QUALIDADE DE VIDA

Orgasmo Feminino - Parte 3

orgfem8Existe, por vezes, a idéia errônea de que a satisfação das relações sexuais se liga invariavelmente à obrigatoriedade da ocorrência do orgasmo feminino. Este pressuposto esbarra de forma clara no desconhecimento da função sexual humana, principalmente a feminina. As relações sexuais têm sempre uma componente fisiológica que, tal como as outras funções (cardíaca, hepática, pulmonar, etc) pode não funcionar na sua plenitude, não significando, contudo, que exista qualquer tipo de problemática associado. Para além desta vertente meramente fisiológica, as relações sexuais são, ainda, influenciadas decisivamente pela componente psicológica de cada indivíduo, esta sim, desempenhando um papel preponderante na capacidade e disponibilidade de cada um em reagir sexualmente, contando-se inúmeras nuances ao nível da resposta sexual, no seio dos parâmetros considerados ajustados e comuns à maior parte dos sujeitos.Temos então, dois fatores extremamente importantes a influenciar a resposta sexual humana. Na esmagadora maioria das situações, estes fatores estão de tal forma interligados que se torna quase quimérico isolá-los. Uma mulher que não obtenha o orgasmo no decurso de uma relação sexual, pode, no entanto, sentir-se bem do ponto de vista sexual.

O problema pode surgir quando o seu parceiro pensa que algo está errado entre eles ou que a sua parceira tem algum problema do foro sexual. Essa ansiedade pode influenciar, também, o seu desempenho sexual, para além do da companheira, podendo estar na gênese de um real problema sexual/relacional. Esta forma de abordagem do orgasmo feminino com a conseqüente imperiosidade da sua existência, é algo que não encaixa no conhecimento atual que possuímos no que diz respeito às respostas sexuais feminina e masculina, sendo mais notórias estas questões, ao nível do orgasmo feminino e da ereção masculina.

Assim, fatores como fadiga, tensão, ansiedade, entre outros, podem interferir, de forma diferente, nas respostas sexuais de ambos os sexos, dificultando ou impedindo a obtenção do orgasmo e da ereção, ou ainda, implicando a perda súbita desta última. Torna-se, também importante, salientar a crescente necessidade de informar, por forma a que as idéias errôneas ligadas à sexualidade se reduzam, contribuindo-se para que os padrões que são veículados possam ter alguma variabilidade e adequabilidade em função de cada um dos sujeitos, sem que cada um deles pense que só pode responder sexualmente da forma x ou y. O conhecimento das idiossincrasias do próprio e do(a) companheiro(a), contribuirá para que se consiga lidar de forma mais salutar com essas diferenças que, eventualmente, até podem ser estimulantes.
João Taborda é Psicólogo Clínico, Mestre em Sexologia e Prof. Universitário (Psic. Desenvolvimento; Psic. Ambiente e Coordenador de Estágios) e reside em Lisboa, Portugal.

12 Segredos para melhorar o orgasmo feminino

1. Acertem os pontos quentes


Uma posição de fricção pode ajudar a chegar ao orgasmo durante a relação. A mulher deve ficar acima para que o clitóris toque o osso pubiano do parceiro. Ou ela deve deitar-se de costas com um travesseiro sobre as nádegas. Podem até tentar utilizar um vibrador durante a relação, diz a Ph.D Laura Berman, professora de obstetrícia da Northwestern University (EUA).


2. Digam como se faz


“Os homens querem instruções”, disse Laura. Digam se ele está no caminho certo, seja dizendo que é óptimo ou gemendo.


3. Aprendam sobre si


Não podem dizer como se faz se não sabem o vos excita. “Para treinar seu corpo para ser orgástico, você deve masturbar-se”, disse Danielle Cavallucci, uma treinadora sexual da empresa de informações sexuais Sexuality Source.


4. Exercitem os músculos do orgasmo


“Os exercícios de Kegels são os clássicos para as mulheres que querem transformar orgasmos fracos em fabulosos”, disse a educadora sexual Dorian Solot. Para localizar estes músculos na pélvis devem parar, durante o acto de urinar, no meio do caminho. Então exercitem-nos enrijecendo-os e soltando (quando estiverem a urinar). Façam isso todos os dias, várias vezes ao dia. Não se esqueçam de continuar respirando enquanto apertam os músculos.


5. Arrisquem


Pesquisas mostram que assumir comportamentos que busquem “adrenalina” juntos (seja escalar paredes ou apenas assistir a um filme de terror) estimulam a dopamina no cérebro, o que faz com que os fluídos circulem.


6. Atrasem o prazer


“Quanto mais longo o período de excitação, maior a explosão”, disse Dorian. Cheguem perto do orgasmo e retornem ao “banho Maria”. Repitam isso algumas vezes antes do clímax.


7. Respirar em uníssono


Sexo tantrico pode soar um pouco new age, mas o seu princípio - focado na respiração - pode aumentar o vosso prazer. Parceiros que respiram simultaneamente podem travar a pressa do orgasmo e criar uma maior expectativa, o que pode intensificar o prazer.


8. Filmes eróticos


Pornografia é exclusivamente sobre grandes pénis e gargantas profundas. No entanto os livros e filmes eróticos podem ter bom gosto e ser excitantes, e quanto mais excitada, melhores as chances de orgasmo. Dêm preferência para os filmes que tenham uma trama e cenas quentes.


9. Tentem preliminares criativos


Se o vosso parceiro leva mais tempo para “aquecer” adiantem-se ao enviar um e-mail ou mensagens de texto sensuais (mas não muito gráficas, pois os e-mails não são necessariamente privados).


10. Verifique os vossos medicamentos


As mulheres tem maiores probabilidades de tomarem anti-depressivos, que podem atingir a sua vida sexual. Se estiverem problemas conversem com vosso médico sobre os medicamentos.


11. Procurem ajuda cedo

Se a mulher não tem orgasmos, conselhos de um (a) profissional podem ajudar. Danos em nervos ou baixa testosterona podem ser o problema. Apenas “o seu médico (a) pode fazer uma análise médica”, disse Laura, “ou pense em fatores da relação” e procure um terapeuta sexual.

12. Relaxem

Num estudo recente feito na França com mais de 500 mulheres, 70% disse que stress no trabalho comprometia a libido. E baixa libido, obviamente, leva a menores probabilidades de orgasmo. Portanto deixem as distracções da vida à porta do quarto.

Orgasmo feminino: qual é o segredo?

té quase o fim do século passado, antes da revolução feminista, a mulher era tida como um objeto sexual, e nessa condição, durante o sexo sua única finalidade, na visão machista da época, era proporcionar prazer ao homem. Essa história mudou, claro, e após milhares de sutiãs queimados, a mulherada adquiriu sua independência, passou a disputar cargos e realizar funções antes restritas aos homens, e também quebrou a exclusividade deles em relação a determinados prazeres.

O maior prazer é o orgasmo. Essa afirmação é ratificada por homens e mulheres, enfim, por qualquer um que já tenha “chegado lá”. O orgasmo é uma sensação múltipla, que ativa diversas partes e sentidos do corpo humano, produz muitas substâncias prazerosas, e causa profundo estado de satisfação e prazer em quem o sofre. Assim como o amor, é algo difícil de se explicar com palavras, mas facilmente perceptível, mesmo na primeira vez.

Ocorre que, na mulher, o orgasmo é ativado de maneira diferente da do homem. Se com eles basta estimulação, para elas a coisa é mais complexa, demanda mais sentimento do que ação - embora esta última seja indispensável, de qualquer maneira. É mais difícil, sim, mas não impossível. Havendo cumplicidade e intimidade entre o casal, que não precisa ser necessariamente compromissado, a coisa flui naturalmente, e o orgasmo é atingido em sua plenitude.

Mas, sendo assim, qual o segredo para a mulher atingir o orgasmo? A primeira dica vai para ela: conhecer a si mesma. Neste ponto, a masturbação é um importante auxiliar. Conhecer as zonas erógenas do corpo é essencial para obter prazer. A dica seguinte, agora para o casal, é caprichar nas preliminares. Vale sexo oral, carícias, toques, experimentações… O que proporcionar prazer, está valendo, desde que ambos concordem e gostem, claro. A mulher, para ser penetrada, precisa estar lubrificada, e as preliminares possuem papel fundamental nessa preparação para o sexo.

Vale mencionar, com especial atenção, o clitóris, que muitos acreditam ser o famoso ponto “g”. Ele, quando estimulado, faz a mulher ver estrelas (no bom sentido), e para as mais difíceis, pode ser um bom atalho rumo ao orgasmo.

Como saber que a mulher teve um orgasmo? Os sintomas mais evidentes são rigidez temporária dos músculos, produção maior de suor, e profunda calmaria… Dá para se enganar, e algumas mulheres tentam de tudo para enganar, mas em regra o homem consegue perceber um orgasmo verdadeiro.

De resto, muita prática ajuda. Aquela velha máxima de que dentro de quatro paredes não há regras vale, e muito, na hora do sexo. Solte a imaginação, mas sem extrapolar os limites, e aproveite o que a vida tem de melhor!
Orgasmo feminino desliga a parte do cérebro relacionada ao medo

Uma pesquisa feito por cientistas da Holanda indicou que a parte do cérebro responsável pelo medo e pela ansiedade é desligada durante o orgasmo feminino.
O estudo mapeou as funções do cérebro das mulheres durante o orgasmo e descobriu que quando a mulher chega ao clímax, a parte do cérebro que governa o controle emocional é desativada.


O neurocientista Gert Holstege afirmou que as mulheres podem fingir (e até muito bem) um orgasmo, mas nesses casos não ocorre nenhuma desativação no cérebro. Pelo contrário, quando elas fingem o orgasmo, o cortex, parte do cérebro que governa a ação consciente, é ativado, o que não acontece durante o orgasmo genuíno.


Para o estudo, Holstege e outros cientistas da Groningen University recrutaram onze homens e treze mulheres e seus respectivos companheiros.


Os voluntários deitaram em uma cama com uma máquina que mostra alterações cerebrais. Os homens foram analisados enquanto descansavam, durante a ereção, durante a estimulação manual feita pela companheira e depois durante a ejaculação decorrente dessa estimulação.


Já as mulheres tiveram sua atividade cerebral estudada enquanto descansavam, enquanto fingiam um orgasmo, durante a estimulação manual feita por seus parceiros e enquanto experimentavam um orgasmo verdadeiro.


Holstege afirmou que teve dificuldade em obter resultados comprovatórios dos estudos com homens porque a máquina utilizada precisa de pelo menos dois minutos para armazenar a informação, mas o clímax masculino não chega a tanto. Sendo assim, não foi possível comparar o estado do cérebro antes e depois do orgasmo masculino.

Acabe com suas dúvidas sobre o orgasmo feminino

 

O que é o orgasmo?

 

Segundo a psicanalista e sexóloga Regina Navarro Lins (RJ), o orgasmo ou clímax é um conjunto de sensações vividas ao mesmo tempo pelo corpo: a perda momentânea da consciência; alterações neuromusculares e endócrinas; vasodilatação generalizada; aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial; contrações musculares dos membros inferiores, da região pélvica e ao redor da vagina; além de rubor. É o prazer físico mais intenso que uma pessoa pode experimentar.

 

Por que existem mulheres que ainda sentem dificuldade em atingir o clímax?

 

orgfem1Há a parte hormonal, que responde pela intensidade do desejo e do prazer sexual. "O que determina um orgasmo rápido e intenso é o nível de testosterona, o hormônio masculino responsável pelo desejo sexual. Quanto mais jovem, mais testosterona o homem produz, mais desejo e prazer ele sente. Para a mulher, o orgasmo também seria tão fácil quanto para o homem se ela tivesse níveis de testosterona altos. Mas esse não é um hormônio abundante nas mulheres", explica o ginecologista Elsimar Coutinho (BA). "Aspectos psicológicos, como insegurança, baixa auto-estima, medo de se entregar, preocupação excessiva, e problemas de saúde, que exigem o uso de medicamentos contra hipertensão, antidepressivos, estresse, acidez estomacal, etc., também dificultam o desejo sexual e, conseqüentemente, o orgasmo", afirma a terapeuta sexual Valéria Walfrido (PE).
Qualquer pênis, independentemente do formato, tamanho e circunferência, dá prazer?

"Sim, todo pênis, pequeno, médio, grande, grosso ou fino, é capaz de satisfazer uma mulher. O que importa não é o tamanho e sim a maneira de usá-lo", diz a terapeuta sexual. O homem tem que saber excitar sexualmente a mulher até o ponto de ela estar totalmente pronta para receber prazerosamente o membro masculino. "A vagina é um orifício que se adapta ao pênis, seja ele do jeito que for", explica. Há apenas dois tipos de pênis que podem impossibilitar o orgasmo: o micropênis, aquele que ereto mede aproximadamente 6 cm, o que dificulta a penetração, e o pênis com doença de Peyronie, que provoca uma curvatura do membro que é dolorosa e impede a penetração. Nos dois casos, o homem deve procurar um urologista.

 

Masturbação ajuda nessa busca?

 

Sim. Para começar, a prática possibilita o autoconhecimento da mulher. "É fundamental que você conheça o próprio corpo. Eu recomendo que, sozinha, fique de cócoras e ponha um espelho no chão, se olhe e se toque, para descobrir onde e como sente mais prazer. Isso vai ajudá-la a orientar seu parceiro na hora H", sugere Regina. "Num segundo momento, use um vibrador para descobrir a sua sexualidade sozinha, saber como gosta de ser penetrada e os movimentos que mais a agradam é a melhor maneira de chegar ao orgasmo", sugere Valéria Walfrido. Regina aconselha o uso do vibrador na relação a dois: "Enquanto o homem a penetra, você encosta o apetrecho no clitóris". O doutor Elsimar também indica a masturbação durante a transa para a mulher se sentir mais independente.

 

Como acontece o orgasmo feminino?

 

"A mulher demora cinco vezes mais tempo do que o homem para dar uma resposta sexual", afirma Regina Navarro. O corpo passa por três fases antes de chegar ao orgasmo: "A primeira é a do desejo, que é imperceptível fisicamente falando, depois vem a da excitação, que se desenvolve a partir de qualquer ponto de estímulo físico e provoca reações físicas que fazem os órgãos genitais sairem do estado de repouso, é o momento em que o clitóris se enche de sangue e se torna sensível ao toque, há a lubrificação da vagina e a ereção dos mamilos, em seguida é a fase do platô, o auge da excitação sexual. É importante que esse último período antes do orgasmo se prolongue para permitir que o sangue irrigue toda a região onde estão os órgãos genitais. O tempo do platô para a mulher nunca é menor do que 15 ou 20 minutos. Só depois disso é que vem a sensação orgásmica", explica a psicanalista Regina Navarro. Aí está o problema: poucos são os homens que esperam esse tempo.

 

 

Orgasmo pode ser clitoriano, vaginal, anal... Todos eles existem?

 

 

"Sim. O nervo responsável pelo orgasmo se chama pudendo. Ele sai do cérebro e se ramifica em três pontos do corpo. O primeiro se situa no clitóris. O segundo, bem abaixo dele, na parte interna da vagina. E o terceiro é no ânus. O orgasmo ocorre somente quando uma dessas áreas é corretamente estimulada", explica o ginecologista Elsimar. Isso no que diz respeito à parte física, porque há um componente químico, a ocitocina, substância produzida pela glândula hipófise, que proporciona orgasmo sem toque na vagina ou no ânus. "A ocitocina é responsável pela estimulação do mamilo. Sua função é transmitir ao cérebro uma mensagem prazerosa quando a mãe amamenta. Em algumas mulheres, estimular o mamilo leva à sensação do orgasmo", diz o especialista Elsimar.

 

Como alcançar cada um deles?

 

O clitoriano pode ser obtido sem a penetração, apenas por meio do estímulo, seja com as mãos, boca... O vaginal acontece pela penetração do pênis, de dedos ou de vibrador e é proporcionado pela contração dos músculos vaginais ou pela estimulação do ponto G. O anal pode vir de uma massagem com os dedos ou estimulador no local e também com a penetração do pênis ou de vibrador. "A penetração anal exige cuidados. É preciso ter calma, usar muito lubrificante, preservativo e jamais sair dessa região para penetrar diretamente na vagina, sob o risco de levar os germes de um lado para outro, causando doenças", alerta Valéria Walfrido. O médico Elsimar Coutinho também dá um aviso sobre o sexo anal: "É importante lembrar que a sensibilidade do ânus está logo na entrada, portanto não é preciso penetrar muito, pois poderá causar um grande desconforto".

 

Quais as melhores posições para garantir o orgasmo?

 

Depende. Por exemplo, se seu par tem o hábito de ejacular muito rapidamente, o melhor jeito de tentar retardar um pouco é você por cima. "Sendo que antes de deixar que ele a penetre, estimule seu clitóris roçando-o sobre a perna dele que deve estar flexionada. Quando estiver bem excitada, aí sim, sente-se sobre o pênis, mas imponha seu ritmo", sugere Valéria. Se o pênis dele for pequeno, a sexóloga aconselha que você deite de barriga para cima e levante bem as pernas, assim ele apóia o peito sobre a parte de trás da suas coxas. "Uma maneira sexy de ter um orgasmo clitoriano perfeito: você fica de pé, de costas para o parceiro, que penetra a sua vagina por trás. Com as mãos livres, ele faz uma massagem no seu clitóris", diz Valéria. Quem quiser um orgasmo vaginal e clitoriano ao mesmo tempo pode deitar-se de barriga para baixo com o quadril sobre um travesseiro. Ele penetra sua vagina por trás e você pode estimular o clitóris.

 

E o ponto G existe mesmo?

 

Regina explica que muitos médicos ainda discutem a existência do ponto G. "Eu resolvi acreditar depois da conclusão de um Congresso de Sexologia que aconteceu nos Estados Unidos, em 1980, em que 400 mulheres foram examinadas e todas tinham o ponto G". Ele está situado por trás do osso púbico, na parede anterior da vagina, a 5 cm da entrada, e é extremamente sensível à pressão. Foi chamado de ponto G porque foi descrito pela primeira vez pelo dr. Ernes Gräfenberg. "Se adequadamente estimulado, o ponto G, que se assemelha a um grão de feijão, fica inflado e leva muitas mulheres ao orgasmo. Algumas chegam a expelir pela uretra um líquido quimicamente semelhante ao sêmen masculino, mas sem conter espermatozóides", explica. Essa ejaculação dá a algumas mulheres a impressão de que estão com vontade de urinar.

 

Qual a melhor maneira de chegar ao ponto G?

 

"Para localizar e estimular o ponto G, a mulher deve deitar-se de bruços na cama com o quadril apoiado sobre um ou dois travesseiros. O parceiro pode então penetrá-la com um dedo e friccioná-lo na parte anterior da vagina, movendo a pelve para frente e para trás", ensina Regina Navarro Lins. A sexóloga explica também que as melhores posições para atingir o ponto G durante a relação sexual são as que envolvem penetração vaginal por trás e aquelas em que a mulher fica por cima.

 

Os orgasmos são diferentes?

 

"Sim e muito", responde Regina Navarro Lins. A resposta sexual pode ser experimentada de formas diversas, dependendo da pessoa ou mesmo do momento. Há miniorgasmos, maxiorgasmos, rápidos, mais explosivos, múltiplos. "Essa diversidade depende de quem experimenta, da intensidade, da localização. A sensação provocada pode variar de uma palpitação passageira a uma explosão muito forte", ensina a psicanalista.

 

A mulher tem orgasmo em toda relação?

 

Não necessariamente por tudo o que se disse anteriormente: o tempo que é preciso para ela estar realmente excitada, os estímulos que devem ser adequados. "Mas o importante é não fingir. As mulheres que fazem isso, muitas vezes apenas para agradar e corresponder às expectativas do homem, acabam perdendo o interesse por ele", alerta Regina. Além disso, por que não se dar o direito de sentir esse prazer intenso? Se isso ainda não aconteceu com você, é mais do que hora de começar a tentar.

 

O que é e como conseguir o orgasmo múltiplo?

 

"Acontece quando a mulher tem vários orgasmos seguidos e pode ser conseguido através de estímulo manual ou oral na parte externa da vagina - clitóris, pequenos lábios - e com a continuidade da penetração mesmo depois que ela atingiu o primeiro orgasmo", diz Regina. Ela ensina que para conseguir o orgasmo múltiplo o movimento do pênis não deve ser rápido: "O ideal é que ele se movimente lentamente e de forma variada para roçar a parede do canal vaginal. Outro jeito é o homem penetrar e ficar imóvel e a mulher se move"

Orgasmo feminino: mais que prazer, quebra de velhos tabus

Apesar de as mulheres não precisarem mais encarar o sexo como um simples ato de reprodução e de quererem sentir prazer em uma relação sexual, elas têm dificuldades de chegar ao orgasmo, o mais alto grau de excitação de um ato sexual. Cerca de 30% das mulheres brasileiras não conseguem atingí-lo, segundo pesquisa feita em 2003 pelo Prosex (Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo).

Para Carmita Adbo, psiquiatra e coordenadora do Prosex, os problemas da vida moderna - depressão, ansiedade e estresse - são inimigos da mulher na busca pelo prazer: "Pode acontecer de, mesmo em condições ideais, a mulher ficar distante. Se ela refletir, em outros aspectos da vida, (trabalho e alimentação, por exemplo), ela também está desmotivada."

Além desses fatores, outros, como inabilidade, inexperiência, desinteresse, falta de tempo ou de local adequado e desconhecimento do próprio corpo, também são responsáveis pela chamada anorgasmia, incapacidade de chegar ao orgasmo. "A mulher precisa pensar e dar importância à sua sexualidade, tocar o próprio corpo, se descobrir sexualmente e saber o que lhe dá prazer. O orgasmo não chega do nada, é preciso aprender a conquistá-lo", alerta Rosana Simões, ginecologista, professora doutora e coordenadora do setor de sexualidade feminina da Unifesp.

Disfunções hormonais, alcoolismo, tabagismo ou outros problemas orgânicos, além do uso de medicamentos que diminuem a libido (caso dos remédios para depressão e diabetes) influenciam na ausência de desejo.

De acordo com os conceitos de Hellen Kaplan, terapeuta sexual norte-americana, a relação sexual é dividida em três fases: desejo, excitação e orgasmo. No entanto, diferentemente do homem, a mulher não tem um ciclo sexual seqüencial. "O ciclo do homem é formado por excitação, ereção, ejaculação e orgasmo. A mulher não tem esse ciclo tão bem definido. Ela pode ter o desejo, mas perdê-lo no meio do caminho e não chegar ao orgasmo", explica Carmita.

A falta desejo pode decorrer da rotina e do desgaste emocional do casal. Mesmo amando seu parceiro, a mulher não sente vontade de ter uma relação sexual com ele. Neste caso, ela precisa dizer a ele o que precisa, o que está faltando, perguntar do que ele gosta. "Sexo é comunicação, é compartilhamento, é entrega. A partir daí, eles pensam juntos em inovações, em realizar fantasias", aconselha a ginecologista Rosana.

Por outro lado, é preciso destacar: "A mulher quer ser acolhida, protegida. O sexo pode satisfazê-la mesmo que ela não tenha chegado ao orgasmo", defende Carmita. A tensão pelo orgasmo pode, inclusive, atrapalhar a mulher, como diz Rosana: "Se ela ficar pensando só nisso, vai ficar nervosa e não realizar seu desejo".

Orgasmo clitoriano é mais comum



Os dois principais tipos de orgasmos são o clitoriano e o vaginal. "No entanto, 70% das mulheres só tem orgasmos clitorianos, segundo estatísticas americanas. E isso é normal porque o primeiro contato da mulher com seu órgão genital ocorre quando ela se masturba", informa o psiquiatra e sexólogo Ronaldo Pamplona da Costa, membro da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.

O Que os homens pensam sobre o nosso orgasmo

Nem bobos nem egoístas.diferente do que muita gente pensa, os homens entendem de mulher e também de orgasmo feminino. Melhor ainda: estão preocupados em dar todo o prazer às suas parceiras.

Por Yara Achôa

O orgasmo feminino é o ponto em que o prazer atinge seu nível máximo, um clímax que acontece durante uma relação sexual ou na masturbação. Nesse exato momento, o corpo libera toda a tensão sexual acumulada nas fases precedentes, a do desejo e da excitação, e dá sinais físicos disso. ‘A musculatura da vagina e da pélvis se contrai, há uma elevação do útero e um aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial’, diz a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (Prosex) do Hospital das Clínicas de São Paulo e idealizadora do Portal da Sexualidade.
Comparando o orgasmo com imagens, acho que o feminino poderia ser representado por rosas. O masculino, por chuteiras’
- Ju Côrte Real

Talvez os homens não saibam tantos detalhes assim, mas, na prática, o prazer feminino já não é um mistério para a maioria. Nas respostas que você vai ler a seguir, fica claro que eles têm a exata noção da importância das preliminares e da necessidade de um clima de excitação para esquentar o desejo delas. ‘Sexo oral funciona em 90% dos casos, mas o importante é criar um ambiente erótico’. Confira esta e outras opiniões de nossos entrevistados: Douglas Eleutério, vendedor da grife Ricardo Almeida; David Richard Pereira, assistente comercial; Robson Drezett, empresário; Sérgio de Oliveira Machado, engenheiro químico; e Ju Côrte Real, artista plástico.

Que sinais a mulher costuma dar de que está tendo prazer?

Douglas: Noto alguns tremores, a garota fica mais sensível, tanto que só de passar a mão pelo seu corpo ela estremece. Às vezes, parece até que está ‘descendo um santo’ [risos].
David: Na hora do orgasmo ela tem tremores, espasmos musculares e a expressão facial muda bastante.
Robson: Cada mulher tem um jeito diferente. Algumas gritam, outras ficam quietas… Mas noto contrações musculares, tremores pelo corpo e os olhos às vezes ficam com um brilho especial…
Sérgio: Varia muito de mulher para mulher. Mas percebo alguns sinais como arrepios, uma contração forte e um retesamento de todos os músculos do corpo. O orgasmo é notório e é lindo.

Ela diz que chegou lá, mas você não acredita. Já se sentiu enganado?
Douglas: Já aconteceu. Mas levei a coisa na brincadeira, dei risada…
David: Sim, mas não fiquei grilado. Acho que aconteceu porque ela sabe que seu orgasmo me agrada. Ou, talvez, não tenha sido simulação, só não foi ‘aquele’ orgasmo.
Robson: Já aconteceu. Foi há bastante tempo, com uma pessoa com a qual não tinha grande intimidade.
Ju: Graças a Deus acho que não, pelo menos não percebi. Sempre tento satisfazer a mulher, quero vê-la feliz.

Orgasmos clitoriano, vaginal, ponto G: você entende a geografia desse mapa?
Douglas: Eu acho que sim. Mas o clitoriano é mais fácil de atingir. Brincou ‘ali’, a mulher derrete. Comprovei e atesto. Para chegar ao ponto G, tem que haver mais brincadeirinhas, perguntar o que ela mais gosta de fazer.
David: Não, tecnicamente. Procuro explorar mais o clitoriano. O ponto G é uma área mais complicada de se atingir. Pela minha experiência, acredito que o conjunto do estímulo do clitóris com a penetração dá bom resultado. A posição em que a mulher fica por cima também é mais favorável para atingir o orgasmo.
Robson: Eu sei porque tenho um irmão que é ginecologista e me explicou todas essas coisas. Mas acredito que a maior parte dos homens não sabe.
Ju: Se for para explicar cientificamente, dou vexame. Me guio por minha sensibilidade.

O orgasmo feminino é diferente do masculino?
Douglas: O do homem é mais fácil de acontecer. Já a mulher, se você não estimular direitinho, não der a ‘pegada’ certa, ela não chega lá.
Robson: Além de o feminino ser mais intenso, a mulher é capaz de ter vários orgasmos consecutivos, desde que bem estimulada. Já o homem atinge um grau de excitação rápido e, se não se concentrar, acaba acelerando o processo.
Sérgio: É diferente, sim, até pela maneira como eles acontecem. O orgasmo masculino é visível e mais fácil de ser atingido, o feminino é bem mais complexo.
Ju: A mulher vê o sexo sob um prisma mais romântico. O homem é mais rude. E isso faz com que os dois entrem em fantasias bem diferentes. Comparando com imagens, o orgasmo feminino poderia ser representado por rosas. O masculino, por chuteiras.

Como você reage se a mulher não se satisfaz e diz que não teve prazer?
Douglas Eu pergunto o motivo de não ter conseguido. Se tiver a ver comigo, gosto de saber para tentar mudar na próxima vez.
David Um dia que ela não chegou lá, em um relacionamento de seis anos como o meu, não faz diferença. Agora, se passar a ser constante, toco no assunto. Em uma época, por exemplo, virou rotina ficarmos juntos todo sábado à noite, era um dia que tinha que acontecer. O sexo tornou-se desestimulante. Conversamos e passei a abordá-la em ocasiões diferentes.
Robson Eu tento até conseguir, tento ‘até a morte’ [risos]. Mas, se ela disser que está em um dia difícil, é claro que vou respeitar.
Sérgio Se for uma relação que vale a pena investir, eu investigo. Com jeito, com tato, vou perguntar. Mas tem mulher que não sabe explicar por que não chegou lá e até coloca a culpa no parceiro.
Ju Isso ainda é um ruído, uma pedra no sapato. Não é um assunto confortável. E às vezes a pessoa não quer conversar a respeito, não tem coragem. Porém, para mim, é importante falar, saber o que acontece.

Acha que o homem também pode fingir um orgasmo?
Douglas Pode. Mas acredito que a mulher percebe, especialmente porque no orgasmo masculino tem a ejaculação.
David É difícil. Mas acho que o preservativo pode favorecer essa simulação.
Robson Não. Definitivamente não.
Sérgio Dificilmente. Mas pode ocorrer de o homem ejacular e até ter prazer sem necessariamente ter orgasmo…

Gemidos, gritos, performances: o que elas fazem e você não gosta?
David Tudo o que é exagerado não é legal: palavras, gritos… Mas, às vezes, é o jeito da pessoa. Namorei uma garota que, no momento do orgasmo, gargalhava, como se tivesse ouvido uma ótima piada. Parecia que eu nem precisava estar ali. No início aquilo incomodava, mas depois comecei a achar legal - era a certeza de ter chegado lá.
Robson Nada me incomoda. Pode fazer qualquer coisa.
Sérgio Sexo oral bem-feito é um ótimo caminho. Se a mulher entra no jogo, posso levá-la ao orgasmo só com essa estimulação. Mas tem quem não se sinta confortável com isso. Na verdade, acho que não existe receita. Se existe, é conversar e se permitir explorar, com respeito e sem agressão.
Ju Chamá-la de ‘meu amor’.


O que, na sua opinião, é infalível para que ela tenha prazer total?
Douglas Bons beijos, uma pegada forte, mordidinhas nas costas…
Robson Sexo oral funciona em 90% dos casos. Mas acho que o importante é criar um clima erótico e caprichar nas preliminares.
Sérgio É diferente, sim, até pela maneira como eles acontecem. O orgasmo masculino é visível e mais fácil de ser atingido, o feminino é bem mais complexo.
Ju A mulher vê o sexo sob um prisma mais romântico. O homem é mais rude. E isso faz com que os dois entrem em fantasias bem diferentes. Comparando com imagens, o orgasmo feminino poderia ser representado por rosas. O masculino, por chuteiras.


Fazer com que a parceira goze às vezes vira uma obrigação?
David Eu acho que é um presente para ambos, e o dela é tão importante quanto o meu. Mas, na maioria das vezes, o dela vem em primeiro lugar. Minha mulher sabe que o orgasmo dela é uma alegria para mim.
Robson Nunca encaro como obrigação. Acho que faz parte da relação e é tão importante quanto todo o resto. Mas é sempre um prazer, uma alegria. O que teve de mudança nos últimos tempos é que, agora, a maioria dos homens - pelo menos os do meu convívio - se preocupa mais com o prazer da mulher.
Sérgio Eu tenho uma satisfação imensa em ver a mulher atingir o orgasmo. Para mim é uma obrigação do homem dar prazer à mulher e vice-versa.
Ju Não vejo como obrigação, mas sim como uma questão amorosa, como uma conquista maravilhosa para ela e para mim. Ver a parceira tendo prazer é divino.

Intimidade é fundamental?
Douglas Ajuda, mas não é tudo. Certa vez, conheci e transei com uma garota no mesmo dia. Só nos reencon- tramos depois de cinco meses. Foi tão gostoso que até eu me surpreendi.
David Não necessariamente. Hoje as pessoas estão mais abertas ao prazer e muitas mulheres já têm uma visão de sexo parecida com a nossa. Mas, com intimidade, é melhor.
Sérgio Intimidade ajuda, mas essencial é ter afinidade de pele, de cheiro, de toque.
Ju Não. É possível conhecer alguém e, no mesmo dia, embarcar em uma viagem intergaláctica. Só que a intimidade melhora o prazer.

Que recado você gostaria de dar às mulheres?
Douglas Relaxe e o orgasmo virá naturalmente.
David Que não se deixem influenciar pela mídia, que mostra corpos perfeitos, romances perfeitos… Isso é utopia. Todas têm sua beleza, seu charme. Não existe um padrão de beleza - acho que o homem nem busca essa perfeição. Imagino que as mulheres estão mais preocupadas umas com as outras, e isso as impede de serem mais felizes no sexo.
Robson Elas estão começando a pensar como homens, mas estão copiando o lado ‘ruim’, o das conquistas desenfreadas, do prazer apenas pelo prazer. Tudo bem, os direitos são iguais, mas essas coisas não são bacanas nem para homens nem para mulheres. Usem a intuição e a maturidade que sempre as colocou à frente dos homens.
Sérgio Explorem e se deixem explorar, experimentem… A mulher tem medo de ir para a cama com o cara e, no dia seguinte, ele não ligar.
Ju Permita-se, seja espontânea. A maneira ideal de conseguir um parceiro legal é se dar a chance de conhecer um ao outro e ter tempo para isso. O imediatismo não dá resultados positivos.

PARTE 4