QUALIDADE DE VIDA

Pesquisador cria sistema de irrigação que economiza água e energia em São Paulo / Brasil

agriou1No interior de São Paulo, um pesquisador criou um sistema de irrigação que usa o sol pra economizar água e energia. Um dos segredos para ter flores bonitas está na irrigação. Lá do alto, vem a nova técnica. A engenhoca usa a luz do sol para molhar as plantas e é feita com garrafas pet e de vidro, além de mangueiras. A energia solar é captada por uma garrafa preta, só tem ar lá dentro.  “Porque o preto absorve toda a luz solar, aquece. Expande o ar que está dentro, o ar procura sair, mas encontra a água que está nessa garrafa”, conta Washington Barros Melo, pesquisador da Embrapa.

Jornal Nacional: E aí empurra a água?

Pesquisador: Empurra a água que sai neste tubo e cai aqui.

agriou2

agriou3

agriou4

agriou5

A água vai pra mais uma mangueira que tem pequenos furos. Aí pronto aos poucos, as gotinhas vão caindo. Uma garrafa, também com mangueira, retira água de um galão. A vantagem está na economia de água e de energia. Do jeito tradicional, com um simples regador ou equipamentos como os usados no campo, o gasto é muito grande. Mas com essa técnica é diferente. A nova tecnologia não usa nenhum tipo de motor e evita o desperdício de água por causa do sistema de gotejamento. Tudo feito com materiais recicláveis.

agriou6

agriou7

agriou8

agriou9

agriou10

O pesquisador da Embrapa diz que qualquer um pode construir o irrigador em casa e economizar: “Não vai chegar a R$ 20, enquanto que se você for usar energia elétrica, motor, uma pequena bomba, célula solar, você vai acima de R$ 200 ou mais”.

agriou11

agriou12

Durante um mês, o Flávio testou esse tipo de irrigação no sítio dele. Diz que funcionou bem.
“Aquele sistema acaba encharcando muito e você acaba tendo uma perda de produção. Aqui é mais controlado. Você rega de acordo com o que a planta precisa”, conta Flávio Roberto Marchesin, produtor rural.

Fonte: http://g1.globo.com/