QUALIDADE DE VIDA

Pesquisadores explicam maior frequencia de crises cardíacas pela manhã.

cardioO ciclo cotidiano de atividade e de reprodução das células que cobrem os vasos sangüíneos explica a maior freqüência de ataques cardíacos e cerebrais pela manhã. A conclusão é de um estudo apresentado nesta segunda-feira (10) nos Estados Unidos. As chamadas células endoteliais servem de interface entre o sangue e as artérias, controlando sua flexibilidade e contribuindo para impedir a formação de coágulos, que podem provocar uma crise cardíaca, ou um ataque cerebral, explica Ibhar Al Mheid, pesquisador de cardiologia da Universidade de Emory, em Atlanta (Geórgia). Ibhar Al Mheid é o principal autor desse estudo, apresentado na Conferência Anual da American Heart Association, ...

em Nova Orleans (Louisiana)."A produção de células-tronco na medula espinhal é um dos processos importantes pelos quais o revestimento interno de nossos vasos sangüíneos se mantêm em bom estado", destaca o especialista. "Essas células contribuem para a substituição das células endoteliais danificadas e também fabricam novos vasos para o lugar dos já privados de fluxo sangüíneo suficiente".

O objetivo do estudo era examinar as características do ciclo circadiano (período de aproximadamente 24 horas) das funções endoteliais, como a capacidade de distensão dos vasos sangüíneos e a quantidade de células-tronco produzidas para reconstituir as células endoteliais.

O cardiologista e sua equipe examinaram uma dezena de indivíduos de meia-idade a cada quatro horas, durante 24 horas. Os pesquisadores conseguiram medir a expansão dos vasos sangüíneos nesses indivíduos, a quantidade de células-tronco endoteliais e sua capacidade de crescimento.

A capacidade dos vasos de se desentesar atingiu seu estado ótimo à meia-noite --40% a mais do que no meio do dia--, enquanto que a produção de células-tronco endoteliais chegou ao ápice às 20h.

"O tecido que reveste nossas artérias parece funcionar melhor à noite, e a função endotelial é, particularmente, prejudicada de manhã cedo", observou Al Mheid. Segundo ele, o ciclo circadiano no cérebro, que é influenciado pela luz e regula o sono e o despertar, determina as variações na flexibilidade dos vasos, assim como as funções endoteliais.

Fonte: France Presse, em Washington