CURIOSIDADES

Formação rochosa que parece um elefante emerge na Islândia

rochaelefante122/10/2015 - Ela fica na ilha de Heimaey, no sul do país, e é resultado dos trabalhos de um vulcão. Na ilha de Heimaey, no sul da Islândia, se encontra uma formação rochosa de basalto que parece um elefante. Localizada no arquipélago de Vestmannaeyjar, a ilha é uma das várias formadas por vulcões. Suspeita-se que Eldfell, uma das estruturas geológicas de Heimaey, seja o responsável pela formação do elefante rochoso.

O vulcão é conhecido por entrar em erupção sem aviso algum, forçando os moradores da região a bombearem água fria do mar nas correntes de lava para redirecioná-la de seu porto antes de chegar às ruas e afetar as moradias dos 4500 moradores do local.

Curiosa Formação

Rock Elephant é uma curiosa formação rochosa natural encontrada na ilha de Heimaey (que significada casa da ilha), a maior ilha de Vestmannaeyjar, Ilhas Westmen, no sul da Islândia, que se parece com um elefante ou mamute mergulhando sua tromba no mar. Essas e outras ilhas da região são relativamente jovens formadas por vulcões.

rochaelefante2

rochaelefante3

rochaelefante4

Leia também - Garçonete alemã de 91 anos trabalha no mesmo restaurante desde 1939

A ilha tem cerca de 4.500 moradores e é a mais povoada da Islândia. Heimaey também é o lar do vulcão Eldfell (Montanha de Fogo), conhecido em entrar em erupcão sem aviso, obrigando os moradores da ilha a agir rápido, utlizando água do mar para resfriar a lava, antes que ela possa destruir as casas, como a erupção de 1973, e levou os moradores a bombear água do mar fria sobre os fluxos de lava, resultando em uma tentativa bem sucedida de redirecioná-la a partir de seu porto. O vulcão também pode ter sido a causa para a formação das pedras em formato de uma cabeça de elefante e que atraiu muitos visitantes ao longo dos anos para a ilha.

fonte: https://revistagalileu.globo.com/
          https://www.magnusmundi.com/