CURIOSIDADES

Estátua do Senhor Shiva Revelada

shiva12004 - Em 18 de junho, o CERN revelou um novo marco incomum, uma estátua de 2m de altura da divindade indiana Lord Shiva. O Diretor-Geral e o Dr. Kakodkar observam enquanto o Sr.Chandrasekhar assina o Livro de Visitas. A estátua é um presente da Índia, celebrando a longa associação do CERN com a Índia, que começou na década de 1960 e continua forte até hoje. Foi revelado pelo Diretor Geral, Dr. Robert Aymar, Sua Excelência Sr. K. M. Chandrasekhar, Embaixador (OMC-Genebra) e Dr. Anil Kakodkar, ...

Presidente da Comissão de Energia Atômica e Secretário, Departamento de Energia Atômica, Índia. Na religião hindu, esta forma da dança do Senhor Shiva é conhecida como Nataraj e simboliza Shakti, ou força vital. Como uma placa ao lado da estátua explica, a crença é que Lord Shiva dançou o Universo para a existência, o motiva e eventualmente o extinguirá. Carl Sagan desenhou a metáfora entre a dança cósmica dos Nataraj e o estudo moderno da 'dança cósmica' das partículas subatômicas.
A estátua foi feita na Índia.

A escultura original era um modelo de cera, em torno do qual foi feito um molde de solo. O derretimento da cera deixou um buraco no qual o metal líquido foi derramado. Uma vez resfriado, o molde foi dividido e a estátua polida e dada seu acabamento antigo.

A estátua está em exposição permanente na praça entre os prédios 39 e 40, a uma curta distância do Edifício Principal.

Fonte: https://cds.cern.ch/