QUALIDADE DE VIDA

Não Misture líquidos com sólidos

beb1Misturar líquidos com sólidos é um forte motivo para engordar, principalmente se a pessoa já tem tendência. Além disso desacelera todo o metabolismo, o que pode estimular alguma disfunção hormonal ou de um determinado órgão, provocando qualquer doença a qual exista propensão. Basta ter fragilidade, muito comum no ser humano, por ter adquirido até por hereditariedade. Quando você bebe líquido, seu estômago fabrica determinados ácidos propícios para a situação e o mesmo acontece quando come alimentos sólidos; só que estes são ácidos muito mais potentes, caso contrário, não é possível uma digestão de qualidade. Acontece que os líquidos diluem os ácidos propícios para a digestão dos sólidos e então a digestão vai ficando a cada dia mais difícil e uma das coisas mais comuns de acontecer é a famosa barriginha que todo mundo quer perder. Acaba indo à academia, o que melhora mas ...

não resolve, devido a hábitos alimentares errados, não só de substâncias erradas, mas também as misturas. Experimente ficar um mês sem tomar café com pão, nem beber líquidos após as refeições, enfim, não misture líquidos com sólidos e você vai ver o que acontece. Depois você nos conta.

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Excesso de líquido nas refeições atrapalha a mastigação e a digestão


A maioria das pessoas não consegue comer sem beber algo ao mesmo tempo, mas desconhece o que esse hábito pode causar. O Bem Estar desta quarta-feira (6) mostrou que o excesso de líquidos durante as refeições pode atrapalhar a mastigação e atrasar a digestão. Quem esteve presente no programa para aprofundar o assunto foram o endocrinologista e consultor Alfredo Halpern e a nutricionista Beatriz Botéquio, que falaram sobre as consequências para o corpo dessa atitude diária. Halpern recomendou consumir cerca de 500 ml de água até 2 horas antes das refeições. De acordo com ele, essa atitude pode até ajudar a emagrecer. Já durante o almoço ou o jantar, é indicado no máximo um copo de líquido daqueles de requeijão, entre 150 e 200 ml.

Nas ruas, a repórter Marina Araújo foi conferir o que os brasileiros pedem para acompanhar a comida na hora do almoço. Suco, água, refrigerante? O terceiro é o mais calórico e também o mais requisitado. Alguns justificam que a bebida ajuda a “empurrar” a comida para o estômago. Era o que fazia o advogado Alexandre Berthe, da série Pensando Leve, que costumava tomar dois litros de refrigerante por dia e agora acabou passando por uma cirurgia de redução de estômago para combater a obesidade.

Segundo a doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) Marle Alvarenga, o ideal é ingerir somente um copo de líquido antes da refeição ou ao longo dela, aos pouquinhos, Depois disso, recomenda-se esperar cerca de uma hora para beber algo. Marle explicou que um dos problemas de misturar sólidos e líquidos é quando estes se tornam um “auxiliar” da mastigação, diluindo os alimentos. Com isso, o cérebro não reconhece que determinada quantidade entrou pela boca. As enzimas da saciedade, então, são liberadas tardiamente, depois que o individuo já comeu demais.

O tempo médio de uma digestão normal é de duas a três horas até o estômago ficar totalmente vazio. Já o processamento de alimentos pesados, como a carne, é mais lento: leva no mínimo três horas.


Ingerir líquido nas refeições é prejudicial?

beb2


Por Camila Rebouças de Castro, nutricionista. Você sempre ouviu dizer que não deve beber água, suco, refrigerante ou outro líquido qualquer durante as refeições porque faz mal, engorda, aumenta a barriga, mas será que é verdade? Não pode mesmo? Qual a explicação para isso? Nessa matéria vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os mitos e verdades desse tema. Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de “inchaço abdominal”, o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais "elástico". Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário. Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.

O maior prejuízo de se ingerir muito líquido durante as refeições está em relação a digestão. Depois da mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago, e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão. O suco gástrico é composto, entre outras substâncias, por ácido clorídrico, pepsina e renina. A renina é uma enzima que age sobre a caseína (uma das principais proteínas do leite) e é produzida pelo estômago durante os primeiros meses de vida. O ácido clorídrico é o responsável por manter baixo o PH do estômago. E a pepsina é a enzima responsável pela quebra das proteínas. Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas e dessa forma prejudica a digestão dos alimentos e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências.

O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção. Para as pessoas que não conseguem abandonar esse costume, o tipo de líquido ingerido também é importante, os refrigerantes são mais prejudiciais, pois possuem gases que dilatam ainda mais o estômago. Nesse caso, o recomendado é que você beba água ou um suco de frutas natural. O maior problema está na quantidade ingerida. Apesar de ser importantíssimo beber bastante líquido durante o dia (cerca de 2 litros), o ideal é que não sejam ingeridos em grande quantidade durante as refeições. Se você não consegue ficar sem a água ou qualquer outro líquido enquanto almoça ou janta, procure não ultrapassar a quantidade de 1 copo de 200ml. Nos intervalos entre as refeições beba água a vontade.


Consumo de líquido durante refeição pode ser prejudicial

beb3


Você sabia que aquele costume de beber líquido, como suco, refrigerante ou até mesmo água, durante a refeição pode atrapalhar a mastigação dos alimentos e ainda atrasar a digestão? Pois é, esse hábito muito comum e quase impossível de ser alterado por algumas pessoas pode trazer problemas para a saúde. Muitas pessoas alegam que ao ingerir líquidos durante as refeições fica mais fácil para “empurrar” o alimento. Entretanto, um dos problemas de misturar sólidos e líquidos é quando estes se tornam um “auxiliar” da mastigação, diluindo os alimentos. Dessa forma, há uma confusão no cérebro, que não reconhece que determinada quantidade de comida entrou pela boca e acaba liberando tardiamente as enzimas da saciedade, fazendo então que a pessoa acabe comendo mais do que deveria, gerando o famoso “olho maior que a barriga”.

De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpen, o consumo de até 500 ml de água antes das refeições pode ajudar a emagrecer, porém, durante uma refeição, como almoço ou jantar, é indicado o consumo de no máximo 200 ml, o que equivale a cerca de um copo comum. Já se preferir beber algo após a refeição, o indicado é que espere cerca de uma hora.

Fonte: www.saudeintegral.com
http://g1.globo.com/
http://maisequilibrio.com.br/
http://vapza.com.br/