QUALIDADE DE VIDA

Azeite aumenta o risco de câncer, segundo estudo

azeite231/01/2013 - Pesquisa norte-americana mostra que alimentos fritos com grandes quantidades de azeite podem aumentar o risco de câncer de próstata. Batatas fritas, nuggets de frango ou peixe e outros alimentos fritos em azeite abundante uma vez por semana podem se relacionar com maior risco de câncer de próstata, de acordo com estudo realizado pelo Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos. Além disso, esse tipo de alimento predispõe a uma avaliação mais agressiva da doença. A pesquisa avaliou 3.000 homens com idade entre 35 e 74 anos. O que ficou provado foi que os homens que consomem esse tipo de alimento frito uma vez por semana têm um risco entre 30% e 37% maior de sofrer de câncer de próstata, se comparados aos que têm essa alimentação apenas uma vez por mês.

Os pesquisadores suspeitam de que quando o azeite se aquece às altas temperaturas necessárias para fritar os alimentos, se formam compostos potencialmente cancerígenos, como a acrilamida, muito abundante em comidas ricas em carboidratos - como as batatas fritas -, ou as aminas heterocíclicas, que aparecem quando a carne é cozida a altas temperaturas. Ainda de acordo com a pesquisa, também se formam no azeite fervido aldeídos e acroleína. E esses compostos tóxicos aumentam ainda mais se o azeite é reutilizado ou caso o tempo de fritura seja prolongado.

A isto se soma o fato de que os alimentos cozidos a altas temperaturas, especialmente os fritos, contêm grandes quantidades dos chamados produtos finais de glicação avançada, que foram associados com a inflamação crônica e o estresse oxidativo. Os alimentos fritos com grandes quantidades de azeite tinham sido associados, anteriormente, com outros tipos de câncer, como os de mama, pulmão, pâncreas, colo e esôfago.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/