CURIOSIDADES

Morango Branco

morbran1Morango branco: já viu ou ouviu falar dele? Pois bem, leitor: ele existe! A fruta é conhecida por ser menor do que o tradicional morango vermelho e por ter coloração branca com sementes vermelhas quando madura. Mas uma das suas principais características dessa curiosa fruta é o fato de possuir um sabor e aroma semelhantes aos do… abacaxi! É justamente por isso que em algumas regiões a fruta é nomeada como morango abacaxi ou pineberry. E, assim como o morango comum, essa fruta também é cheia de benefícios para a saúde!

Benefícios do morango branco

Imunidade lá em cima

E tudo isso por causa da vitamina C presente no morango branco! A vitamina ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reforçando a defesa do organismo e mandando para longe doenças como gripe e resfriado. Uma boa pedida para época que o friozinho está batendo à porta, né?

Amigo do coração

O fato de possuir antioxidantes faz com que a fruta seja uma ótima opção para prevenir doenças, como problemas cardíacos. Além disso, a presença de fibras também ajuda a regular o colesterol.

Xô, constipação!

As fibras presentes na fruta também são ajudam a evitar a constipação e a te livrar daquela sensação desagradável de inchaço! Além disso, as fibras também dão sensação de saciedade, ajudando a evitar que você coma por impulso.

Leia também - Nuvem colorida aparece no céu de Caxias e causa curiosidade

Cãimbra por aqui não tem vez

E tudo isso porque o morango branco possui potássio, responsável por evitar as indesejadas cãimbras musculares. Além disso, o potássio também é um bom aliado para controlar a pressão arterial.

Por que não é comum encontrarmos esse morango?

Apesar de ser uma planta conhecida pela sua resistência a doenças, seu cultivo não é tão rentável por produzir poucos morangos por planta e, principalmente, pelo fato de cada fruto ser pequeno. Isso acaba elevando os custos. Hoje em dia, os morangos brancos são cultivados principalmente por agricultores holandeses. Ou seja: ainda há chances de o cultivo dessa planta se espalhar por outros países, tornando o fruto mais acessível! E aí? Ficou com vontade de experimentar essa fruta curiosa e exótica?

 

Você conhece o pineberry? Um morango com sabor de abacaxi!

 morbran2

Já que seu cultivo é muito limitado, aqueles que querem desfrutar dessa fruta precisam pagar muito por uma quantidade mínima. O pineberry, também conhecido como “morango branco”, é uma fruta exótica muito curiosa que poucas pessoas conhecem. Ela foi resgatada por um grupo de agricultores holandeses quando estava prestes a ser extinta. Ainda que no ano de 2003 essa estranha variedade de morango quase tenha desaparecido, foi a ação oportuna dos agricultores que conseguiu prolongar sua existência até os dias de hoje, quando a fruta já está fora de perigo. Existem diversas frutas exóticas chamadas de “raras”, pois costumam ser difíceis de cultivar e só ocorrem poucas vezes por ano. O morango branco é uma delas, pois não é muito conhecido devido a sua escassez.

O morango branco tem um sabor muito similar ao do abacaxi, mas na realidade é uma variedade de morango. Historicamente diz-se que são originários do Chile. Mas no século XVII foram levados para a França, de onde se estenderam a outras partes do mundo. Esta pequena fruta é o cruzamento de duas espécies de morango (Fragaria virginiana e Fragaria chiloensis), ambas de origem americana.

Este híbrido, que surgiu de maneira acidental, recebeu o nome científico de Fragaria ananassa para indicar sua origem híbrida e seu distinto aroma de abacaxi tropical (Ananas comosus). Ainda que na antiguidade fossem comercializadas na América Central e na América do Sul, onde era possível cultivar com mais facilidade, a falta de interesse por parte dos agricultores quanto ao seu plantio e cuidado fez com que a espécie fosse desaparecendo até chegar quase à extinção. A fruta só não desapareceu porque em 2003 alguns agricultores holandeses decidiram se empenhar em cultivá-la para salvar a espécie e a introduziram de novo na França com fins comerciais.

Características do morango branco

A fruta se caracteriza por ter forte aroma e sabor de abacaxi tropical, especialmente quando alcança maior grau de amadurecimento. Diferente dos morangos comuns, esta variedade é de cor branca com aquênios vermelhos e folhas verdes. Sua planta é muito resistente a doenças, mas seu cultivo não é rentável em termos econômicos, já que tem tamanhos pequenos e de baixo rendimento no que se refere à quantidade de frutos por planta. Estima-se que seus teores nutricionais são tão benéficos como os de um morango comum. Entretanto, o fato ainda não foi investigado o suficiente.

Leia também - Traficante de drogas é absolvido por portar arma para se defender dos concorrentes

Recuperação da espécie

Até 2003 os morangos brancos estavam quase extintos e eram conhecido por poucos devido a falta de interesse. Na atualidade o fruto continua sendo muito escasso, por isso em muitos países sua existência é completamente desconhecida. Dado às dificuldades que existem para sua produção, quem tem acesso a ela precisa pagar muito por pouca quantidade. Espera-se que nos próximos anos ele volte a ser cultivado em vários países com a finalidade de torná-los uma fruta mais acessível para o consumo popular.

Fonte: https://blog.tudogostoso.com.br
           https://melhorcomsaude.com.br