QUALIDADE DE VIDA

Propriedades e benefcios da cebola, até a casca é aproveitável

cebocas1Uma recente pesquisa americana comprova que a casca de cebola é uma fonte de antioxidantes, com destaque para o anti-inflamatório quercetina. Portanto, em vez de jogar fora, poderá usar para nutrir seu organismo, tratar feridas, e até para alisar o cabelo. A quercetina reduz o nível de colesterol ruim, controla a pressão arterial, trata inflamações, combate alergias, algumas formas de câncer e, ainda, reduz a depressão. A médica que conduziu o estudo, Mary Ann Lila, diretora no Human Health Institute, da Universidade da Carolina do Norte, afirma que como as plantas ...

não podem se movimentar, precisam produzir químicos naturais, não apenas para crescer, mas para defender, proteger e curar-se. Explicando ser esta a razão pela qual os compostos produzidos pelas plantas auxiliam um ser humano que necessita de circunstâncias semelhantes.

Leia também - Os Benefícios Incríveis da Graviola para a Saúde

A profissional relata que faz sentido que as plantas concentrem muitos destes compostos protetores em suas coberturas externas, as peles e cascas, por ser o ponto onde agressões ambientais têm maior probabilidade de ocorrer. A orientação dada como melhor forma de extrair a quercetina da casca de cebola, é adicionando na sopa, ou no arroz, enquanto o líquido dos mesmos entra em ebulição. Há que citar que dependendo da variedade da cebola utilizada, o caldo, ou a água do arroz, ficará com uma coloração marrom.

Para livrar-se rapidamente da coceira, seja por sarna ou demais infecções que atacam a pele, basta lavar o local com chá de casca de cebola. Outro benefício constatado é que as cascas de cebola são excelentes para alisar o cabelo. Deixe um punhado generoso de cascas em infusão durante 15 minutos em 2 copos de água quente. Depois que lavar o cabelo, faça o enxágue com esta infusão, e deixe secar naturalmente. A receita também é indicada para quem quer deixar os fios mais macios. O detalhe é que não há o inconveniente do cheiro da cebola.


10 Benefícios da Cebola – Para Que Serve e Propriedades

cebocas2


A cebola é um daqueles alimentos que, por estarem tão presentes no nosso dia a dia, acabam não sendo notados pelas suas propriedades nutritivas. Mas ainda que não seja um alimento da moda, a cebola dá conta do recado. Afinal, quais são os benefícios da cebola? Fonte de uma série de compostos com propriedades medicinais, a cebola não apenas traz benefícios à saúde como também pode ser uma grande aliada de quem está tentando emagrecer ou apenas manter o peso. Confira alguns dos principais benefícios da cebola e também algumas dicas para aproveitar ao máximo todas as propriedades de um dos alimentos favoritos dos brasileiros.

História

cebocas3

Sabe-se que o homem cultiva a cebola há pelo menos 4.000 anos, existindo inclusive evidência de que os antigos egípcios já aproveitavam os benefícios da cebola ao utilizar o bulbo para tratar uma série de enfermidades. Muitos faraós eram até mesmo enterrados com cebolas, em um ritual que muitos estudiosos acreditam que pudesse estar associado tanto aos poderes antissépticos da cebola (que ajudaria a preservar a múmia) quanto aos seus fortes odores (que teriam o poder de trazer os faraós de volta à vida).

Leia também - 7 sinais de que você deve beber água imediatamente

As cebolas também foram durante muito tempo utilizadas para a prevenção da cólera e da peste negra. O imperador romano Nero costumava utilizá-las para tratar resfriados. No Brasil, as primeiras cebolas foram trazidas pelos colonizadores portugueses, e desde então não saíram mais da mesa dos brasileiros, que consomem individualmente cerca de 6 kg do vegetal ao ano.

Propriedades nutricionais da cebola

cebocas4

Classificada como bulbo comestível, a cebola pertence à mesma família do alho e do alho poró, e não serve apenas para dar sabor às receitas. O vegetal é rico em fibras (são 3 gramas/xícara), que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação de toxinas. Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade (são apenas 64 kcal por xícara de cebola picada). A mesma porção de cebola fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês. O bulbo fornece também uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos.

Informações Nutricionais da Cebola

Porção de 100g (1 unidade média)

Energia 58 calorias
Carboidratos 9,9 g
Açúcar 4,4 g
Proteínas 1,3 g
Gorduras 1,9 g
Fibras 1,4 g

Para que Serve a Cebola

Além de ser uma alternativa pouco calórica aos temperos já prontos ricos em sódio, a cebola também pode ser utilizada para:
facilitar a perda de peso
estimular o funcionamento dos rins
controlar a glicemia
melhorar a circulação