QUALIDADE DE VIDA

Cientista de Harvard suplica: “Evite o leite pela sua saúde!”

leinao119/12/2015 - David Ludwig, médico e doutor especializado em nutrição, publicou diversos artigos acadêmicos focados nos efeitos nocivos de bebidas adoçadas e leite. Segundo sua última publicação – em Setembro de 2013 – o consumo excessivo de açúcar é diretamente ligado à obesidade, DIABETES, dores inflamatórias, entre outras. Vários órgãos de saúde tem se pronunciado contra o consumo de de bebibas adoçadas, inclusive nos EUA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e a Academia Estadunidense de Pediatria. Apesar desta boa iniciativa, o público é ludibriado por informações que nada tem de racionais ou científicas, segundo Ludwig. É recomendado que se beba diariamente 3 copos de leite com baixo teor de GORDURA.  A maioria de nós vivemos acreditando que o leite é o melhor alimento para crianças e bebês e que é imprescindível para o crescimento SAUDÁVEL. e que os nossos OSSOS vai desmoronar se não beber o ...

suficiente. Mas já há muito tempo que várias visões discordantes têm pontuado que nem sempre isso é verdade e que pode até ser o contrário. Afinal quais os benefícios e malefícios do leite? Para entender um pouco MAIS desta polêmica, vou postar os argumentos de ambos os lados para você ponderar e avaliar sua posição.

Cientista de Harvard David Ludwig questiona a veracidade disso. Em seu artigo recente, publicado noJornal do AMERICANO Medical Association Pediatrics, ele abordou especificamente o hype de leite reduzido teor de gordura.

O começo de tudo

beneficios-e-maleficios-do-leite-1.jpgAntes de mais nada, vale lembrar um pouco como o leite entrou na alimentação humana, há mais de 8 mil anos atrás. Durante centenas de anos, o leite de vaca ou cabra só era consumido por bebês cujas mães não puderam amamentar. Crianças e adultos não bebiam leite por um motivo simples: não lhes fazia bem, pois a maior PARTE das pessoas ainda não havia desenvolvido as enzimas necessárias para digeri-lo.

Benefícios do leite: cálcio, proteína e nutrição

A qualidade MAIS famosa do leite é cálcio no corpo, essencial na formação e SAÚDE dos ossos. O leite também é rico em carboidratos, vitamina B12 e potássio, além de ser uma fonte completa de proteínas. Não a toa tem sido essencial na sobrevivência de bebês que não puderam receber leite humano e na prevenção de osteoporose.
beneficios-e-maleficios-do-leite-7.jpg
.

Contras: medicamentos, industrialização e muco

11ad


A assimilação do leite não-humano foi um processo lento e gradativo e até hoje muitas pessoas têm problema em digeri-lo corretamente. Já os argumentos contra o leite, apontam que o único leite adequado para o os humanos é o leite materno e que somos o único ANIMAL que toma leite depois de crescido (além de ser o único a tomar leite de outras espécies). COMO nosso organismo não foi criado para digerir o leite, mesmo quem não tem intolerância apresenta consequências ao ingerí-lo: o leite é formador de muco, ou seja, não é uma boa idéia consumí-lo durante aquele resfriado!

Outra GRANDE preocupação é a industrialização do leite de vaca. O processo de pasteurização, ao mesmo tempo em que elimina bactérias nocivas, mata também PARTE das propriedades nutritivas do leite. Além disso, as vacas tratadas com antibióticos e muitas vezes hormônios e outros medicamentos produzem um leite recheado destas substâncias, ou seja, bebemos todos estes medicamentos por tabela.

Quando A OBESIDADE atingiu proporções epidêmicas, produtos de baixo teor de gordura tornou-se muito popular e amplamente advertized. 

No entanto, logo que a gordura é retirada, ele é substituído por açúcares que podem ser potencialmente mais prejudicial do que o seu antecessor gordo. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e da Academia Americana de Pediatria tem formulado diretrizes para que as pessoas limitem o consumo de bebidas adoçadas com açúcar, mas essa recomendação não se estendeu ao leite com baixo teor de gordura. Pessoas da maioria dos grupos de idade ainda são incentivados a beber 3 xícaras por dia. Dr. Ludwig questiona a justificativa para promover leite com baixo teor de gordura, uma vez que certamente todos os líquidos que contenham calorias devem ser tratados com igual cuidado.

A primeira coisa a considerar é a necessidade de leite (integral de gordura ou de baixo teor de gordura) em nossas DIETAS . Dr. Ludwig aponta que os seres humanos não têm nenhuma exigência nutricional do leite animal. Beber leite é um luxo relativamente recente, e os primeiros seres humanos evoluíram e sobreviveram por milênios sem ele.

Na verdade, se olharmos para ele em um grama de base , alguns outros alimentos têm mais cálcio do que o leite, por exemplo, brócolis, couve, rúcula, espinafre ou todos têm mais de 160 mg por porção. Boas fontes também são sardinhas, nozes, sementes e grãos (você pode ler mais sobre isso no meu artigo anterior sobre melhores fontes de cálcio do que os produtos lácteos). Então, se você está planejando para crescer em uma grande vaca, você realmente não precisa beber muito leite por causa de cálcio. Deverá sim procurar outras fontes.

Quando se trata de leite de gordura reduzida (teor de gordura de 0% a 2%), o argumento torna-se ainda mais claro. De acordo com Ludwig, existem poucos ensaios clínicos randomizados que iria olhar para os efeitos do leite com baixo teor de gordura em comparação com leite integral em relação ao ganho de peso e outros resultados DE SAÚDE.

Pelo contrário, alguns estudos têm demonstrado que, quando as pessoas consomem leite reduzido teor de gordura, elas se sentem menos saciadas.Consequentemente, elas compensam – ou mesmo sobre-compensar – por comer mais de outros alimentos e, na verdade, aumentar a sua ingestão calórica. Além disso, algumas pessoas tomam leite integral pelo seu conteúdo de gordura saturada (60% da gordura do leite). Este tipo de gordura aumenta a lipoproteína (LDL) de baixa densidade, que é o mau colesterol ligado com doença cardiovascular.

No entanto, as gorduras saturadas no leite também aumenta o bom colesterol – lipoproteína de alta densidade (HDL), que tem um efeito de proteção cardio- PROTECÇÃO. Uma análise publicada no AMERICANO Journal of Clinical Nutrition, em 2010 , concluiu que não há nenhuma evidência significativa que ligaria gordura saturada na dieta com risco de aumento de doença cardíaca coronária ou doença cardiovascular. Produtos lácteos de gordura completa pode até promover a saúde do coração, controle de DIABETES , ajuda na absorção da vitamina, menor o risco de câncer do intestino e ajuda na perda de peso.

Uma opção para quem não quer abrir mão do leite mas quer evitar os principais problemas é adotar uma série de medidas simples mas eficientes:

Optar por leite orgânico: mesmo sendo MAIS caro, vem livre de hormônios e medicamentos
Alternar com outros tipos de leite, COMO o de cabra, leite de soja ou amêndoas
Evitar leite quando estiver com gripe, tosse, bronquite ou sinusite, para evitar formação de muco
Tentar obter leite de criadores conhecidos ou DIRETO da fonte: hoje em dia é cada vez mais comum que os pequenos produtores passem a vender diretamente aos consumidores
.
Por Jenny Hills

FONTES: Por Jenny Hills

Resourchttp://www.healthyandnaturalworld.com/harvard-scientist-urges-people-stop-drinking-low-fat-milk/

es: http://archpedi.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1704826 http://www.undergroundhealth.com/harvard-low-fat-milk/

http://portugalmundial.com/2013/01/evite-o-leite-pela-sua-saude/

http://www.outramedicina.com/1328/beneficios-e-maleficios-do-leite

04/12/2015 –

PF investiga empresas por urina, soda cáustica e água oxigenada em leite

Produto também teria ácido lático e bactéria causadora da meningite, diz PF.
Indústrias são de Pedra, Bom Conselho, Belo Jardim e São Bento do Una.

A Polícia Federal fez buscas na manhã desta sexta-feira (4) em empresas suspeitas de adulterar leite industrial produzido no Agreste de Pernambuco. A “Operação Longa Vida” investiga a fraude em laticínios localizados em Pedra, Bom Conselho, São Bento do Una e Belo Jardim. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e vários de condução coercitiva. Amostras do leite foram recolhidas.

O produto estaria com água em excesso e teria na composição soda cáustica, água oxigenada, urina, álcool etílico, sacarose, ácido lático e a bactéria causadora da meningite (Neisseria meningitidis), segundo a assessoria de imprensa da PF. Além do leite, existe suspeita de contaminação em queijos e manteigas. “A Justiça Federal em Garanhuns, onde o inquérito tramita, não autorizou por ora a divulgação dos nomes das empresas investigadas”, informa a polícia.

“As investigações começaram em março deste ano quando o Ministério da Agricultura identificou após autuações administrativas vários produtos e seus derivados de leite com suspeita de adulteração, o que também era queixa de vários consumidores que relatavam problemas com os produtos com cheiro e alteração na sua composição”, diz a PF.

A polícia também investiga a suspeita de participação de servidores do Ministério da Agricultura. Eles seriam “coniventes com a adulteração do leite promovido por omissão na fiscalização”, segundo a assessoria da polícia. O G1 solicitou uma nota à assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura sobre o suposto envolvimento de servidores.


Fonte: http://www.apocalipsenews.com/
           G1