QUALIDADE DE VIDA

O Pensamento Negativo é um vício, aprenda a se livrar dele

penne1“Nós pensamos que somos o nosso pensamento, e até mesmo consideramos que esse pensamento é totalmente ‘verdadeiro’, o que nos remove ao menos dois passos da própria realidade.” ~ Richard Rohr. Texto de Cylon George. Você se obsessiona com frequência nos cenários do pior caso? Você luta para pensar bem de si mesmo ou de outros?

Você está freqüentemente estressado, ansioso ou deprimido? Você pode estar sofrendo de um vício em seus pensamentos negativos. Todos nós caímos em padrões de pensamento negativo de vez em quando, muitas vezes desencadeados por circunstâncias difíceis ou estresse diário. Mas quando esse padrão ocorre durante um longo período de tempo, ele pode degradar nossa saúde do corpo, na mente e no espírito. Quando coisas ruins acontecem conosco, podemos nos sentir incrivelmente desamparados. Às vezes, a maneira como lutamos contra esse sentimento é fazer o pensamento negativo um modo de vida padrão. Ele satisfaz nossa profunda necessidade de um senso de controle sobre nossas vidas. Isso nos afasta de ser decepcionado quando o desastre vem.

Leia também - Lago próximo de Bogotá é origem da lenda de Eldorado

Nós negociamos nossa própria alegria e felicidade com certeza. É um preço enorme para pagar uma conta de bens. Porque, na verdade, a certeza que desejamos é uma ilusão. Experimentei os efeitos tóxicos do pensamento negativo na minha própria vida. Crescer com uma gagueira severa significava que eu sempre estava esperando por comentários negativos de outros sobre minha condição. Meus colegas na escola constantemente provocaram e zombaram de mim. Este era a prova severa em que formei o hábito de pensar negativamente sobre mim e outros.

Convencido de que não tive nada de bom para contribuir com o mundo, falei muito pouco e evitei as pessoas. Mesmo depois que o bullying diminuiu, eu me desconfiei profundamente da bondade dos outros. Eu sempre estava procurando o pior nos outros, em vez do melhor. Meu pensamento negativo tornou-se uma compulsão. À medida que eu cresci até a idade adulta, percebi o quanto meu vício estava me custando, como meus relacionamentos mais importantes sofreram desnecessariamente. Eu precisava quebrar o vício. Ao longo da melhoria da minha vida, aprendi algumas lições importantes que me ajudaram.

Se o pensamento negativo está fazendo com que você sofra, considere tomar estas etapas:

1. GANHE DE SUA NEGATIVIDADE

Evite culpar circunstâncias ou outras pessoas por como você se sente. Quando culpamos, entregamos nosso poder e capacidade de mudar nossos pensamentos e sentimentos. Nos colocamos à mercê e aos caprichos do nosso meio ambiente e de outras pessoas. O primeiro passo crítico para superar qualquer dependência é reconhecer que se tem um problema. Compreenda que só você pode escolher como você reage às suas circunstâncias. Só você pode desafiar seu pensamento negativo e mudar a sua vida. Uma vez que eu reconhecia minhas reações às pessoas que me provocavam, eu estava pronto para recuperar meu poder de escolher uma resposta diferente.

2. DESAFIE O PENSAMENTO DE TUDO OU NADA.

Muitos de nós caem na armadilha do pensamento de tudo ou nada. Se as coisas não forem exatamente de acordo com nossas expectativas, imediatamente nos voltamos para o pior caso. Tal pensamento geralmente é uma distorção da realidade. Quando estamos presos nesta armadilha, nos envolvemos em interpretações defeituosas das ações dos outros. Se você está esperando ouvir de volta de alguém, entretém pensamentos como: “Ela me odeia” ou “A resposta deve ser não”. Em vez de se anexar a esses pensamentos, pergunte-se imediatamente: “O que mais poderia ser?” Quando você fizer isso, você provavelmente encontrará uma lista de outras possibilidades que podem dissolver seu pensamento negativo e podem estar realmente mais próximas da realidade. Para mim, isso significava desafiar a crença de que todos os que eu encontrei estavam zombando do meu discurso em suas mentes.

3. DÊ ÀS PESSOAS O BENEFÍCIO DA DÚVIDA.

À medida que aprendemos a divertir outras opções, o próximo passo importante é escolher as opções que dão às pessoas o benefício da dúvida. Em seu livro Rising Strong, Brené Brown escreveu sobre sua árdua jornada para descobrir essa ideia, que acabou por libertar: “As pessoas estão fazendo o melhor que podem”. É difícil para a maioria de nós ser generoso em nosso pensamento, mas você irá libertar você da armadilha mental de pensar negativamente em relação aos outros. Quando os e-mails ficam sem resposta, quando o seu chefe diz não ao seu pedido, quando alguém diz algo que é bastante ofensivo, opte por acreditar que as pessoas estão fazendo o melhor que podem. Escolha acreditar que eles não estão propositadamente tentando machucá-lo.

penne2

4. DEIXE PRA LÁ.

Aprender a dar às pessoas o benefício da dúvida pode abrir a porta ao perdão. Durante muito tempo, ressenti as pessoas que zombavam da minha gagueira. Isso aconteceu principalmente na minha infância e adolescência, quando minha gagueira foi muito mais pronunciada. Mesmo agora, uma observação mal concebida pode me transportar de volta a esses anos dolorosos.

Leia também - Cristal River – a reserva dos peixes-boi da Flórida

Mas eu aprendi a soltar a dor associada a essas memórias. O passado é uma memória dolorida ou dolorosa que alimenta seu pensamento negativo? Escolha deixar essa memória toda vez que vem à mente. Digamos: “Escolho deixar essa memória e perdoar a pessoa associada a ela”. Saiba que o processo leva tempo. Saiba que haverá dias em que você não terá vontade de deixar ir. Mas quando você fizer isso, você começará a experimentar a liberdade interior.

5. PENSE GRANDE.

O pensamento negativo nos permite o “luxo” de não esperar muito de nós mesmos e dos outros. Se sempre esperamos ser decepcionados pelos outros, perdemos a pena de ser abatidos. Ao permitir que nossos pensamentos negativos prosperem, criamos um espaço seguro e pequeno para nós mesmos – livre de julgamento, decepção, desilusão e má dor. Mas se somos honestos com nós mesmos, sabemos que o pensamento pequeno provavelmente não nos protegerá da dor. E isso o impedirá da alegria que vem com o crescimento pessoal. Eu lutava com a ideia de que minha gagueira significava que eu deveria ficar em silêncio, que eu não tinha nada que valer a pena dizer de qualquer maneira. Então me deparei com a famosa citação “O Nosso Mais Grande Medo” de Marianne Williamson. A linha “Você jogando pequeno não serve o mundo” bateu um acorde comigo. Eu decidi que eu não permitiria que minha gagueira me silencie. Eu decidi, em vez disso, pensar muito, decidindo falar. Permita-se pensar muito, mesmo quando o seu monólogo interno diz para não fazê-lo.

6. ESPERE FALHAS E CONTRATEMPOS.

O pensamento negativo geralmente começa com as expectativas irrealistas de que o caminho deve ser claro para o que você está tentando realizar. Quando as coisas ficam sem script, como costumam fazer, a mente negativa usará com prazer o evento para reafirmar a ideia de que você é um fracasso ou que não é bom em nada. Em vez de temer ou apressar o fracasso através do seu pensamento negativo, espere. Quando você está tentado a divertir os pensamentos negativos, sorria ou ria. Tome cada desafio como um sinal de que você está trabalhando para algo que vale a pena. Use retrocessos como uma chance de aprimorar suas habilidades ao invés de vê-las como um sinal de que você não é bom. Decida fazer isso antes do tempo, não vacile, independentemente de como você está se sentindo.

7. PRATIQUE A MEDITAÇÃO.

Um dos principais benefícios da meditação é que você finalmente percebe que você não é o seu pensamento. Os viciados em pensamento negativo conseguem consertar seus próprios pensamentos e sua maneira de pensar sobre o mundo. Eles se identificam completamente com esses pensamentos. Então, o pensamento “Eu sou um fracasso” torna-se tudo o que eles são. Ao praticar a meditação, você poderá observar seus próprios pensamentos sem se identificar com eles. Por quê? Porque você não é o seu pensamento. Aprenda a observá-los sem julgamento. Observe os pensamentos ir e vir sem aderir a eles. Observe o tempo suficiente e você verá que seus pensamentos negativos não têm poder sobre você.

8. PRATIQUE A AUTO-ACEITAÇÃO.

Muitas vezes, desconsideramos a prática de auto-aceitação porque nos parece um tanto passivo. Pelo menos, quando envolvemos ativamente nossos pensamentos negativos, parece que estamos fazendo algo para controlar nossas circunstâncias quando nos sentimos mais impotentes. Morrie Schwartz, que ensinou ao mundo a praticar a aceitação diante da morte, escreveu: “A aceitação não é passiva, você tem que trabalhar com ela continuamente tentando enfrentar a realidade ao invés de pensar que a realidade é algo diferente do que é”. Na maioria das vezes, nossos pensamentos negativos são qualquer coisa menos realistas. A auto-aceitação nos permite reconhecer todos os aspectos de nós mesmos sem aderência ou julgamento. Em vez de consertar o mal, significa amar tudo de quem somos. Significa ter a coragem de corrigir quaisquer comportamentos prejudiciais, sem se envolver em auto-aversão.

VOCÊ TEM O QUE É NECESSÁRIO

Quer quebrar seu vício em pensamento negativo? Entenda que seu vício baseia-se na ilusão de que você pode evitar a dor ao experimentar a negatividade em seus próprios termos. Sim, coisas negativas nos acontecerão. E dói. Mas você tem o que é preciso para enfrentar a dor e a negatividade sem se tornar viciado. Com certeza enquanto o dia segue a noite, saiba que a dor acabará por diminuir. Saiba que as oportunidades de felicidade e alegria virão novamente. Solte a negatividade para que você possa abraçar completamente essas oportunidades quando elas vierem.

Leia também - Fort Alexander

Texto: Cylon George , capelão espiritual, músico, marido dedicado, pai ocupado de seis e autor do livro Self-Love: How to Love Yourself Unconditionally. Ele faz blogs sobre dicas espirituais práticas para viver bem na Vida espiritual para pessoas ocupadas. Inscreva-se e obtenha seu guia gratuito 20 Little Tricks To Instantly Improve Your Mood Even If You Feel Like Punching Something (or Someone) (20 truques pequenos para melhorara instantaneamente seu humor mesmo se sentindo punido por algo ou alguém)

Fonte: Dream Catcher Reality