A saúde e o Abacate

    abacate42011 - Abacate: bom para as articulações e o coração.Estudos mostram que a fruta faz tão bem ao nosso organismo quanto o azeite extra-virgem. Os abacates, assim como outras frutas e vegetais, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Sãvaloo ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes que ajudam a promover a saúde dos dentes e gengivas, e protegem os tecidos do corpo de danos oxidativos. Além disso, a presença de folatos (vitamina do complexo B ) no abacate, promove o desenvolvimento saudável das células e tecidos. Força, energia, concentração e muito preparo físico. Em uma academia de caratê, em Campinas, no estado de São Paulo, instrutor e alunos se dedicam a um esporte que em apenas uma hora de prática consome 400 calorias.

    É um grande esforço para os músculos e um desgaste para os ossos e as articulações. Mas o médico Edson Credídio, faixa preta desde a adolescência, tem a solução. O nutrólogo é defensor e apreciador ferrenho do abacate. Ele acredita que a fruta não deve faltar na alimentação dos atletas.

    "Evita a câimbra pelo alto teor de potássio. Ele é importante, porque apresenta polifenóis, que ajudam a recuperar e a proteger as cartilagens nas articulações. Então, é um complemento que todo o atleta deveria utilizar", explica o médico.Só de potássio, o abacate tem 485 miligramas em cada cem gramas do fruto. É o dobro da banana. Na academia, o médico recomenda o abacate aos alunos, assim como faz com seus pacientes há 28 anos. Segundo ele, para prevenir uma série de doenças. "Evita doenças crônico-degenerativas, processos alérgicos, processos reumáticos, doenças auto-imunes. Eu uso para tudo, só que inserido em um plano pessoal", afirma doutor Credídio.

    Acontece que o abacate, apesar de gostoso, tem fama de engordar. Por isso, não é muito bem visto. "Todos nós achávamos que era gorduroso", diz uma mulher. "Sempre acharam que aumentaria o colesterol", comenta um aluno da academia. "Pelo fato de ter óleo, ele tem um alto teor energético. Cada 100 gramas tem 170 calorias. Só que você põe uma quantidade menor, por exemplo, em um leite desnatado ou come com limão. Então, fica pouca caloria. Compensa pelo benefício", explica doutor Credídio. Benefícios que pesquisadores do curso de engenharia de alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estudam já há dois anos. Orientado pela professora Glauce Pastore, doutor Edson Credídio quer comprovar cada uma das propriedades do abacate na sua tese de doutorado. Os estudos feitos no laboratório mostram que o abacate é tão bom para o nosso organismo quanto o azeite extra-virgem.

    "A grande vantagem é que nós encontramos o abacate o ano todo. Ele tem uma diversidade muito grande. No Brasil, temos mais de cem espécies diferentes. Então, você consegue encontrar o ano todo. O benefício que ele causa é aumentar o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim, levando à prevenção de doenças cardiovasculares", diz o médico. A constatação de que o abacate podia aumentar o bom colesterol bom precisava ser comprovada cientificamente. Um desafio que levou o pesquisador até o Comando de Policiamento do Interior, o CPI2. O grupo de policiais foi considerado ideal para o estudo, porque as pessoas que fazem parte dele têm várias características parecidas. São homens e mulheres na mesma faixa de idade, entre 25 e 45 anos. Eles possuem hábitos de alimentação e de atividade física bem semelhantes. E todos têm uma profissão que provoca muito estresse.

    E o estresse é uma ameaça. Para reagir, consumimos nossas reservas, inclusive o colesterol bom, o HDL. A proposta para os militares do CPI2 era consumir um abacate pequeno por dia: metade no almoço e a outra metade no jantar. "No começo, eu estava meio cético. Como uma fruta que é tão gordurosa pode melhorar o colesterol? Eu achei até estranho", conta o terceiro sargento da Polícia Militar de São Paulo, Alex Sandro Menegão. O sargento Alex Sandro tinha boas razões para ter receio. Pouco antes do teste, teve diagnosticado um problema de hipotireoidismo. “É uma alteração na glândula tireóide que faz com que o metabolismo tenha problemas. Então, o colesterol aumenta na circulação. Eu tinha níveis de colesterol altíssimos. Eu ia ter que tomar remédios e medicamentos para controle do colesterol”, lembra.

    Setenta policiais aderiram ao programa durante dois meses. Nada mudou na alimentação deles, a não ser a entrada do abacate.

    "Eu não quis interferir na dieta para mostrar a eficácia real do fruto do abacate", explica o médico.

    Os exames de sangue foram realizados antes e depois do estudo. O resultado surpreendeu.

    "A principal conclusão dessa pesquisa foi que 99% dos policiais participantes tiveram uma melhora do colesterol HDL, que é bom colesterol", informa doutor Credídio.

    O sargento Alex Sandro e a soldado Cristina Proença apresentaram as mudanças mais significativas. O HDL, o colesterol bom, da soldado Cristina subiu 20% ao final dos dois meses. O sargento Alex Sandro apresentou uma melhora geral do quadro dele: redução do colesterol total e aumento do HDL.

    "Eu me senti mais disposto e mais humorado. Só o fato de saber que não estou mais doente e que não tenho mais nenhum problema é ótimo. Então, eu vou prosseguir nessa dieta. Já é o suficiente, não preciso tomar nenhum tipo de medicamento, nenhuma droga. Acho mais natural", diz o sargento.

    "O ideal seria uma porção por dia, o que corresponde a duas colheres de sopa. Isso seria introduzido em um plano alimentar balanceado", orienta doutor Credídio.

    o abacate é rico em fitonutrientes, substâncias naturais da planta que funcionam como nutrientes e auxiliam na redução do risco de doenças, tais como as cardiovasculares e o câncer.


    Descubra os benefícios do abacate, fruta que reduz o apetite e ajuda a queimar gordura

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    09/05/2012 - Por Esther Medina. Sabe aquela velha fama de que o abacate é uma fruta engordativa demais e por isso deve ficar de fora do cardápio de quem quer manter a forma? É uma verdadeira injustiça! Embora tenha um valor calórico considerável (um abacate pequeno possui, em média, 360 calorias), a fruta é fonte de vitaminas A, C e E, possui uma gordura boa que combate o colesterol ruim (LDL), ajuda a reduzir os níveis de glicose no organismo e tem função anti-inflamatória:

    - O abacate é um alimento supercompleto. Além de ser rico em beta-sitosterol (uma susbtância que age como um anti-inflamatório natural), tem função antioxidante e combate o envelhecimento precoce, e ainda reduz os níveis de glicose e cortisol (hormônio do stress) - explica a nutricionista Karen Levy Delmaschio.

    E, ao contrário do que se pensa, a fruta ainda pode ser uma aliada das dietas. Segundo a especialista, o abacate auxilia no processo de queima de gordura corporal e inibe o apetite e a compulsão por doces:

    - Por ser possuir uma gordura boa, o abacate aumenta a sensação de saciedade e reduz a compulsão por doces. A fruta ainda ajuda a queimar triglicerídeos de cadeia média, que é uma gordura que costuma se alojar na região da barriga e dos quadris. A gordura do abacate também é rica em ômega 9, um ácido graxo anti-inflamatório que ajuda a regular o metabolismo e faz bem para o coração. O abacate não é o vilão das dietas. Quando consumida com moderação (uma fatia pequena, por dia) não compromete a dieta de ninguém e ainda faz bem para a saúde - garante Karen.

    A nutricionista dá duas receitinhas simples e saudáveis que têm o abacate como ingrediente principal:

    Abacate com mel:

    Basta pegar 1/2 abacate pequeno picado, 1 colher (sopa) de mel orgânico, 1 colher (sopa) de semente de chia, 1 colher (sopa) de semente de gergelim. E está pronta a sobremesa. “Pode comer como uma sobremesa. É rica em fibras, ajuda a combater a prisão de ventre e aumenta a sensação de saciedade”, explica Karen.

    Pastinha de abacate:

    Ingredientes: 1/2 abacate pequeno; 2 colheres (sopa) de linhaça; 1 colher (sopa) de azeite extravirgem; meio tomate picado; 1 colher (sopa) de limão e sal a gosto. Preparo: Misture tudo em um recipiente e está pronta uma pastinha suadável que pode ser consumida, no lanche da tarde, com torrada ou pão integral.


    Benefícios do abacate no nosso organismo

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    O abacate é um fruto muito consumido entre os brasileiros, tanto na forma de sucos ou vitaminas. Sua principal característica é o alto teor de gordura, chegando a 8,8g% no abacate roxo, 15,8g% no abacate Guatemala, de 16 a 18,5g% no abacate comum. Aproximadamente 89% do valor energético do abacate provem desta gordura assim distribuída, 3,7g de gordura saturada, 8,3g de gordura mono-insaturada e 6,5g de gordura poliinsaturada e quantidades ínfimas de colesterol 14mg%.

    O abacate em comparação com outra fruta tem valor energético considerável devido ao seu alto teor de gordura. Aproximadamente 162 calorias por 100 gramas, ou seja, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor energético da maçã ou abacaxi e mais de três vezes o da laranja. O abacate também tem alto conteúdo de proteínas e sais minerais em relação a outras frutas. Seus efeitos benéficos são os mais variados para o nosso organismo, além é claro dos efeitos exotéricos.

    Um dos efeitos é o afrodisíaco, onde o povo acredita que a polpa do abacate tenha poderes afrodisíacos. No caroço, concentra-se parte da força libidogênica do abacate. O macerado dos caroços preparado com vinho branco, como seu extrato fluido, são considerados como bons afrodisíacos. Ele também tem o poder de curar dores, onde se extrai o azeite que é muito bom para combater localmente a dor reumática e a dor da gota. Outra forma de usá-lo é como diurético, onde o chá da folha do abacateiro tem a fama de ser diurético e carminativo, que elimina os gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino é ideal para o combate a diarréia e a disenteria.


    Benefícios do abacate para o cabelo

    2011 - As duas palavrinhas mágicas são beleza e cabelo quando se juntam se tornam as informações mais preciosas na vida de uma mulher, afinal tudo que elas procuram são métodos eficazes baratos e simples para melhorar a aparência de seus cabelos. Trouxemos hoje uma dica valiosa de um alimento que além de trazer benefícios para os cabelos é simples e fácil de encontrar.

    Falaremos um pouco mais sobre os benefícios do abacate para cabelos mais saudáveis e brilhantes não há nenhum produto natural tão eficaz quanto às frutas e o abacate se destaca entre elas. Os produtos químicos podem até soluciona um problema de imediato, mas futuramente eles voltarão e o pior de tudo é que voltarão em dobro.

    Devido a isso constamos que é muito importante optar por métodos que sejam naturais para tratar os cabelos, evitando sua possível danificação futura. Quando falamos no abacate vemos que seu alto teor de óleo e nutrientes se sobressai tornando-se assim um excelente hidratante capilar, para aprender como usufruir dos benefícios do mesmo veja á seguir como proceder.

    Descasque a metade de um abacate e amasse-o até que você note uma massa homogenia depois disso misture dois tipos de azeites sendo um de lavanda e o outro de amêndoas, caso o seu cabelo seja oleoso não coloque duas, mas sim apenas uma essência. Depois de pronto aplique sobre os cabelos umedecidos e espere 30 minutos para enxaguar.

    Você poderá notar o efeito de forma breve, além do mais o abacate não oferece benefícios apenas para a parte dos cabelos, mas também para a parte do rosto e também de toda a pele, quando sentir que a mesma se encontra ressecada o ideal é sempre optar por uma hidratação o abacate seria uma excelente dica, misturado ao açúcar cristal será benéfico.


    Fonte: http://100comidasucosnaturais.blogspot.com.br/
              http://extra.globo.com/mulher
              http://www.guiagratisbrasil.com
              http://www.dicasdamulher.com.br

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