QUALIDADE DE VIDA

Refrigerantes matam mais de 180 mil pessoas por ano

refri mata22/03/2013 - Pesquisadores descobriram que 25 mil pessoas morreram devido a ingestão de bebidas açucaradas nos EUA em 2010 - e 180 mil morreram em todo o mundo. Os dados apresentam novas evidências sobre o perigo para a saúde pública provocado por bebidas artificiais. Quase a metade de todos os americanos, 48 por cento, no ano passado beberam pelo menos um copo de refrigerante por dia. Entre os bebedores de refrigerante, a quantidade média diária é de 2,6 copos. Com uma taxa tão elevada de consumo de refrigerante, os americanos devem estar preocupados com os novos dados que os pesquisadores de Harvard descobriram sobre o perigo do consumo de bebidas açucaradas. A equipe de pesquisas da ...

Harvard School of Public Health em Boston descobriu que as bebidas artificiais foram diretamente responsáveis por 133.000 mortes por diabetes, 44.000 mortes por doenças cardiovasculares e 6.000 óbitos por câncer em 2010. Com tantos americanos bebendo até a morte, os pesquisadores têm classificado o hábito como "perigo para a saúde pública". E, embora a causa da morte seja geralmente atribuída a uma doença específica, os pesquisadores descobriram que a alta taxa de consumo de bebidas açucaradas causaram diretamente essas condições. "Nós sabemos que as bebidas adoçadas com açúcar estão ligadas à obesidade, e que um grande número de mortes são causadas por doenças relacionadas à obesidade. Mas, até agora, ninguém tinha unido todas as peças do quebra-cabeça", disse um dos pesquisadores do estudo.

Dr. Richard Besser, chefe de saúde da ABC News e editor médico, comparou os cigarros com bebidas açucaradas - nenhuma delas causam diretamente a morte de uma pessoa, mas ambas causam doenças que muitas vezes são fatais.

CRIME

"É muito assustador ver o aumento de doenças crônicas conforme as pessoas ao redor do mundo consomem mais e mais bebidas açucaradas", disse Besser. "Isso me lembra como ocâncer de pulmão está em ascensão em todo o mundo, pois mais e mais pessoas fumam cigarros."

"Eu acho que nossas descobertas realmente devem impulsionar a realização de políticas eficazes para reduzir o consumo de bebida açucarada, uma vez que isso causa um número significativo de mortes".

Fonte: RT