuvem criptografado, que deve manter a privacidade das informações.

impre2

A intenção do banheiro inteligente não é substituir os médicos ou fornecer um diagnóstico oficial, disse Sam Gambhir, chefe do departamento de radiologia da Universidade de Stanford e autor sênior do artigo de pesquisa. Em vez disso, ele é projetado para monitorar seus dejetos corporais, identificar qualquer coisa fora do comum e enviar qualquer coisa suspeita ao seu médico para ajudar a detectar quaisquer problemas de saúde antes que se tornem graves. A equipe de pesquisa espera ter um segundo protótipo funcional “até o final do ano”, disse Park ao The Verge. Idealmente, eles querem que o próximo protótipo ajude a detectar o DNA do tumor, bem como o RNA viral, para ajudá-los a rastrear a disseminação de doenças como o novo coronavírus. Mas esse é um recurso que ainda está na lista de desejos da equipe; ainda não foi incorporado ao design.

A equipe de pesquisa está atualmente focada em adicionar mais participantes ao estudo, criando um novo protótipo que apresenta mais tecnologias para fornecer dados mais precisos e tornando-o funcional para mais do que usuários do sexo masculino. Park disse que, devido aos ângulos fixos da câmera da GoPro, o banheiro inteligente filmava a genitália feminina além da região anal, razão pela qual o primeiro estudo incluiu um grupo de participantes exclusivamente masculinos.

Leia também - Empresa dos EUA Oferece Versão dos Antigos Rituais Funerários Egípcios do Século 21

Embora esta tecnologia possa parecer que seria encontrada em consultórios médicos e hospitais, Gambhir "prevê o banheiro inteligente como parte do banheiro doméstico comum." Uma vez que o banheiro inteligente é construído como um complemento de um banheiro padrão, a tecnologia pode custar de US $ 300 a US $ 600 quando for fabricada, diz Park.

A ideia de um banheiro como este não é nova e tem sido discutida pela área médica há muitos anos. No entanto, essa encarnação apresenta riscos óbvios para a privacidade de alguém. Park disse que a equipe de pesquisa conduziu uma pesquisa distribuída aos residentes na área da baía e descobriu que os participantes que possuem dispositivos domésticos inteligentes como o Alexa, da Amazon, são "significativamente mais favoráveis" a ter um banheiro inteligente em sua casa. Mas ainda há um grande salto de um banheiro inteligente que pode iluminar e tocar música e um banheiro que conhece você por sua impressão anal.

Fonte: https://www.theverge.com/