Ciclovia no meio da pista no Piauí gera indignação

Ciclovia no meio da pista no Piauí gera indignação

Em 2023, um projeto de infraestrutura causou grande polêmica e virou assunto nacional no estado do Piauí. A construção de uma ciclovia no meio do trecho entre as rodovias PI-140 e PI-141, que corresponde ao anel viário da cidade de Canto do Buriti, a cerca de 400 km ao sul de Teresina, gerou revolta e perplexidade tanto entre os moradores locais quanto entre os internautas e especialistas em engenharia e segurança viária.

O Projeto da Ciclovia

A ideia de incluir uma ciclovia no anel viário de Canto do Buriti foi bem-intencionada. Com o crescimento do número de ciclistas na região e a necessidade de criar alternativas mais seguras para aqueles que dependem da bicicleta como meio de transporte, o projeto foi criado para integrar ciclistas ao fluxo de mobilidade local. Em tese, a ciclovia traria benefícios à cidade, como redução do tráfego de veículos, diminuição da emissão de poluentes e mais segurança para ciclistas. No entanto, a execução do projeto gerou um efeito oposto.

O Problema: Ciclovia no Meio da Pista

Ciclovia video

Em vez de ser construída nas laterais da pista, como seria o usual, a ciclovia foi instalada bem no meio do trecho que liga as rodovias PI-140 e PI-141. Isso significa que os ciclistas ficam expostos no centro da estrada, sem proteção lateral, enquanto carros, motos, caminhões e outros veículos passam pelas duas margens, aumentando drasticamente o risco de acidentes.

Essa configuração incomum não só compromete a segurança dos ciclistas, como também dos próprios motoristas, que precisam manobrar para evitar colisões com aqueles que utilizam a ciclovia. A divisão da via principal para acomodar a ciclovia não foi claramente sinalizada, o que resulta em confusão entre os usuários, gerando situações perigosas e imprevisíveis.

Reações Populares e Nas Redes Sociais

A população de Canto do Buriti e de municípios vizinhos expressou sua indignação de diversas maneiras. Moradores protestaram, reclamando da falta de planejamento e do risco desnecessário que a obra trouxe para a comunidade. Além disso, imagens e vídeos da ciclovia foram amplamente compartilhados nas redes sociais, onde internautas de todo o país criticaram a execução do projeto, tachando-o de "irresponsável" e "absurdo."

A repercussão foi tão grande que a situação virou meme, com usuários comparando a ciclovia do Piauí com outras obras polêmicas. Especialistas em trânsito e infraestrutura também se manifestaram, classificando a obra como “um caso típico de falta de planejamento urbano e de gestão de segurança viária”. Muitos apontaram que a ciclovia, tal como foi projetada, mais coloca vidas em risco do que as protege.

Questões de Segurança e Legislação

No Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê diretrizes para a construção de ciclovias e ciclofaixas, sempre priorizando a segurança e o conforto dos ciclistas. O projeto no Piauí, contudo, parece ter desconsiderado esses princípios. As normas de engenharia recomendam que ciclovias estejam preferencialmente fora das pistas principais de tráfego intenso, sendo posicionadas lateralmente ou em vias exclusivas para bicicletas, o que não foi respeitado no caso de Canto do Buriti.

Especialistas apontam que colocar a ciclovia no centro da pista infringe não apenas os princípios de segurança, mas também algumas regulamentações federais de trânsito, o que poderia acarretar penalidades para os responsáveis pela execução e planejamento do projeto. Segundo engenheiros consultados, uma ciclovia central em uma rodovia é uma solução que vai contra todas as práticas internacionais de segurança.

Repercussão na Mídia e Posicionamento das Autoridades

A cobertura da mídia foi imediata, com diversas emissoras locais e nacionais questionando a eficácia e segurança do projeto. Diante da pressão popular e da cobertura negativa, representantes do governo estadual e autoridades municipais de Canto do Buriti fizeram declarações públicas sobre o assunto. A Secretaria de Infraestrutura do Piauí informou que está avaliando o projeto e que medidas corretivas poderiam ser tomadas.

O governo prometeu realizar um novo estudo técnico para encontrar uma solução que garanta a segurança dos ciclistas e motoristas, o que pode incluir a remoção da ciclovia do centro da pista e a transferência para as laterais da via, ou até mesmo a construção de uma nova ciclovia.

A repercussão negativa da ciclovia no meio da pista entre as rodovias PI-140 e PI-141 foi tão intensa que, após poucos dias, as autoridades decidiram apagá-la. A reação pública, alimentada por protestos locais, indignação nas redes sociais e cobertura da mídia, pressionou o governo do Piauí a agir rapidamente para desfazer o erro.

Assim que as imagens e vídeos da ciclovia começaram a circular, viralizaram, gerando uma onda de críticas e tornando-se um símbolo de má gestão e falta de planejamento. Os memes que satirizavam o projeto e as críticas feitas por especialistas em segurança e urbanismo tornaram a situação insustentável. O governo do estado não teve outra opção a não ser tomar providências imediatas para corrigir o problema e, em uma tentativa de minimizar os danos à imagem pública, enviou equipes para remover a ciclovia do centro da estrada.

A Decisão de Remoção

Ciclovia absurda

A remoção da ciclovia não foi apenas uma resposta às críticas; foi uma medida emergencial para evitar possíveis acidentes graves. A população já havia apontado o risco de colisões fatais, e havia uma crescente preocupação de que a permanência da ciclovia naquele local poderia resultar em tragédias. Embora essa obra tivesse como objetivo melhorar a mobilidade para ciclistas, a execução incorreta acabou colocando esses usuários em risco extremo.

Para muitos, a decisão de apagar a ciclovia simbolizou o reconhecimento de um erro crasso por parte das autoridades e uma tentativa de reverter os danos causados. No entanto, a situação também revelou a falta de planejamento e a importância de consultas prévias e estudos técnicos aprofundados antes da execução de obras de infraestrutura que impactam a segurança pública.

Reflexão Final

Esse caso ilustra as consequências de um planejamento de infraestrutura feito sem uma análise adequada dos riscos e das necessidades reais dos usuários. A ciclovia no meio da pista do anel viário de Canto do Buriti se tornou um símbolo de como decisões equivocadas podem afetar a segurança e a mobilidade de toda uma comunidade. Para o futuro, é crucial que projetos de infraestrutura levem em conta não apenas os custos e prazos, mas também a segurança dos cidadãos, a viabilidade técnica e as boas práticas de engenharia.

Em resumo, a ciclovia no meio da rodovia de Canto do Buriti continua sendo motivo de espanto e protesto. Até que as autoridades tomem medidas efetivas, os moradores seguem convivendo com o risco e a insegurança em um espaço que, paradoxalmente, deveria promover a mobilidade e a segurança de todos.