QUALIDADE DE VIDA

TPM - Parte 2

tpm4Atualmente, acredita-se também que as mulheres com TPM sejam exageradamente sensíveis aos estímulos do sistema serotoninérgico (Gold & Severino, 1994). Assim sendo, essas pacientes acabam sendo muito mais vulneráveis aos estressores que as mulheres sem o transtorno. De qualquer forma, ainda é temerário afirmar categoricamente que o stress causa TPM ou, ao contrário, que a TPM sensibiliza mais as mulheres ao estresse. Talvez seja uma situação sinérgica (Atkins, 1997).

 

Também algumas causas ambientais podem estar relacionadas a TPM. Entre elas ressalta-se o papel da dieta alimentar. Alguns alimentos parecem ter importante implicação no desenvolvimento dos sintomas da TPM, como é o caso, por exemplo, do chocolate, cafeína, sucos de frutas e álcool. As deficiências de vitamina B6 e de magnésio também estão sendo consideradas, porém, até o momento, o papel desses nutrientes na causa ou no tratamento não tem sido confirmado (Halbreich, 1982).

Sabe-se também que as alterações hormonais podem provocar uma retenção maior de líquidos pelo corpo e em todos os órgãos femininos. Esse edema é capaz de afetar, inclusive, a função cerebral, pelo próprio acúmulo de líquidos no tecido neural. A retenção de líquidos pode provocar até alterações do estado emocional, tornando a paciente irritadiça, mal-humorada, inquieta, com certo grau de ansiedade...

Alguns autores atribuem a maioria das alterações observadas na TPM à retenção de líquidos. Acreditam que esse edema pode ser responsável pelas dores nas mamas, pelas dores musculares e abdominais, pelo inchaço das mãos e pés, por alterações metabólicas e do apetite, por maior consumo de carboidratos, conseqüentemente pelo eventual aumento do peso e até pelo aumento exagerado na vontade de comer chocolates e guloseimas que só pioram o quadro geral.

Estudos mostram que em torno de 80% das mulheres em geral apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual. A grosso modo, 17% das mulheres com síndrome pré-menstrual apresenta ciclos menstruais irregulares com duração menor que 26 dias ou maior que 34 dias. Entre essas mulheres com TPM, 11% já padecem de algum distúrbio do humor, normalmente de depressão ou distimia, 5% apresenta transtornos alimentares, do tipo anorexia ou bulimia. Isso significa que em bom número de casos as portadoras de TPM já apresentam, antecipadamente, algum transtorno afetivo depressivo ou ansioso.

O componente hereditário na causa da TPM tem recebido grande destaque de muitos pesquisadores. Um trabalho de Freeman (1998) mostra que 36% de uma amostra de mulheres com TPM relatou que suas mães também eram afetadas pelo distúrbio, e 45% tinha história familiar de transtornos emocionais sem especificação. A história familiar de depressão em 73% das pacientes com TPM confirma esta associação e todos esses dados falam a favor de um componente hereditário na sintomatologia psíquica no período pré-menstrual


TPM é uma inimiga devastadora


2010 - As mulheres se perguntam como era possível mensalmente, transformarem-se em outras pessoas ao serem afetadas pela tensão pré-menstrual (TPM).

Para uma mulher, talvez, o questionamento maior seja confirmar que passou por uma crise momentânea, na qual seguiu vítima de vários transtornos e que justificaram tudo que tinha feito ou sentido.

Não é fácil saber lidar com essas mudanças do corpo feminino. Foram precisos muitos anos de estudos, conhecimento de vários tipos de tratamento para dominar e saber lidar com isso.

As piadas sobre o tema são inúmeras. Uma diz que a natureza é pródiga, pois se a mulher tivesse TPM todos os dias, o homem já tinha desaparecido da face da Terra.

Preocupada com o tema, a ginecologista e mastologista Nara Mattia repassa algumas dicas de como os homens poderiam administrar essa fase da mulher e tornar a sua vida muito mais fácil.

Para a especialista, o primeiro passo talvez seja o de compreender a síndrome, esse conjunto de sinais e sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual e que cessam completamente até o final da menstruação.

"Ainda não se sabe o motivo exato ou a razão de casos mais graves, apenas que existe uma combinação de fatores, como genética, alimentação, fatores psicológicos e alterações hormonais que levam ao distúrbio", reconhece. Os sintomas podem durar de 2 a 15 dias (dependendo de cada mulher), e em graus variáveis atinge 80% de todas as mulheres.


Tipos de TPM


Quando perguntados, 52% dos homens acreditam que sua mulher apresenta algum sintoma da síndrome. De acordo com a especialista, normalmente esses sintomas se agrupam em cinco tipos específicos que indicam ao médico qual hormônio pode estar envolvido no problema.

Um deles, o tipo A, o principal sintoma é a ansiedade, porém, podem aparecer a agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e uma sensação de estar "no limite". Já no tipo H, prepondera à retenção hídrica, sendo comuns as alterações físicas, como o inchaço, volume no abdome, dores mamárias e ganho de peso.

A tensão pré-menstrual do tipo C tem na cefaleia (dor de cabeça) a sua maior inimiga, se destacando dos demais sintomas. "As mulheres acometidas por ela, podem, também, apresentar fadiga e o aumento de apetite. Nesses casos a procura pela ingestão de doces é maior", explica a médica.


No casos de TPM do tipo D, a depressão é o sintoma mais recorrente, podendo estar associada à insônia, ao choro fácil, ao desânimo e ao esquecimento. Além desses, também é identificada a síndrome do tipo mista que apresenta vários dos sintomas anteriores e outros distúrbios, como gastrointestinais, acne e, até mesmo, dores nas costas.


Não é doença


A especialista explica que, geralmente os sintomas da TPM aparecem de sete a dez dias antes da menstruação e desaparecem poucos dias após o início da mesma.

A intensidade dos sintomas classifica o transtorno em três estágios: leve, moderado e severo. O ginecologista Carlos Alberto Petta esclarece que a forma mais severa do distúrbio é conhecido como Síndrome Disfórica Pré-Menstrual (SDPM) e apresenta impacto negativo na qualidade de vida da mulher.

"O diagnóstico é confirmado quando a paciente apresenta cinco sintomas físicos ou emocionais, sendo um deles obrigatoriamente emocional, em pelo menos sete ciclos dos últimos 12 meses", avalia.

Não há dados brasileiros oficiais, mas, nos Estados Unidos, estima-se que em tordo de 4,5 milhões de mulheres sofram com o distúrbio, sendo que 90% sem tratamento ou diagnóstico.

A síndrome está relacionada com o aumento dos gastos com saúde e motivo frequente para a visita ao médico e ausência no trabalho. Por seu lado, Nara Mattia lembra que TPM não é uma doença, mas um estado caracterizado por conjunto de sinais e sintomas.

"Nos casos mais severos, de tão transtornadas, as mulheres podem cometer atos de agressividade contra qualquer pessoa, como colegas de trabalho, marido, filhos, familiares e amigos", observa.

Análise individual

tpm5Na opinião da ginecologista, combater o estresse e manter hábitos saudáveis contribui bastante para atenuar os efeitos da síndrome. Caminhadas regulares e a prática de esportes, além de promoverem o bem-estar e a saúde, melhoram o fluxo sanguíneo, eliminam líquidos e reduzem o estresse, situações que ajudam a agravar o problema. Para os médicos, um fator preocupante é que a maioria das mulheres ainda vê a síndrome como um problema corriqueiro e inevitável, e muitas até não admitem que sofram do distúrbio. "A TPM é comum, mas se a mulher não está conseguindo conviver com ela, o melhor é procurar auxílio médico", alerta a médica. Para tratar do problema, antes de qualquer atitude deve-se consultar um especialista, pois o distúrbio que varia de mulher para mulher. Só uma análise individual pode indicar o tratamento adequado. Além disso, mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares também são muito importantes para enfrentar o problema. Especialistas recomendam que a mulher beba bastante água e evite doces, além de alimentos gordurosos e ricos em sal. Além disso, a prática de alguma atividade física pode ser benéfica. "Manter distância de café, cigarro e álcool também é essencial", completa a ginecologista.

Sintomas físicos

* Fadiga
* Dor de cabeça (cefaléia)
* Inchaço nos pés e nas mãos
* Dor nas mamas
* Distensão abdominal
* Cólicas
* Alteração do apetite
* Alteração do sono (aumento do sono ou insônia)

Sintomas emocionais

* Irritabilidade
* Depressão ou desespero
* Ansiedade e tensão
* Tristeza repentina
* Choro
* Oscilações súbitas de humor
* Dificuldade de concentração
* Baixa auto-estima
* Desinteresse nas atividades habituais
* Falta de energia
* Dor nas articulações e nos músculos

 

Como funciona a TPM


Todo mês, com se fosse um reloginho, algumas mulheres ficam com um monte de sintomas estranhos. Elas podem ficar irritadiças, brigando com suas famílias e amigos sem motivo aparente. Podem esquecer onde colocaram as chaves de seus carros e ter dificuldades para se concentrar nas reuniões de trabalho. Podem ter um desejo incontrolável por chocolate ou se pegar roubando pedaços de pizza depois das crianças terem ido dormir. Ou podem, "do nada", começar a odiar a própria aparência por se acharem inchadas e que seus cabelos estão oleosos e sem vida.

E é fácil descobrir o motivo: tensão pré-menstrual ou TPM. Mas o que é a TPM? Algumas pessoas se referem a ela como "aqueles dias" e fazem pouco caso, como se fosse uma desculpa que as mulheres inventam para comer um monte de chocolate e ficarem mal-humoradas sem que ninguém possa criticá-las.

Mas, os médicos reconhecem que a TPM é um problema real, com sintomas físicos e psicológicos reais. Para muitas mulheres, os sintomas as debilitam a ponto de interferir nas suas vidas.

Neste artigo, vamos descobrir como os médicos identificam a TPM. Aprenda quais são as causas deste problema e veja como as mulheres que sofrem deste mal podem encontrar um pouco de alívio.

A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de mudanças hormonais que dão início a uma gama de sintomas físicos e emocionais nas mulheres. Estes sintomas podem variar de raiva e irritabilidade, a cólicas abdominais e sensibilidade nos seios, e algumas até sentem desejos incontroláveis por certos tipos de comida. A TPM costuma acontecer de 7 a 14 dias antes da menstruação e pára assim que a menstruação começa.

Até 40% das mulheres que menstruam sentem os sintomas de TPM [referência] - em inglês. Na maioria dessas mulheres, a TPM não é nada mais do que uma pequena chateação. Mas em cerca de 5%, os sintomas podem debilitar a ponto de interferir no dia-a-dia.

Há mais de 150 sintomas diferentes associados com à TPM, o que faz com que ela seja um problema difícil de se diagnosticar. Embora não haja um exame específico para a TPM, os médicos podem recomendar exames para excluírem a possibilidade de ser algum outro problema com sintomas semelhantes. Quando os sintomas de uma mulher coincidem com o ciclo menstrual e os resultados dos exames de outras doenças são negativos, a TPM é considerada a causa dos sintomas. Manter um diário sobre os sintomas que você sente a cada mês (em inglês) ajuda bastante a confirmar o diagnóstico.

Algumas doenças que devem ser eliminadas para confirmar a TPM:

•anemia
•distúrbios alimentares (em inglês)
•diabete
•alcoolismo
•hipotireoidismo
•efeitos colaterais de anticoncepcionais
•pré-menopausa
•dismenorréia (cólicas menstruais)
•distúrbios de personalidade
•síndrome da fadiga crônica
•endometriose
•doenças auto-imunes
Quais os sintomas da TPM?
Há mais de 150 sintomas físicos e psicológicos associados com a TPM. Estes sintomas podem variar de intensidades leves a graves, dependendo da pessoa e até mesmo do mês.

Os sintomas gerais da TPM incluem:

Psicológicos:

•mudanças de humor, por exemplo: choro sem motivo, depressão, ansiedade, raiva, tristeza ou irritabilidade
•mudanças nas funções mentais, incapacidade de se concentrar ou lembrar das coisas
•mudanças no impulso sexual, aumento ou diminuição da libido
Físicos:
•náusea, diarréia ou prisão de ventre
•fadiga
•dificuldade para dormir
•dor de cabeça
•inchaço
•acne
•mudança na constituição dos seios
•dores nas articulações ou nos músculos
•cólicas
•desejos incontroláveis por alimentos específicos, especialmente carboidratos, chocolate e outros doces
•aumento no peso


TDPM

A irritabilidade, o inchaço e o desejo por alimentos que ocorrem na TPM podem fazer com que muitas mulheres sintam bastante incômodo a cada mês. Mas, de 3 a 5% das mulheres em idade fértil sofrem de TPM de forma mais grave, e isso recebe o nome de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). Embora haja polêmica entre os especialistas quanto à distinção entre a TPM e a TDPM, esta última pode ser diagnosticada em um pequeno número de casos.

Para que seja diagnosticada portadora da TDPM, a mulher deve sentir ao menos cinco dos sintomas de TPM durante o período entre a ovulação e a menstruação, e um deles deve ser:

•ânimo claramente depressivo
•ansiedade ou tensão perceptível
•tendência ao choro ou tristeza repentina
•irritabilidade ou raiva constante
Os outros sintomas podem englobar:
•falta de interesse em atividades
•falta de energia
•mudanças de apetite
•insônia ou fadiga
•dor de cabeça
•dores musculares ou nas articulações
•inchaço
•aumento de peso
•mudança na constituição dos seios

PARTE 3