QUALIDADE DE VIDA

10 doenças do famigerado "Fast Food" e o macempregado triste

food1Parece mentira, mas as pessoas ainda não estão completamente cientes dos riscos envolvidos quando se alimentam de porcarias, ou falando mais chique, Fast Food. Por isso é importante bater sempre na mesma tecla, pois o percentual de obesos está crescendo assustadoramente em todos os países e a causa disso os especialistas sabem há muito tempo, é a dieta baseada em gorduras, açúcar branco, carboidratos refinados, excesso proteico, ...

aditivos químicos e muito sal, este às vezes em concentrações maiores do que a água do mar. Sabendo-se que a metade da população brasileira já se encontra na faixa do sobrepeso*, nunca é tarde para nos debruçarmos sobre as doenças associadas à obesidade. Principalmente quando se sabe que ao longo das épocas festivas, as pessoas chegam a engordar 2 quilos numa única orgia alimentar**.


1) Obesidade


A obesidade é a maior causa de morbidez provocada pelo consumo regular de fast food. Apesar de raramente alguém morrer de excesso de gordura, alguns transtornos relacionados a ela são os verdadeiros vilões das estatísticas: baixos níveis de colesterol bom HDL e altos níveis de mau colesterol LDL, o que aumenta tremendamente os riscos de ataque cardíaco.


2) Síndrome do ovário policístico


É a maior causa de infertilidade feminina e as mulheres obesas tem maiores chances de desenvolverem esta doença, cujos sintomas são crescimento desordenado de pelos e desregulação do ciclo menstrual.


3) Diabetes tipo 2


Das doenças oportunistas ligadas à obesidade, esta é a que mais cresce. Devido ao fato da comida Fast Food ser completamente desbalanceada, o pâncreas se exaure tentando suprir enormes quantidades de insulina para converter o açúcar em energia, o que desencadeia o processo conhecido como hiperglicemia, que é o aumento devastador da taxa de glicose no sangue.


4) Dislipidemia


A elevação da quantidade de gordura boiando no sangue, ou em linguagem científica, lipídios e/ou lipoproteínas é um importante fator de predisposição para as doenças cardiovasculares, aterosclerose, pancreatite aguda, etc. Tudo a ver com as quantidades monumentais de gorduras saturadas (origem animal) e hidrogenadas (TRANS) contidas em qualquer Fast Food que se preze.


5) Apneia do Sono

Parece inofensivo, pois este transtorno simplesmente provoca pequenas interrupções na respiração durante o sono. Só que, dependendo do número de interrupções, o paciente pode acordar moído no dia seguinte e até sofrer um ataque cardíaco durante uma suspensão da respiração. Eventos de Apneia crescem assustadoramente entre obesos, que pagam caro à noite os desmandos alimentares diurnos.


6) Doença de Blount

Uma das causas crescimento desordenado dos ossos inferiores em crianças e adolescentes é imputada ao consumo abusivo de Fast Food. Pode-se traduzir isso em termos de obesidade infantil que se alastra pelo mundo globalizado, na medida em que comemos cada vez mais produtos industrializados e abandonamos a saudável comida regional.
Criança com uma perna maior do que a outra – Doença de Blount – Abaulamento do osso da perna


7) Artrite

A dolorosa condição de degeneração das cartilagens constituintes das articulações tem como pano de fundo a pobreza alimentar imperante nos nossos tempos. Assim, em consequência da obesidade, hoje vemos jovens desenvolvendo artrite, uma doença que deveria ser “privilégio” da idade avançada. Então eu pergunto: que expectativa de velhice pode ter alguém que já se antecipou aos seus males vindouros?


8) Problemas respiratórios


Como pulmões dos obesos são obrigados a trabalhar mais pesadamente do que os dos seus companheiros magros, a tarefa de bombear oxigênio para o sangue vai além da sua capacidade, o que termina por minar as delicadas estruturas dos alvéolos. Por isso, quando vejo um comedor de Fast Food fumante, tenho certeza de que ele está pagando em suaves prestações uma previdência do tipo “meu inferno será na terra”.


9) Derrame


Às vezes, quem senta à beira de um generoso prato de hambúrguer e fritas fala brincando “vale um ataque cardíaco”, nada mais profético! Melhor ainda, a coisa toda pode acabar num belo derrame isquêmico, aquele resultante do entupimento das artérias por placas de gordura acumulada.


10) Danos permanentes no fígado


O órgão que “carrega o piano” no duro trabalho de lidar com as quantidades imensas de gordura ingeridas na dieta Fast Food é o fígado. Além disso, há nos obesos a formação da gordura intra-visceral que cresce ao redor do órgão, causando inflamações, cicatrizes, até chegar aos danos irreversíveis.

Qual é a questão posta aqui? Os adeptos cultivadores de comida-lixo alegam que se eles vão morrer de qualquer jeito, que seja de uma maneira “feliz” e não se privando das coisas deliciosas da vida. Ora, a questão não é tão simples assim quando entra na equação a variável da qualidade de vida. Quanto tempo você acha que se arrasta uma sub-vida ditada por uma doença crônica - prolongada pela medicina é certo - mas caracterizada pelas privações, dores e invalidação progressiva? Passar dez ou vinte anos padecendo o inferno na terra é o que aguarda quem pensa hoje que a solução da vida é apenas a morte, porque nunca lhe ocorre terminar em algo muito pior: a lenta agonia da morte em vida.


O mclanche feliz e o mcempregado triste

food2


Por  Gutemberg Motta - Num dia de domingo ensolarado, uma família se dirige ao McDonald’s, e como não podia deixar de ser, mais um McLanche Feliz é consumido. Será que entendemos o significado de ato? Para além de todas as implicações nutricionais, para além de estarmos remetendo royalties ao exterior, o que mais podemos estar fazendo de errado? Agora também estamos financiando mais um crime, o descumprimento da legislação trabalhista brasileira. Como assim? Vamos aos fatos.

Desde 2005, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes do estado de São Paulo (Sinthoresp) vem denunciando práticas abusivas de exploração de trabalho na maior rede de fast-food do mundo, o McDonald’s. Em troca da maximização do lucro ou mais tecnicamente, do aumento da mais-valia, o McDonald’s no Brasil, que é administrado pela Arcos Dorados, ignora a CLT. O Sinthoresp mantém uma lista com todas as notícias divulgadas na mídia a respeito da exploração de mão-de-obra no McDonald’s e criou um canal no Youtube com vídeos-denúncia. Tem ficado tão difícil esconder o caso com publicações até fora do Brasil, que começa a aparecer timidamente na grande mídia brasileira. Recentemente saiu uma matéria na Exame.com, onde mais da metade do texto é uma nota oficial da Arcos Dorados desmentindo o fato. E nesse mesmo sítio, encontramos outra matéria que veicula a informação do lucro trimestral do McDonald’s no mundo, a bagatela de 1,5 bilhão de dólares (Onde imagina-se que grande parte vem das operações de países emergentes como o Brasil). Em matéria do sítio “Isto É Dinheiro”, o maior acionista e administrador da Arcos Dorados diz como tirou a empresa da estagnação e vem batendo recordes de faturamento : “Temos aplicado em outros mercados a mesma disciplina com a qual atuamos na operação Argentina”.

Navegando pelo sítio da Arcos Dorados, selecionei alguns trechos interessantes.

Trecho sobre a empresa:

"A Arcos Dorados é a maior operadora de restaurantes da América Latina e a maior franquia da marca McDonald’s em todo o mundo. Com mais de 86 mil funcionários, é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina e uma das principais empregadoras de jovens no seu primeiro emprego. De acordo com a revista Latin Business Chronicle, a Arcos Dorados ocupa a 9a posição no ranking de 2010 dos maiores empregadores da região.A Arcos Dorados serve em média mais de 4 milhões de clientes por dia, nos seus mais de 1.750 restaurantes, 1300 Dessert Centers e 267 McCafés, distribuídos em 20 países e territórios (Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Thomas, Saint Croix, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela).Em 2010, as vendas da empresa superaram US$ 3 bilhões.A Arcos Dorados guia seus negócios por uma visão de liderança apoiada em valores que envolvem o desenvolvimento de suas operações em um ambiente social e ambientalmente responsável. A empresa mantém um forte compromisso com a sua Gente e com as Comunidades nas quais opera, além de exercer ativamente sua Cidadania Corporativa por meio de iniciativas de Sustentabilidade, Nutrição, Bem-estar e Cultura."

Fica claro no primeiro trecho que estamos falando da maior operadora de restaurantes da América Latina.

Trechos do código de conduta:

"NOSSA COMUNIDADE Temos um profundo compromisso com as comunidades em que operamos e com seu desenvolvimento. Nosso princípio de relacionamento com a comunidade é norteada pela responsabilidade corporativa que assumimos e a levamos a um nível superior. Desempenhamos um papel ativo no bem-estar de nossos empregados, clientes e vizinhos. RESPEITO E DIGNIDADE Cada um de nossos empregados merece ser tratado com equidade, respeito e dignidade. Oferecemos igualdade de oportunidades a empregados e pessoas que nos solicitam trabalho."

Segundo o código de conduta, as seguintes ações promovidas pela empresa: “Desenvolvimento em um ambiente social e ambientalmente responsável”, “Forte compromisso com a sua gente e com as comunidades em que opera”, “Cidadania corportativa”, “Iniciativas de Sustentabilidade, nutrição, bem-estar e cultura” “Desempenhamos um papel ativo no bem-estar de nossos empregados”, “equidade, respeito e dignidade”. Se parte disso fosse cumprido, tenho certeza que o McDonald’s não seria sabatinado no Senado e na Câmara Federais. Esse tipo de desvinculação entre o escrito e o praticado é muito comum no Capitalismo, acontece muito com as empresas responsáveis ambientalmente, responsáveis socialmente, em grande parte das vezes tudo não passa de marketing!

DISPOSIÇÕES ANTISSUBORNO A Arcos Dorados e seus empregados, agentes e representantes devem cumprir com a lei norte-americana de Práticas de Corrupção no Exterior (Foreign Corrupt Practices Act, “FCPA”) e as convenções internacionais aplicáveis que proíbem a corrupção. Em geral, estas leis proíbem que companhias e seus empregados, agentes, ou representantes ofereçam, prometam, dêem ou autorizem a oferta ou algo de valor, diretamente ou através de um terceiro, a qualquer funcionário de governo com o fim de influenciar uma ação oficial ou de alguma outra forma obter uma vantagem comercial indevida. A FCPA (1) proíbe a cidadãos norte-americanos e a companhias norte-americanas de fazer pagamentos ilegais a um funcionário público fora dos EUA, e (2) torna obrigatórias normas de manutenção de registros para as empresas que cotam na Bolsa de Valores e estão registradas sob o Securities Exchange Act of 1934. Sob a FCPA, companhias e emissores norte-americanos podem estar expostos a responsabilidade legal pelas ações de suas filiais não norte-americanas e empregados não norte-americanos. Foram impostas sanções significativas, inclusive em casos em que as quantiasdos pagamentos indevidos não eram consideradas materiais para outros fins. Portanto, qualquer violação da FCPA, por menor que for, pode submeter o indivíduo e a Companhia à responsabilidade legal significativa, incluindo sanções penais. Interpretar a FCPA não é uma tarefa simples. Por vezes as situações caem em “zonas cinzentas” de entendimento. Se o empregado tiver perguntas com relação à FCPA ou a um pedido de pagamento, deve entrar em contato com o Departamento Jurídico ou a Área Corporativa de Organização e Controle.

Esse trecho acima me chamou muita atenção, mostra como somos um país colonizado… A Arcos Dorados obriga que seus empregados sigam uma lei norte-americana! Seus empregados que segundo pode ser acompanhando no sítio do Sinthoresp.

Prêmios recebidos:

Arcos Dorados homenageada pelo Worldfund 2010 Por sua contribuição de destaque á educação na América Latina, Woods Staton, presidente e CEO da Arcos Dorados, foi reconhecido ao lado de Jim Skinner, presidente da McDonald’s Corporation e vice-chairman, na sexta edição do Prêmio Anual Liderança em Educação do Worldfund. A Arcos Dorados  recebe prêmio por contribuição à educação. Com certeza não é a educação proporcionada aos seus empregados! Como não se fosse pouco, o McDonald’s figura entre as 10 melhores empresas para se trabalhar em todo mundo segundo o Great Place to Work! Dá para acreditar?

 

*Quase metade da população está acima do peso, diz pesquisa
**Um dia de comilança nas festas de fim de ano é capaz de engordar 2 kg

Fonte: Top 10 Dangerous Diseases Caused by Fast Food Obesity
       http://www.blogpaedia.com.br
       https://gutemblog.wordpress.com/