QUALIDADE DE VIDA

As Verdades escondidas sobre o ovo, medicina nutricional, envelhecimento, etc - Parte 6

tintura iodoTintura de Iodo Tira os Agrotóxicos dos alimentos? Embora os orgânicos estejam cada vez mais acessíveis, as frutas, verduras e legumes com agrotóxicos dominam o mercado. E aí, como fica a saúde? A leitora Sonia Fracalossi, por exemplo, quer saber se o uso de iodo é eficaz na eliminação dos agrotóxicos. Será? A resposta é sim. A mistura de tintura de iodo a 2% com a água ajuda a eliminar os agrotóxicos. O ideal é que para cada litro de água sejam misturados 5 ml de tintura de iodo a 2%. Deixe os alimentos nesta solução por uma hora e depois lave bem em água corrente. A tintura de iodo pode ser comprada em farmácias.

Segundo a legislação, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais.

Dicas

Na hora de comprar, evite alimento fora do tamanho padrão. Essa é uma indicação básica de que foi utilizado agrotóxico ou fertilizante na produção. Não lave os alimentos assim que chegar das compras. Deixe-os refrigerados por, no mínimo, 2 horas antes de lavar e higienizar. Quando o alimento é higienizado em temperatura ambiente, o agrotóxico que fica na casca penetra com mais facilidade.


A MONOLAURINA MATA GERMENS ALIMENTARES E VÍRUS


2009 - Dois novos estudos suportam décadas de investigação mostrando que a monolaurina é um nutriente positive para o sistema imune. Um mostra que a monolaurina tem uma potente capacidade para destruir microrganismos nocivos frequentemente encontrados nos alimentos e capazes de criar intoxicação alimentar. O outro demonstra que a monolaurina tem propriedades únicas e benéficas na luta contra a replicação viral.

Os cientistas demonstraram que a monolaurina podia inibir a Escherichia coli, o Staphylococcus aureus, e o Bacillus subtilis. Os cientistas combinaram a acção da monolaurina com outros conservantes alimentares naturais e encontraram uma forte reacção sinérgica na destruição destes invasores. Os investigadores acharam que se abre uma promessa no tratamento contra o HIV-1 ao bloquear a transmissão nas mucosas.

Embora os vírus da gripe não fossem contemplados neste estudo, o mecanismo de acção envolvido sugere a sua utilidade na prevenção da inflamação excessiva relacionada com o ataque gripal.

A monolaurina é um ácido gordo (óleo) derivado do óleo de coco e que apresenta forte actividade antimicrobiana. Em resumo, a monolaurina é um ácido gordo nutricional não tóxico para os humanos e é um nutriente amigável para a saúde das células humanas. Em contraste ele pode ser destrutivo para muitas bactérias e vírus. Também ajuda a manter os microrganismos normais dos nossos intestinos, tais como o H. Pylori e a Candida albicans, num equilíbrio saudável.


Índice ORAC revela antioxidantes nos alimentos


2013 - Encontrar soluções para atrasar os sinais de envelhecimento da pele é uma grande preocupação de diversas mulheres, principalmente entre os 30 e 50 anos, quando essas temíveis marcas de expressão se tornam mais aparentes.

O que muitas desconhecem, porém, é que uma boa alimentação antienvelhecimento, acompanhada de sucos ricos em antioxidantes, pode ajudar a retardar esses problemas e proporcionar outros benefícios para melhorar o funcionamento do organismo, como prevenir doenças cardiovasculares, atuar no combate a infecções e estimular a renovação do sistema imunológico.

O que é o índice ORAC?

ORAC é a abreviação para Oxigen Radical Absorbance Capacity, que determina capacidade antioxidante dos alimentos (inibição de radicais livres nas células).

Para avaliar a eficiência de algumas bebidas, os fabricantes de sucos têm enviado seus produtos para análises laboratoriais para indicação do índice ORAC, que determina capacidade antioxidante dos alimentos (inibição de radicais livres nas células). "Em caráter comparativo, seria necessário o consumo de 1039,3g de suco de açaí e 778,5g de suco de mirtilo para alcançar o mesmo ORAC de apenas 100g de suco de cranberry com alta concentração da fruta," explica a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional.

Confira abaixo a lista dos alimentos mais indicados para combater os sinais de envelhecimento da pele.

Alimentos campeões do Índice ORAC
Cacau cru;
Framboesa preta;
Romã;
Cramberry;
Uva;
Ameixas;
Cerejas;
Açaí;
Blueberry (mirtilo)

orac tabela

A maior referência dos sucos de cranberry, ameixa e romã no Brasil é a JUXX, única marca a fabricar essas bebidas com alta concentração da fruta, sem corantes, aromatizantes e aditivos artificiais. Além disso, oferece a linha de produtos denominada Zero Açúcar, na qual os sucos são adoçados com frutose e sucralose (único adoçante feito da cana de açúcar e não reconhecido como carboidrato pelo organismo).

Diferenciais

- Único suco a ter o índice ORAC (o qual determina a capacidade antioxidante do alimento) comprovado em laboratório;
- Único natural com 100% da fruta;
- Não contém aditivos, como aromatizantes e corantes;
- Tem qualidade reconhecida pela ANAD - Associação Nacional de Assistência ao Diabético
- Possui linha Zero Açúcar, adoçado com sucralose (único adoçante feito da cana de açúcar e não reconhecido como carboidrato pelo organismo).


Quais são os diferentes enzimas antioxidantes?


As três enzimas antioxidantes mais comuns e importantes incluem glutationa peroxidase, catalase e superóxido-dismutase. Os quatro restantes enzimas antioxidantes são glutationa redutase, reductase thioredoxin, heme oxigenase, e biliverdina redutase. Algumas pessoas confundem antioxidantes com enzimas antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a reparar os danos causados ??pelos radicais livres no organismo e a oxidação resultante. As enzimas, no entanto, tentam interromper os danos antes de ocorrer pelo desencadeamento de reacções químicas que livrar o corpo de radicais livres de oxigénio e perigoso na forma de óxidos.

Glutationa peroxidase e glutationa reductase formam o sistema de glutationa de enzimas antioxidantes que protege o corpo contra especificamente peróxidos, especialmente o peróxido de hidrogénio. Estas duas enzimas são particularmente activos no cérebro, que é o órgão o mais susceptível à oxidação por radicais livres. Existem quatro tipos diferentes de a enzima peroxidase. Glutationa peroxidase citosólica (cGPx) ajuda principalmente no cérebro, tiróide, coração e. Glutationa peroxidase plasma (pGPx) protege o plasma do sangue a partir de peróxidos.

Gastrointestinal glutationa peroxidase (GIGPx), que é feita nos rins, funciona no fígado e tracto gastrointestinal. Ele ataca peróxidos geradas pelo consumo de alimentos. Phospholipid hidroperóxido glutationa peroxidase (PHGPx) funciona em peróxidos ligados às gorduras nos órgãos sexuais, a região cerebral, e em membranas plasmáticas. A redutase da glutationa tiras oxigénio afastado de qualquer glutationa oxidada.

Como as enzimas antioxidantes glutationa, catalase também destrói o peróxido de hidrogênio. Tioredoxina redutase é diferente. A sua missão é livrar o corpo de persulfuretos proteínas, que são as principais causas para a oxidação prejudicial. Ao eliminar persulfuretos proteína, reductase thioredoxin pode reduzir o montante global de oxigênio no corpo. Esta enzima é dependente de selênio e não pode funcionar corretamente a menos que o corpo tem lojas suficientes deste mineral.

A superóxido-dismutase separa os radicais livres em dois materiais: átomos de oxigénio e as moléculas de peróxido de hidrogénio que podem então ser destruídas por outras enzimas antioxidantes. Enzimas superóxido trabalho em uma das duas áreas da célula: o citoplasma ou a mitocôndria. Heme oxigenase reduz heme no sangue de dióxido de carbono, ferro e biliverdina. Oxigênio dentro biliverdina é arrancada pela biliverdina redutase enzima. Esta reacção química produz efectivamente o antioxidante conhecido como bilirrubina.

O oxigênio é normalmente visto como desejável. Levada para os pulmões, é benéfico. Ao nível celular, no entanto, de oxigénio faz com que as células a desagregação, idade, e morrem. As enzimas antioxidantes procurar para parar esse ciclo de destruição.

As pessoas muitas vezes obter enzimas antioxidantes de suplementos ou alimentos que contêm enzimas vivas. Os alimentos que contêm enzimas antioxidantes vivos incluem algas, leveduras e brotos. Além disso, vegetais crus, a grama de cevada, e wheatgrass contêm altos níveis de enzimas antioxidantes.

Wheatgrass é rico em enzimas antioxidantes.
Muitos produtos de pele que são feitos com glutationa também contêm vitamina C e outros antioxidantes anti-envelhecimento.


Fadiga Adrenal e seus Sintomas


DRA MARIA QUITERIA CORDEIRO DOS SANTOS - Você vai dormir mais cedo, mas acorda cansado mesmo assim. Tira uma folga na segunda-feira para prolongar o fim de semana e quando volta do passeio parece que nem saiu. São sensações características do mau funcionamento da glândula supra-renal. Descoberta há cerca de 10 anos, a fadiga adrenal é considerada a síndrome do século XXI. O cardiologista Marcos Antônio Natividade, pós-graduado em terapia ortomolecular e mestre em fisiologia do envelhecimento, explica que a supra-renal é a primeira glândula a ser atingida pelo estresse. Ela é responsável por defender o corpo de traumas físicos, incluindo frio, calor e fome.

— Quando a glândula supra-renal está funcionando mal e não está secretando os hormônios que deveria, além do cansaço excessivo, ocorrem infecções e gripes freqüentes, ansiedade, irritabilidade, alterações do sono, baixa libido e ereções não mantidas, tonturas, baixa concentração e memória, apatia, compulsão por doces, salgados, cafeinados e frituras, depressão e medo sem causa aparente — enumera o médico. Ainda pouco conhecida, a fadiga adrenal, muitas vezes, é confundida com depressão, pânico, fibromialgia, labirintite, anemia ou palpitações. De acordo com Natividade, quando diagnosticada a disfunção, deve ser feita uma reposição com hormônios biodênticos, que são iguais aos secretados pela glândula supra-renal. Se não tratado, o problema pode desencadear doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e osteoporose.

Excesso de trabalho, má alimentação, sedentarismo e aborrecimentos são causas que podem induzir à fadiga adrenal. A prevenção está na já conhecida fórmula alimentação saudável aliada a exercícios físicos, além de reservar momentos para o descanso.

— Comer castanhas, verduras, frutas, alimentos integrais e peixes, fazer atividade física três vezes por semana, descansar no mínimo dois finais de semana por mês e tirar 30 dias de férias por ano. Isso é fundamental para se viver com saúde e bem-estar — recomenda o especialista.

FADIGA ADRENAL: UM PROBLEMA MUITO FREQUENTE NO MUNDO MODERNO, MAS POUCO DIAGNOSTICADO

"Sinto um cansaço insuportável...", "não tenho ânimo de nada!", "perdi a garra de executar trabalhos rotineiros!". Essas são as queixas mais freqüentes que se escuta em qualquer lugar e a todo o momento, caracterizando a possibilidade de Fadiga Adrenal. Mas, afinal o que significa fadiga? É por que provoca tantos sintomas e conseqüentemente tantas queixas? A glândula Supra-renal é quem comanda a ação e o movimento do nosso organismo secretando vários hormônios esteróides. O mais importante é o cortiso.

A falência desta glândula provoca sintoma de fadiga e outros relacionados intimamente à repetição do estresse, que acaba se transformando em um estado crônico. O estado de estresse crônico em sua fase mais avançada ocorre devido a falência parcial da glândula supra-renal, o que provoca a diminuição gradativa do cortisol. A secreção das glândulas hormonais de maneira geral obedece ao mecanismo de retroalimentação negativa, sistema de "feed back", é através deste sistema que o nível hormonal se equilibra no organismo biológico. O mecanismo desta homeostase hormonal pode danificar com estado de estresse crônico.

É equívoco pensar que as glândulas não respeitam a teoria de desgaste da matéria. Por exemplo, um pensamento representado pela sabedoria oriental pode dizer que: Quem se intitula o "garanhão" no presente, tem grande chance, no futuro, ser candidato a impotente! Homens e mulheres que abusam do seu organismo no auge da vitalidade, não poupam sua energia vital ou também não limitam seu estresse diário, independente do grupo etário, da classe social e étnica a qual pertençam, podem manifestar a Fadiga Adrenal. Este tipo de fadiga, que ocorre devido à queda de cortisol, provoca um grande impacto na qualidade de vida da pessoa, e o aumento da velocidade do seu envelhecimento humano. Ocasiona, igualmente, uma quebra no equilíbrio da homeostase da fisiologia do organismo o que acaba afetando uma multiplicidade de órgãos e sistemas, e pode provocar até a morte.

A fadiga adrenal afeta de forma pandêmica a atual civilização, em razão de vários fatores que agregam aos estressores tais como poluentes químicos, radiações, toxinas de fungos, bactérias, parasitas e vírus e outras ameaças. Tudo isso, dificulta a atividade humana, impedindo, inclusive, que as pessoas continuem produtivas sob o ponto de vista social e econômico.

A deficiência de cortisol manifesta se comprometendo as relações humanas, afetando comportamento psíquico, dificultando administração de sua própria vida diária.
A pessoa, antes harmônica, torna-se cada dia mais distraída, confusa, presa a situação crônica de estresse. A cada dia que se passa, manifesta maior irritabilidade, e uma visão negativa da vida; sente-se vitima até mesmo com reações paranóides, torna se acusadora, briguenta, ataca os demais com palavras duras, com uma retórica afiada, como se estiver "os nervos à flor da pele".

Sinais e sintomas de fadiga adrenal:


- Cansaço entre 9-10 horas da manhã, mas resiste em ir para a cama

- Necessita de café ou estimulantes para começar o trabalho pela manhã

- Ânsia por salgados, gordura e alimentos com alta proteína, como carne e queijo

- Aumento dos sintomas da TPM nas mulheres; e menstruação mais intensa

- Dor na parte superior das costas ou no pescoço, sem razão aparente

- Sente-se muito melhor quando o estresse é aliviado, como em período de férias prolongado.

- Dificuldades em acordar pela manhã

- Episódios recorrentes de confusão mental associado a tonteira

- Tendência a ganhar peso e não perdê-lo, especialmente em torno da cintura

- A alta freqüência de contrair a gripe e outras doenças respiratórias e os sintomas tendem a durar mais do que usual.

- Tendência a tremer quando esta sob stress e pressão.

- Redução do desejo sexual.

- Tonturas ao levantar de uma posição horizontal.

- Tendência a pressão baixa

- Falta de energia no período da manhã e à tarde, entre 3 a 5 horas.

- Sente-se melhor, por um breve período, depois de uma refeição.

- Aparecimento de lesões alérgicas e auto-imunes na pele como eczemas, urticária, psoríase e etc.

- Taquicardia sem causa aparente


Obs.: o diagnóstico de Fadiga Adrenal somente é realizado por médico após correlação clínica e laboratorial e exclusão de outras patologias. Os estressores de maior grandeza que provocam a Fadiga Adrenal estão relacionados com a sobrevivência humanos, ao sentimento de ameaça à própria vida e também aos familiares, á separação conjugal e à perda de entes queridos, e à possibilidade de ficar sem empregos etc.

A Fadiga Adrenal está associada ainda as várias moléstias crônicas, principalmente enfermidades pulmonares crônicas, doenças auto-imunes, eczemas e outras doenças crônicas da pele. Incluem se ainda outras situações que provocam Fadiga Adrenal, as queimaduras graves, quimioterapia e radioterapia etc.

Sem dúvida, podemos qualificar a Fadiga Adrenal como uma das doenças funcionais que mais afeta a qualidade de vida de uma pessoa na atual civilização e lamentavelmente, sua fisiopatologia ainda não e bem divulgada e nem investigada pela medicina ortodoxa e assim não tem sido investigada ou tratada, porém, há décadas um grupo de cientistas pesquisadores em área de Ortomolecular e Nutrológica têm publicado e divulgado amplamente em congressos e revistas científicas e leigas, assuntos relacionados com a Fadiga adrenal. Quando esta deficiência é diagnosticada e tratada adequadamente, a pessoa se beneficia como se fosse premiada com a "loteria de saúde", porque repor cortisona bioidêntica resgata a qualidade de vida e a vitalidade perdida, como se a pessoa renascesse para a plenitude de outrora.

REFERENCIAS
Dr. Tsutomu Higashi - médico ortomolecular e nutrólogo, é membro da equipe e diretor médico da Clínica Higashi e Centro Médico Athenas localizado em Londrina e Rio de Janeiro. Telefone: (21) 34398999 (Rio de Janeiro) ou (43) 33238744 (Londrina).


Minerais Quelados


Os minerais, assim como as vitaminas, são micronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo por exercerem funções primordiais para a manutenção da saúde. Por isso, garantir a boa absorção desses nutrientes pelo nosso organismo é muito importante e é ai que entram os minerais quelatos (ou minerais quelados). Mas afinal, o que são minerais quelados? Os minerais quelatos representam a forma mais estável e biodisponível do mineral, pois passam por um processo conhecido como quelação, em que o mineral é envolvido por aminoácidos, evitando que ele reaja com outras substâncias ou componentes provenientes da nossa alimentação.

A quelação nada mais é do que a ligação entre o mineral (como o cálcio, zinco, ferro, magnésio etc.) e uma cadeia orgânica (como os aminoácidos, por exemplo). A quelação é um processo natural, que transforma os minerais inorgânicos, cuja absorção pode ser influenciada por outros nutrientes da nossa dieta, na sua forma orgânica, ou seja, mais fácil de ser absorvido e metabolizado pelo nosso organismo. O processo de quelação é comum em alguns suplementos de minerais, pois melhora a utilização do mineral pelo nosso corpo. Os minerais estão naturalmente presentes na água e nos alimentos. Porém, em algumas situações, os alimentos nem sempre são capazes de suprir nossas necessidades diárias para esses nutrientes, sendo a suplementação de minerais, uma boa alternativa nestes casos.

Benefícios do consumo de minerais quelatos

Os minerais desempenham funções importantes no nosso organismo, participam de diversos processos biológicos e são fundamentais para manutenção da saúde do nosso corpo. O uso do mineral quelato pode proporcionar maiores benefícios para nossa saúde, já que possui algumas características como:

É melhor absorvido pelo organismo;

Possui alta estabilidade;

Possui elevada biodisponibilidade;

Não interage com outros nutrientes da alimentação.

Dica: a suplementação de minerais deve ser feita sob orientação de médico ou nutricionista.


Quelato é uma designação química atribuída a compostos cujas moléculas consistem na associação de um mineral, ou íon metálico, a cadeias orgânicas através de ligações químicas covalentes na forma de uma estrutura heterocíclica, ou anel, ou garra (chele=quelato) que neutralizam a reatividade química do mineral.

O EDTA e outras moléculas orgânicas sintéticas são muito conhecidas e utilizadas como agentes quelantes na Química Analítica como extratores de minerais, em análises de solo por exemplo, e na medicina para o tratamento de toxicidade de metais. Quando os minerais estão em formas inorgânicas tais como cloretos, sulfatos, nitratos e óxidos, não podem ser diretamente absorvidos e metabolizados pelos organismos. Para que isso ocorra, é necessário que essas formas inorgânicas sejam convertidas em espécies assimiláveis.

Essas espécies são justamente os compostos que denominamos como aminoquelatos, resultado da ligação química entre um mineral com ligantes orgânicos de ocorrência natural, tais como os aminoácidos. Os quelatos de EDTA e derivados não são prontamente assimiláveis. A melhor forma de aumentar a biodisponibilidade de um determinado mineral é administrar o mesmo em formas químicas capazes de serem absorvidas, transferidas e metabolizadas pelos organismos vivos. Isso é justamente o que ocorre quando os minerais estão na forma de verdadeiros quelatos de aminoácidos.

PARTE 7