CURIOSIDADES

Como Surgiu A Continência Militar?

contimi101/04/2020 - Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo. Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita até a cabeça, com a palma da mão para baixo, e pode ser individual ou da tropa. A continência militar, que hoje é reconhecida pelo mundo inteiro, tem sua história bem preservada e para conhecer-la teremos que voltar muitos anos atrás, até a idade média.

Naquela época era normal termos batalha entre cavalheiros e era tradição sempre antes de duelar, os cavalheiros cumprimentarem seus reis. Para fazer isso, os cavalheiros usavam as pontas dos dedos para levantar a viseira do elmo que fazia parte da sua armadura medieval. Se você imaginar em sua cabeça, irá conseguir ver que esse gesto daria na atual continência.

contimi2

Leia também - Bruxas lançam feitiços no governo por terem que pagar impostos

contimi3

Além de saudar o rei, os cavalheiros também faziam esse gesto para passar uma mensagem de paz, mostrando que a mão que empunhava a espada estava vazia. Com o passar dos anos, a continência acabou sendo adotada pelas forças armadas, porém em alguns países ela pode ser feito de forma diferente, como por exemplo o exercito francês, que ao invés de fazer a continência com a palma da mão voltada para baixa (como é feito aqui no Brasil), eles fazem com a palma da mão voltada pra frente. Hoje a continência funciona como um sinal de respeito e também uma espécie de senha entre os militares.

Fonte: https://www.tricurioso.com/
           https://pt.wikipedia.org/