CURIOSIDADES

Membro do Congresso lê discurso gerado por IA no plenário da Câmara

discursoIA topo25/01/2023 - BOSTON (AP) - Quando o deputado dos EUA Jake Auchincloss decidiu fazer um discurso sobre um projeto de lei que criaria um centro de inteligência artificial EUA-Israel, ele optou por deixar a IA falar. O breve discurso de dois parágrafos lido pelo democrata de Massachusetts no plenário da Câmara dos EUA na quarta-feira foi gerado pelo chatbot de IA online ChatGPT. Sua equipe disse acreditar que é a primeira vez que um discurso escrito por IA é lido no Congresso.

Auchincloss disse que levou o sistema em parte a “escrever 100 palavras para entregar no plenário da Câmara dos Representantes” sobre a legislação. Auchincloss disse que precisou refinar o prompt várias vezes para produzir o texto que acabou lendo.

O projeto de lei, que a Auchincloss está reformulando, estabeleceria um Centro de IA conjunto EUA-Israel nos Estados Unidos para servir como um centro de pesquisa e desenvolvimento de IA nos setores público, privado e educacional.

Auchincloss disse que parte da decisão de ler um texto gerado pelo ChatGPT foi para ajudar a estimular o debate sobre IA e os desafios e oportunidades criados por ela. Ele disse que não quer ver uma repetição do advento da mídia social, que começou pequeno e cresceu mais rápido do que o Congresso poderia reagir.

“Sou o pai mais jovem do caucus democrata, a IA fará parte da minha vida e pode ser uma tecnologia de uso geral para meus filhos”, disse Auchincloss, 34.

O lançamento do ChatGPT e de outros programas de IA disponíveis na internet já é um desafio para os professores, que agora precisam lidar com a possibilidade de os alunos entregarem redações geradas por IA.

Os pesquisadores também temem que os chatbots de IA possam ajudar a turbinar os esforços para espalhar desinformação e propaganda.

A OpenAI, organização sem fins lucrativos que criou o ChatGPT, reconheceu em seu site que o ChatGPT “ocasionalmente pode produzir respostas incorretas” e que suas respostas às vezes são enganosas como resultado de como ele aprende. Ele recomenda que os usuários verifiquem se as respostas são precisas ou não,

O texto gerado a partir do prompt de Auchincloss inclui frases como: “Devemos colaborar com parceiros internacionais como o governo de Israel para garantir que os Estados Unidos mantenham um papel de liderança na pesquisa e desenvolvimento de IA e explorem com responsabilidade as muitas possibilidades que as tecnologias em evolução oferecem”.

“Provavelmente havia cerca de uma dúzia de meus colegas no chão. Aposto que nenhum deles sabia que foi escrito por um computador”, disse ele.

Os legisladores e outros não devem ser hostis à nova tecnologia, mas também não devem esperar muito antes de elaborar políticas ou novas leis para ajudar a regulá-la, disse Auchincloss.

Em particular, ele argumentou que o país precisa de um “contrapeso público” para as grandes empresas de tecnologia que ajude a garantir que desenvolvedores e universidades menores tenham acesso à mesma computação em nuvem, algoritmos de ponta e dados brutos que as empresas maiores.

Fonte: https://apnews.com