QUALIDADE DE VIDA

Médicos trocam remédios por aulas de surf no combate a doenças crônicas

surfan117/11/2015 - Na França, médicos têm trocado a prescrição de medicamentos por receitas que indicam atividades físicas a seus pacientes. O surf é um dos esportes mais receitados, mas outras modalidades praticadas ao ar livre e, de preferência, no mar também compõem a lista. Esta revolução tem acontecido na cidade de Biarritz, no litoral francês. Conforme noticiado pelo jornal britânico The Telegraph, esta é parte do esforço médico em melhorar a qualidade de vida de seus pacientes ao mesmo tempo em que reduz a dependência do uso de drogas para combater certas enfermidades. O projeto piloto conta com a adesão de 20 médicos, autorizados ...

a prescreverem cursos de até 12 semanas de iniciação em modalidades como: surf, stand up paddle, natação, caminhada e muito mais. O esporte escolhido varia de acordo com a doença, gravidade e condições dos pacientes. Mas, eles explicam que, em alguns casos, a atividade física pode substituir totalmente as medicações tradicionais.

De acordo com Nicolas Guillet, um dos criadores da proposta, em seis meses já é possível perceber uma grande diferença. O formato tem sido tão bem aceito que praticamente todos os pacientes concluem as 12 semanas de “curso/tratamento” e depois ainda decidem continuar a praticar os esportes. Um dos exemplos citados por ele é de uma mulher de 40 anos que sofria com intensas dores nas costas e já havia até passado por cirurgia há dez anos. A prescrição para este caso foram aulas de Stand Up Paddle e seis meses depois, ela diz que passou por uma verdadeira revolução, com as dores quase desaparecendo.

Segundo os especialistas, o contato com o mar é “incrivelmente terapêutico”. O surf e outras modalidades semelhantes podem ajudar a combater dores crônicas, depressão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e evitar uma série de mortes causadas pela inatividade física.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/