CURIOSIDADES

Grupo distribui maconha grátis em NY para vacinados contra Covid

macogra121/04/2021 - Movimento "Joints for Jabs" (um baseado por uma vacina, em tradução livre) entrega cigarro com a droga para quem apresenta a carteira de vacinação. Uso recreativo é legal no estado. Ativistas pela legalização da maconha fizeram na terça-feira (20) o movimento "Joints for jabs" ('um baseado por uma vacina", em tradução livre), para dar um cigarro com a droga para pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 em Nova York, nos Estados Unidos.

A ideia era comemorar a legalização da maconha recreativa no estado de Nova York e, ao mesmo tempo, apoiar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus no dia 20 de abril. A data (4/20 em inglês) foi escolhida por ser uma espécie de "feriado não oficial" da droga, pois a expressão "4:20" é uma referência à maconha. O uso recreativo da maconha por adultos em Nova York foi legalizado em 31 de março deste ano. Com isso, o estado se tornou o 15º do país (além do distrito de Columbia) a liberar o consumo da cannabis.

1,5 mil baseados em 5 horas

"Esta é a primeira vez que podemos sentar legalmente e distribuir baseados", disse Michael O'Malley, um dos organizadores do evento, enquanto distribuía cigarros da erva já preparados na véspera.

"Apoiamos o esforço de vacinação do governo federal e também estamos tentando legalizar a cannabis em nível federal", afirmou O'Malley.

Foram distribuídos entre 150 e 200 baseados apenas na primeira meia hora. Ao todo, foram 1,5 mil cigarros.A distribuição começou por volta das 11h (horário local) na Union Square e durou cerca de cinco horas, formando uma fila de dezenas de pessoas, de jovens a idosos. A espera era curta: cerca de dez minutos ao sol, o suficiente para mostrar a carteira de vacinação no papel ou no telefone e fornecer um endereço de e-mail.

Leia também - No RN, homem furta boi e coloca o animal dentro de um Fiat Uno

Carteira de vacinação até da mãe

macogra2

Sarah Overholt, de 38 anos, saiu com dois baseados no bolso depois de mostrar seu cartão de vacinas e o de sua mãe de 70 anos. "Todos deveriam se vacinar, a erva não deveria ser necessária para convencer as pessoas a fazê-lo", afirmou Sarah. "Mas, se funcionar, melhor". Para ela, a maconha e a vacina são igualmente indispensáveis. "Eu fumo todos os dias e isso me torna uma pessoa melhor, acredite em mim", afirmou sorrindo.

Alex Zerbe, de 24 anos, trabalha como corretor da bolsa e foi do escritório até a praça apenas para prestigiar o evento. Ele já recebeu suas duas doses e disse que a ideia de receber um baseado como prêmio por ser vacinado "é muito boa". Diversas empresas, principalmente da indústria alimentícia, lançaram nas últimas semanas promoções relacionadas à vacina contra a Covid-19: bolinhos fritos, cachorros-quentes ou cervejas são oferecidos em várias partes do país para pessoas que comprovarem ter sido vacinadas.

Fonte: https://g1.globo.com/