QUALIDADE DE VIDA

Receita natural para acabar com as baratas sem veneno

barata topoPara começar, prepare uma receitinha caseira para eliminar as baratas que já estão na sua casa: basta misturar açúcar refinado e bicarbonato de sódio, em partes iguais, colocar em tampinhas de garrafa e distribuir em pontos estratégicos onde as baratas costumam aparecer. O bicarbonato provoca uma reação química no estômago da barata que acaba causando a morte dela. Esta é uma das receitas caseiras mais eficazes e menos tóxicas para matar baratas, mesmo assim não deixe ao alcance das crianças e dos animais de estimação.

Prevenção é essencial

Além desta receita, é preciso seguir algumas dicas bem simples para manter as baratas longe da nossa casa: por exemplo, pique algumas folhas secas de louro e coloque dentro das gavetas e armários. O cheiro das folhas de louro espanta as baratas! Aí é só trocar a cada 2 semanas.

Outra medida muito fácil é adicionar 20 gotas de óleo essencial de lavanda a 500 ml de água e borrifar na soleira das portas e também nas janelas, de manhã e à noite. A lavanda tem um perfume delicioso, vai deixar a sua casa cheirosa, mas fazer o quê? As baratas têm mau gosto… brincadeira… elas odeiam o cheiro de lavanda que vai funcionar como uma espécie de repelente.

barata ciclo

Você também pode pingar 2 gotinhas de óleo essencial de alecrim em chumaços de algodão e espalhar pelos cantos da casa, reaplique a cada 2 dias para espantar as baratas, mas não exagere para não provocar nenhuma reação respiratória nos seus animais de estimação. É importante lembrar que as baratas adoram ambientes úmidos, quentes e escuros. Durante o dia elas ficam escondidas em refúgios como caixa de gordura, ralos, buraquinhos no piso ou na parede, perto da máquina de lavar…

Então para prevenir vede os buraquinhos em azulejos e pisos, perto de canos, etc., coloque uma tela protetora embaixo dos ralos nas áreas externas, limpando sempre para evitar entupimento. Nas áreas internas, mantenha o cesto de lixo e os ralos fechados e nada de restos de comida pela casa, e mantimentos sempre bem fechados.

Algumas outras formas de acabar com elas

As infestações geralmente começam na cozinha, especialmente nos espaços escuros e difíceis de limpar atrás e debaixo dos armários e eletrodomésticos. As baratas são atraidas por lixo, carne, queijo, alimentos açucarados e gordura. Mantenha essas coisas fora do alcance.

Folhas de Louro - as baratas são repelidas pelo cheiro. As folhas de loura sao facilmente encontradas em qualquer mercado., Tente dobraças ou colocar um punhado em lugares difíceis de limpar. 

Alho ou pimenta caiena - Voce pode polvilhar alho ou cebola em pó em torno dos pontos de encontro favoritos das baratas. Ou até misturar os dois para ter um repelente mais forte. 

Limões - corte um limão ao meio e exprema diretamente sobre as superfícies. Voce também pode misturar um pouco de água e suco de limão num frasco de spray para atingir áreas mais difíceis de alcançar. É um desenfetante natural, ja que as baratas carregam uma série de bactérias e virus perigosos.

Vinagre com óelo de hortelã pimenta - Muitos insetos não suportam esses dois cheiros, como as baratas. Pode usar aqui também um francos de spray com vinagre e gotas de oleo essencial de hortela pimenta. Agite e começea borrifar na cozinha, banheiro, etc. 

Óleo de Neem - este evita muitos insetos e pragas porque contem um determinado produto quimico que é venenoso para eles. Voce pode misturalo com água numa loção de spray;

Solução de sabão - Encontre um sabão que contenha borax, para que sua solução seja mais potente. O borax é um anticeptico e limpador natural usado em sabão em pó para roupa e em sabonete desinfetantes para as mãos. Misture o sabão com um pouco de água quente e espalhe sobre os balcões da cozinha e perto de qualquer ponto de infestação. Baratas e pragas semelhantes respiram pelos poros de suas cascas e pele, portanto, quando começarem a se arrastar por esse sabão o borax fará o trabalho.

Catnip - Polha algumas folhas frescas de catnip num sachê e deixe nos locais populares de baratas. Lembre-se de trocar as folhas quando necessário. 

Além de tudo isso há armadilhas que voce pode criar com ingredientes que provavelmente voce ja tenha na sua cozinha. 

Armadilha de fita adesiva - corte uma tira considerável de fita adesiva, coloque-a com o lado da cola para cima e dobre cada extremidade prara faclitar a coleta. Um pedaço de queijo e pasta de amendoim com um pouco de açucar por cima sera perfeito. Coloque a sua isca no meio da fita, a idéia é que as baratas fiquem presas na fita adesiva. Nao use liquido doce com isca porque isso vai dissover a viscosidade da fita

Armadiha do café - voce vai precisar de um pote de vidro seco e limpo e um copo pequeno de isopor ou plastico com borra de café. O copo deve ser pequeno o suficiente par caber no pote, mas resistente o suficiente para nao ser afetado pela água. Coloque o pequeno copo com borra de café dentro do vidro. Encha o vido com água parando um pouco abaixo da borda do copo. As baratas serão atraidas pelo cheioro de café, subirão até la, entrarão no copo mas não conseguirão sair, pois nao sao boa nadadoras. 

 

Fonte: http://lar-natural.com.br/

           https://www.youtube.com/watch?v=ZXshNjgecFs