QUALIDADE DE VIDA

Biomassa de banana verde

bima121/01/2015, por Flavia Machioni - A biomassa de banana verde é um ingrediente muito usado em receitas funcionais e principalmente para substituir o leite em receitas sem lactose. Já ouviram falar da biomassa de banana verde? Eu já tinha ouvido falar muito dela e via receitas diversas usando. Mas assim, diversas mesmo, desde suco, à mousse, torta, panqueca, bolo, maionese, molhos, tudo. Para nós intolerantes à lactose ela é ainda mais interessante já que substitui facilmente o creme de leite e o leite condensado! A biomassa de banana verde nada mais é do que a polpa da banana verde cozida e processada em liquidificador. Aí você quer saber o que ela tem demais né

Leia também - Amianto: Mineral cancerígeno

Benefícios

Gente, ela é incrível! Primeiro de tudo ela é um super alimento, pois a banana verde tem o que chamam de amido resistente que atua como fibras insolúveis, permanecendo no intestino e ajudando assim a manter e restabelecer a flora intestinal. Ela é considerada um alimento probiótico devido seus benefícios no organismo, que não são poucos, como mostro aqui:

Estimula o crescimento de bactérias no intestino, como os lactobacilos
Combate o colesterol
Diminui a absorção de açúcares e gordura pelo organismo
Por ser um alimento que dá bastante saciedade, ele auxilia em tratamentos contra sobre-peso e obesidade.
Prevenção de câncer de cólon

Esses são alguns dos benefícios dela. Se não fosse o bastante, a biomassa de banana verde tem baixo valor calórico e não tem gosto específico, ela vira um coringa em qualquer receita.

O preparo dela é bem simples. Eu aprendi a fazer a minha no curso que fiz com a Lidiane Barbosa aqui em Curitiba. Ela é uma culinarista funcional e tem receitas divinas!

“A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.”

Biomassa de banana verde INGREDIENTES

bima2

10 bananas verdes inteiras (verde mesmo)
Água filtrada

Modo de preparo

Corte as bananas pela ponta sem deixar aparecer a polpa (elas devem estar bem fechadas) e coloque as bananas na panela de pressão. Tanto faz o tipo de banana, pode ser caturra, maçã, prata, etc. Utilizei uma panela de pressão de 6 litros.

Ferva água suficiente para cobrir as bananas e então despeje a água nas bananas para causar choque térmico. Tampe sua panela de pressão e leve ao fogo. Depois que ela começar a chiar conte 8 minutos. Passados os 8 minutos desligue o fogo e deixe as bananas cozinhando até o vapor sair por inteiro, ou conte 20 minutos de cocção.

Deixe as bananas na água quente da panela e com cuidado, uma a uma, vá retirando as bananas da panela. Tire a polpa da casca e coloque imediatamente no liquidificador/processador.

Leia também - Pílula do dia seguinte: Tire suas dúvidas !

NÃO utilize a água do cozimento, ela está cheia de tanino, que é a substância adstringente que trava (aperta) a língua quando a banana está verde. Adicione um pouco de água filtrada para conseguir bater melhor as bananas. A textura da biomassa deve ser cremosa, tipo um purê. A água é necessária porque se não você pode queimar seu liquidificador!

É bem importante que as bananas estejam quentes ainda, então quando for fazer sua biomassa se dedique a ela apenas, pelo menos até você adquirir mais prática. Cuidado ao descartar a água em que as bananas foram cozidas, ela pode deixar a louça preta além de ter uma “gosma” não muito legal de limpar. O melhor é descartá-la na pia vazia. A cor da biomassa depende de banana para banana. Ela pode ficar mais amarelinha, mais marronzinha ou até meio cor de rosa – mas a cor não altera o sabor, ok?

bima3

Validade da biomassa de banana verde

Na geladeira ela fica boa por até 1 semana. Congelada até 5 meses. Para descongelar NÃO utilize microondas. Leve a biomassa em uma panela com um fundinho de água filtrada.

Lembre-se de armazenar em recipientes de vidro ou forminhas de gelo!

Limpeza

E um truque super valioso para limpar a panela: passar óleo, esfregar um pouquinho e depois lavar com água quente!

A biomassa de banana verde pode ser utilizada como espessante em preparações doces ou salgadas, tais como macarrão, pizza, pães, bolos, sucos, hambúrguer, sorvetes, biscoitos e outras, substituindo os tradicionais (trigo, soja, fécula de mandioca, amido de milho, etc.).

Por ser um alimento funcional, a biomassa de banana verde é capaz de proporcionar benefícios específicos, contribuindo para o controle e redução do risco de doenças colônicas, dislipidemias, doenças cardiovasculares, doença celíaca (intolerância ao glúten), índice glicêmico, resposta insulínica, entre outras. Além disso, a biomassa de banana verde apresenta em sua composição, minerais indispensáveis ao organismo humano, como potássio, ferro, magnésio, manganês e ausência de sódio que é o principal co-fator da hipertensão arterial. Todos estes minerais contribuem para o bom funcionamento do organismo.

A utilização da biomassa de banana verde como espessante em diversos alimentos permite aos clientes da Vale Mais a criação de uma linha de alto valor nutricional e econômico agregado, seguindo uma tendência mundial de alimentação saudável. Não há restrições para o seu consumo. Pessoas de qualquer idade (crianças e adultos), inclusive diabéticos e celíacos (pessoas com intolerância ao glúten) podem consumi-la.

A biomassa contribui para a diminuição dos níveis de colesterol, triglicérides e glicose, e para uma menor resposta insulínica, além de ter efeito indutor da saciedade, ou seja, o indivíduo irá ingerir porções menores e alcançará a saciedade. A biomassa propõe uma melhora da saúde do indivíduo, um melhor funcionamento do seu organismo o que, de forma indireta, pode auxiliar no PROCESSO de emagrecimento.


6 benefícios da banana verde para a saúde

bima4


Por Tatiana Zanin - O principal benefício da banana verde consiste em ajudar a regular o intestino, aliviando a prisão de ventre, quando se come crua, ou combatendo a diarreia quando é cozida. Isto acontece porque a banana verde tem amido resistente, uma substância que não é digerida pelo estômago e que, por isso, ajuda na expulsão das fezes e que, quando cozida, aumenta a absorção de líquidos no intestino, diminuindo a diarreia.

Outros benefícios da banana verde para a saúde incluem:

Prevenir o câncer do cólon: porque aumenta o volume e textura das fezes acelerando o trânsito intestinal e facilitando a expulsão das fezes;
Combater a diabetes: o amido resistente e as fibras que evitam que o açúcar suba demasiado no sangue;
Diminuir o colesterol: pois ajuda a eliminar as gorduras;
Combater a depressão: a banana verde tem
Combater as doenças cardiovasculares: melhora a circulação sanguínea;
Emagrecer: as fibras da banana verde ajudam a diminuir o apetite facilitando a perda de peso.
Além de todos esses benefícios, a banana verde tem baixo custo, é de fácil digestão, é fácil de encontrar e muito prática para comer.

Benefícios da farinha de banana verde

O grande benefício da farinha de banana verde é ajudar a controlar a diabetes, pois tem fibras que atrasam a absorção dos açúcares, fazendo com que o nível de açúcar não suba rapidamente no sangue. Além disso, as fibras da farinha também vão diminuir o apetite e facilitar o emagrecimento. Para ter os benefícios da farinha de banana verde pode tomar-se 2 colheres de sopa por dia de farinha de banana verde não esquecendo de beber muita água, cerca de 1,5 a 2 litros por dia pois sem a água pode ocorrer constipação. Veja como fazer e usar a farinha de banana verde.

Leia também - Parece água, mas não é !!!

Benefícios da biomassa de banana verde

Os benefícios da biomassa de banana verde são principalmente combater a diarreia, porque o amido resistente na banana verde cozida ajuda a absorver os líquidos no intestino, parando a diarreia. Além disso, a biomassa de banana verde também combate a depressão, porque tem triptofano que ajuda na formação do hormônio serotonina, aumentando o humor e a sensação de bem-estar.

Como usar banana verde

A banana verde pode ser utilizada em substituição da batata quando é cozida, mas também pode ser utilizada como sobremesa quando é adicionado açúcar ou canela. Além disso, a banana verde também é utilizada frita como snack ou para acompanhar as refeições, mas ao ser frita é adicionada gordura e, por isso, a banana verde perde muitos dos seus benefícios, devendo ser comida no máximo uma vez por semana. A casca da banana tem o dobro de potássio e é menos calórica que a própria fruta, também podendo ser utilizada em receitas como bolo e brigadeiro.


Fonte: http://www.lactosenao.com/
           http://musculacaoectomorfo.com
           http://www.valemaisalimentos.com.br